Nando Nogueira - Foto divulgação |
Nando Nogueira nasceu em Franca/SP. É professor de estudos vocais e piano desde 2000 e cofundador do Núcleo Musical FLM de Jundiaí. Formado em Letras pela Universidade Paulista, em 2016 iniciou suas participações em concursos literários nacionais e internacionais, angariando, desde então, premiações como:
1º lugar no II Concurso Antares de Literatura 2017, 1º Lugar no Concurso Microcontos de Humor de Piracicaba 2018, 1º Lugar na 15ª Olimpíada de Redação 2019 da prefeitura de Jundiaí, 1º Lugar Concurso de Crônicas de Ourinhos 2020, Ganhador do Troféu Natividade no 54º Festival de Música e Poesia de Paranavaí 2019.
ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
Nando Nogueira: Sempre tive uma conexão muito prazerosa com a escrita, mas posso dizer que passei a considerar a possibilidade de me tornar um escritor profissional em 2009, quando decidi lançar a primeira edição de O Chamado das Brumas.
Conexão Literatura: Você é autor da trilogia “Mistycalls - Livros com trilha sonora!”. Poderia comentar?
Nando Nogueira: MistyCalls é uma série inédita de romances que traz em seu formato uma proposta diferenciada, tanto em sua base estrutural, quanto na aposta em uma leitura dirigida através de ambiências sonoras.
Cada livro apresenta seu conteúdo narrativo dentro de uma rítmica quaternária, uma espécie de prosa poética, conduzindo e musicalizando o processo de leitura. As tramas caminham numa envolvente sinergia entre sons e música, proporcionando uma dimensão “literocinematográfica” singular à leitura.
Através do QR Code contido nos livros, o leitor terá acesso aos vídeos e poderá experienciar a leitura em seu tablet, celular ou computador.
Vejo neste formato a possibilidade de um direcionamento que, trazendo o componente sonoro à experiência da leitura, tem a chance de potencializar e dinamizar com mais precisão a interação do leitor com a história.
Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir sua trilogia?
Nando Nogueira: As pesquisas se deram desde o aprofundamento nos temas propostos por cada história, como a questão da esquizofrenia, por exemplo, até os padrões operacionais dos muitos programas de edição musical e sonoplastia que foram utilizados no projeto. Ao todo o processo levou cerca de dez anos até sua publicação.
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho que você acha especial em um dos seus livros?
Nando Nogueira: “Fogo imune ao tempo não se apaga com o vento”. Adoro essa frase.
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir os seus livros e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
Nando Nogueira: Os livros físicos, no momento, estão sendo vendidos pelo site da Livraria Garcia. As versões digitais estão à venda pela Hotmart (links abaixo).
O leitor poderá conhecer um pouco mais sobre cada livro através do Youtube, Facebook e Instagram (links abaixo).
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
Nando Nogueira: O quarto livro da série está sendo finalizado e deve ser lançado ano que vem.
Perguntas rápidas:
Um livro: As aventuras de Tibicuera, de Erico Veríssimo. (Não por ser o melhor, mas por ter sido meu primeiro)
Um (a) autor (a): Adoro Stephen King.
Um ator ou atriz: Jack Nicholson
Um filme: Dança com Lobos.
Um dia especial: Pode ser hoje.
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Nando Nogueira: Viver de literatura é diferente de viver pela literatura. O primeiro depende de um retorno financeiro e de um reconhecimento que podem nunca acontecer. O segundo é a certeza do sucesso a partir de méritos pessoais. De fazer valer cada instante dedicado às palavras pelo simples prazer da criação. Recomendo muito aos novos escritores (como eu) focarem na primeira opção, sem, contudo, perderem de vista os benefícios da arte pela arte.
0 comments:
Postar um comentário