Adam Mattos - Foto divulgação |
Adam Mattos é advogado, escritor, poeta e editor. Acadêmico de Letras e pós graduando em Ciências Humanas. Além de ter especialização em Shakespeare e em estudos islâmicos(Harvard e Universidade de Tel Aviv). Nasceu em Londrina, mas mora há muitos anos em Curitiba, é casado e tem um filho de 8 meses.
É editor do coletivo literário: “Maldohorror” e editor/co-fundador do Corvo Literário(corvoliterario.com). Já publicou dois livros e participou de inúmeras antologias de diversas editoras.
É militante em prol da propagação da literatura de forma democrática e livre no mundo líquido(pós-moderno).
“A liberdade só existe de forma plena, com igualdade de oportunidades”
ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
Adam Mattos: Eu sou advogado, e atuei como tal por um bom tempo. Então sempre tive que escrever muito. Mas há uns dois anos resolvi me dedicar inteiramente a minha paixão, que é contar histórias através de contos, romances e poemas. Desde então, comecei a publicar em antologias e a fazer parte do coletivo literário “Maldohorror”, publicando mensalmente. Depois disso comecei a estudar literatura até me sentir preparado para escrever meus livros. Claro, que nesse tempo todo, sempre li muito. O que é fundamental para qualquer um que queira se tornar escritor.
Conexão Literatura: Você é autor dos livros “Alma em Pedaços” e “Devaneios de uma mente perturbada”. Poderia comentar?
Adam Mattos: O primeiro é uma coletânea de poemas que pode ser considerada de horror. Nos poemas tem personagens atormentados, assassinos, depressivos, suicidas, pedófilos, etc. Com esse livro, eu começo a me aprofundar no desenvolvimento do que eu chamo de “trilogia da natureza humana”. O segundo, é um livro de contos perturbadores, onde eu me aprofundo mais nessa questão. Quase todos os contos trazem alguma discussão moral, não limitando-se ao horror, mas no que leva alguém a cometer tais atos narrados. A trilogia terminará com um romance, que espero publicar em 2021.
Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seus livros?
Adam Mattos: Levei em torno de um ano para escrevê-los. Os livros são resultados de pesquisas feitas durante toda a minha vida sobre a eterna dúvida do ovo ou da galinha: “O homem nasce mau ou torna-se por influências externas, ou nasce bom e a sociedade o transforma?” Pensando nisso, tanto o livro de poemas quanto o de contos trazem personagens ambíguos, lutando para encontrar seu lugar no mundo e que cometem atrocidades inimagináveis. Mas será que a culpa é deles?
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho de cada um dos seus livros especialmente para os nossos leitores?
Adam Mattos: vou escolher uma poesia curta do Alma em pedaços:
Amor de mãe
A carne podre sendo comida pela criança faminta
Sem se dar conta de sua procedência
Ela não se importa com aquilo, desde que sinta
Sinta a saciedade para continuar a vivência
Sua mãe cortou um braço, sem piedade
E salgou para que não perdesse os nutrientes
Ela não se importa com os julgos da sociedade Desde que sua cria não fique doente.
E do “Devaneios de uma mente perturbada” um trecho do conto: “Assassinato?”
“ - Juca, espera um pouco.
- Você está louco? o homem está morrendo, temos que ajudá-lo.
- Exatamente, ele está morrendo, mas não precisamos ajudá-lo, você nunca pensou em como seria matar alguém?
- O que você está falando, não vamos matar ninguém, me solta vamos chamar ajuda.
Carlos segurou mais forte o braço de Juca não o deixando se aproximar do homem e disse:
- Cara, pensa bem, se deixarmos esse homem morrer aqui na nossa frente, estaremos cometendo um assassinato sem sujar as mãos. Podemos ver a vida de alguém se esvair bem na nossa frente, mas isso não nos tornará assassinos, não diretamente. “
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir os seus livros e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
Adam Mattos: meus livros estão à venda nos sites das editoras: “Viseu” e “Constelação”. E o E-book está a venda em todos os sites do gênero. Caso alguém queira o livro autografado, pode comprar direto no meu site: www.corvoliterario.com
Já meus textos podem ser encontrados tanto no Corvo Literário quanto no Maldohorror.com.br
Tenho também uma página no Facebook: @AdamMattos.Autor e um perfil no Instagram: @adam.mattos.escritor onde divulgo sempre meus projetos. Agora, quem quiser um contato mais direto comigo, pode me mandar um e-mail: adammattos.autor@gmail.com
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
Adam Mattos: Falando em livros, esse ano organizarei uma antologia pela editora Magnólia e participarei de outras duas antologias poéticas. Já livros meus, estou trabalhando no romance que encerrará a trilogia da Natureza humana, ainda sem título e estou escrevendo um livro sobre o Islamismo chamado: O Islã político – Como entender as “guerras santas”. Além é claro, de levar adiante os projetos do Corvo Literário e Maldohorror, como Editor.
Perguntas rápidas:
Um livro: A Metamorfose
Um (a) autor (a): Machado de Assis
Um ator ou atriz: Laura Dern
Um filme: Cidade dos sonhos
Um dia especial: 16/12/2019 dia do nascimento do meu filho.
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Adam Mattos: Gostaria de dizer que a literatura nacional é fantástica. Temos aqui muitos autores contemporâneos melhores que os queridinhos internacionais. Como por exemplo: Raphael Montes, Ana Paula Maia, Aislan Coulter, Glau Kemp, Claudia Lemes, Daniel Galera, Julián Fuks, e uma imensidade de outros autores. Além dos escritores do Corvo Literário e do Maldohorror que são incríveis. Portanto, deem uma chance à literatura nacional. Comprando livros e acessando os sites, vocês estão ajudando a fomentar a cultura brasileira, tão desvalorizada hoje.
0 comments:
Postar um comentário