Aldair Ribeiro dos Santos |
Sou graduado em Pedagogia, fui coordenador de Salas de Leitura, professor e coordenador pedagógico, ganhei o “Prêmio Professor Excelência do Estado de Roraima – 2008/2009”, sou especialista em Alfabetização, especialista em Gestão Escolar, tenho MBA em Gestão Pública e Gerência de Cidades. Tenho poesias, contos e crônicas premiadas e publicadas em diversas coletâneas nacionais; associado à Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Moro em Boa Vista - RR.
ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
Aldair Ribeiro dos Santos: Tinha sonhos de publicar temas acadêmicos, poesias, contos e crônicas. As ideias fervilhavam, pois sou ávido leitor. Então, no inicio da pandemia dei início ao que vinha protelando há tempos: criei um blog, perfis em redes sociais e trabalhei no livro acadêmico, o qual é esse que hora relato. Pretendo publicar outros com poesias, contos e crônicas.
Conexão Literatura: Você é autor do livro "A impossível tarefa de fazer gestão democrática na escola - E outras considerações impossíveis". Poderia comentar?
Aldair Ribeiro dos Santos: O livro propõe-se a ser um oásis de democracia. É uma obra que focaliza alguns dos principais desafios quase intransponíveis na escola pública, quais sejam: (1) as intrincadas relações de poder dentro da escola; (2) a questão paradigmática entre Administração e Gestão; (3) a questão da qualidade na educação escolar; (4) a importância da postura democrática da equipe dirigente na escola; (5) finalizando com uma pesquisa de campo em uma escola do município de Boa Vista-RR.
No decorrer da obra, sugerimos, implícita e explicitamente, posturas democráticas emancipatórias para a escola e todos os seus atores.
A obra defende que, a construção de uma escola pública democrática e de qualidade e transformadora, está estreitamente relacionada à participação ampla da gestão, dos professores, dos funcionários, dos alunos e da comunidade.
Com isso, esperamos contribuir para que a gestão democrática seja um elemento corriqueiro na escola pública. Parece uma tarefa impossível? Sim, mas os educadores são, desde sempre, especialistas em realizar o impossível.
Conexão Literatura: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações?
Aldair Ribeiro dos Santos: Para este livro acadêmico o processo foi de muitas leituras técnicas e pesquisa de campo, além das minhas próprias experiências de educador. A grande dificuldade é extrair as ideias centrais de dezenas de textos e livros.
Quando ao processo criativo das minhas poesias, contos e crônicas, as inspirações vem das leituras dos clássicos, da vida cotidiana e dos filmes, desenhos, histórias, fábulas que vejo ou leio. Bateu uma ideia, já anoto no bloco de notas do celular. Minha meta é criar, no mínimo, um conto/poesia/crônica por semana e publicar em minhas rede. Depois reunir tudo em livros.
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?
Aldair Ribeiro dos Santos: “A escola sempre reproduz em escala menor as relações de poder da sociedade. Muitas vezes, na escola, a teoria é separada da prática, é fragmentada e estanque, então as frações do conhecimento tornam-se objeto de posse e barganhas de poder. O saber, portanto, é coisificado e utilizado para delimitar quem manda e quem obedece, quem está por cima e quem está por baixo, reproduzindo-se as relações autoritárias da sociedade.
...essas relações de poder na escola são resultantes de chantagens recíprocas. No caso da relação professor-aluno, o professor usa seu poder de conferir notas para forçar o aluno a cumprir seu programa; o aluno representa o cumprimento das exigências feitas para obter nota de aprovação. No caso da relação professor-gestor, o professor “faz tudo o que o mestre (gestor) mandar” porque não quer ser perseguido ou quer receber favores; e o gestor age como se cada atitude sua fosse um favor, um benefício que faz ao professor, ou deixa-se manipular por alguns, atendendo a todos para deixar a escola “em ordem”.”
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
Aldair Ribeiro dos Santos: O livro já está a venda no link abaixo ou na Livraria da Travessa, Mercado Livre, Livraria Cultura, Amazon, Americanas, Submarino, Estante Virtual, Magazine Luiza e em dezenas de livrarias físicas e online. Breve chegará nas livrarias de Boa Vista - RR. Pesquise o melhor frete e promoções.
Site da Appris: https://www.editoraappris.com.br/produto/5717-a-impossvel-tarefa-de-fazer-gesto-democrtica-na-escola-e-outras-consideraes-impossveis (Se for comprar na editora APPRIS, use o cupom-desconto AIMP020 ao finalizar a compra.)
Também publico regularmente poesias, contos, crônicas, reflexões e textos sobre acessibilidade e inclusão, além de livros raros para baixar e notícias literárias nos seguintes links:
https://aldairsantosrr.wordpress.com/
https://www.instagram.com/aldairars60/
https://www.facebook.com/AldairSantosRR
Conexão Literatura: Quais dicas daria para os autores em início de carreira?
Aldair Ribeiro dos Santos:
01 - Leia os clássicos, temas adultos e infantis.
02 - Leia obras similares às suas propostas de escrita ou do seu estilo.
03 - Assista filmes, desenhos, peças de teatro,...para ter ideias na memória.
04 - Converse com as pessoas em todo e qualquer lugar. Todos tem histórias.
05 - Escreva e escreva.
06 - Deixe o texto “de molho” antes de fazer revisões. Você será outra pessoa no dia seguinte.
07 - Tenha bloco de notas à mão (papel ou celular) para anotar ideias.
08 - Peça leituras betas dos amigos ou de especialistas. Receba bem as sugestões.
09 - Avalie a reação dos seus leitores e mude ou adapte.
10 - Não desista por causa de rejeição ou críticas, reinvente-se.
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
Aldair Ribeiro dos Santos: Sim. Pretendo publicar livros nas seguintes temáticas: poesias, contos e crônicas, dinâmica de grupos, storytelling, autobiografia, contos envolvendo super-heróis dos quadrinhos, livro com temática nas falas de crianças refugiadas venezoelanas, um livro com citações de João Calvino, livro de ficção cristã... Mas ainda não decidi por qual tema iniciarei (risos)
Perguntas rápidas:
Um livro: “Casa das estrelas” de Xavier Naranjo - Editora Planeta.
Um ator ou atriz: Robin Williams
Um filme: “À Prova de Fogo” - 2008, dirigido por Alex Kendrick e produzido pela Sherwood Pictures
Um hobby: Livros e escrever
Um dia especial: 22/12 - Data do meu casamento com Renata, minha rainha.
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Aldair Ribeiro dos Santos: Agradeço a Deus pela concretização do primeiro livro acadêmico publicado, foi uma grande luta e virão outras. Agradeço a minha família que sempre ame apoia em tudo.
Aos leitores: apoiem os escritores comprando suas obras. Vocês são a razão de ser da nossa escrita.
Contatos: aldairars60@gmail.com; aldairrr@hotmail.com, (95) 99964-1934.
0 comments:
Postar um comentário