O pedido foi o de escrever alguns poemas para musicar, esse pedido deu origem a quatorze poemas publicados em duas antologias poéticas, logo após esse experiência, começou a escrever contos fantásticos com sua primeira publicação na antologia “A volta dos deuses astronautas” aperfeiçoou sua técnica de escrita com seu primeiro romance, a aventura fantástica “Portal para o desespero” publicado na plataforma digital Amazon, outros trabalhos foram publicados, “Lugares Sombrios” e ”A Escolha é o Segredo” e “O Sono do Lagarto”.
ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
Reginaldo F. de Cerqueira: Sou músico amador participante de grupos de pagode nos subúrbios do Rio de Janeiro, um amigo me pediu para produzir alguns poemas para ser musicado, escrever poemas foi o inicio de uma atividade quase que frenética de escrever, publiquei duas ontologias poéticas no total de 14 poemas e não parei mais.
Reginaldo F. de Cerqueira: Portal para o desespero foi meu primeiro romance, nascido de um sonho que tive na adolescência e que já tinha tentado escrever muitas vezes, mas foi a partir da experiência da escrita dos poemas que consegui trabalhar com a linguagem da prosa, trata-se de uma aventura fantástica ambientada na cidade do Rio de Janeiro.
Conexão Literatura: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações?
Reginaldo F. de Cerqueira: Hoje percebo que tenho dois processos distintos para criar minhas histórias, o primeiro é a aparição fantasmagórica da história toda pronta na minha cabeça e o segundo é um tema que se fixa na minha consciência e me força a escrever sobre ele.
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?
Reginaldo F. de Cerqueira: Sim claro:
“Rodrigo e Clara oravam para os Orixás e para a Deusa pedindo proteção e na medida em que o ritual se aprofundava, o barracão foi tomado por uma neblina escura, gritos e lamentos encheram totalmente o ambiente, eu clamava cada vez mais alto a conjuração chamando pelo nome do demônio, a temperatura caia vertiginosamente, uma ventania soprava com força formando um redemoinho a nossa volta, a sensação de terror tomava conta de todos, cioba gania baixo encostado nas pernas de Sandro, lentamente uma forma começou a se materializar dentro do circulo, a figura era aterradora, um monstro gigantesco, com enormes mandíbulas sem lábios, com os dentes pontiagudos a mostra, os olhos eram negros, a pele brilhante como a de um réptil, braços musculosos e secos como galhos terminavam em duas garras curvas afiadas, o abdome globoso tinha uma abertura no meio como uma boca de onde pendia o que parecia ser uma língua se movimentando como uma serpente, as pernas também musculosas e parecidas como tronco de um arvore seca se dobravam para traz na altura dos joelhos as pernas terminavam em garras afiadas que serviam de pés.
Estávamos todos aterrorizados, gritei com força, agoraaaa.”
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
Reginaldo F. de Cerqueira: É possível entrando na minha página www.reginaldocerqueira.com.br acessar o link para compra do livro na plataforma digital Amazon e saber mais sobre meu trabalho.
Conexão Literatura: Quais dicas daria para os autores em início de carreira?
Reginaldo F. de Cerqueira: A primeira dica é escrever, mesmo que o resultado não agrade, escreva, revise, escreva de novo, a segunda dica é entrar no mundo literário, conversar com outros escritores, entrar em grupos de escrita, a publicação vem no tempo oportuno.
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
Reginaldo F. de Cerqueira: Sim, estou trabalhando em dois projetos, o primeiro é a segunda parte do livro Portal para o Desespero e o segundo é um livro de contos chamado Janela dos Esquecidos.
Perguntas rápidas:
Um livro: A Dança da Morte
Um ator ou atriz: Eva Green
Um filme: Senhor dos Aneis
Um hobby: Tocar violão
Um dia especial: Domingo a tarde
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Reginaldo F. de Cerqueira: Não sou um escritor, sou um contador de histórias e é assim que quero ser reconhecido.
PARA ADQUIRIR OS LIVROS DO AUTOR:
A escolha é o segredo
http://bit.ly/ascolhaeosegredo
---------------------------
Portal para o desespero
http://bit.ly/
---------------------------
O sono do lagarto
https://bit.ly/sonodolagarto
0 comments:
Postar um comentário