Título Original: A vida é cruel, Ana Maria
Autor: Fábio de Melo
Editora: Record
Páginas: 140
Ano Lançamento: 2023
Com profunda sensibilidade e lirismo, A vida é cruel, Ana Maria apresenta ao leitor um depoimento franco sobre a desconstrução da mãe enquanto modelo idealizado e sobre o luto não só pela perda humana, material, mas também desta própria idealização. Ao reconstituir por meio de um diálogo imaginário a trajetória de humildade e privações de sua mãe e refletir sobre como isso moldou não só a visão de mundo dela, mas também a sua própria, Fábio de Melo escancara com crueza dos sentimentos, mais como filho do que como sacerdote, suas impressões sobre a fé e o amor, o ressentimento e as dores, as alegrias e crueldades de uma vida. É uma reflexão poderosa e comovente sobre a passagem do tempo e a finitude, uma obra capaz de sensibilizar e tocar a todos.
Impressões:
Em seu novo livro, Padre Fábio de Melo, recria de forma intimista diversas situações entre mãe e filho, abrindo espaços para um diálogo franco e sincero de ambas as partes, fechando lacunas e memórias até então esquecidas.
"A vida é cruel, Ana Maria" é um grito de saudades do próprio autor, uma reflexão do próprio luto que acomete todos nós em determinados momentos e fases da vida, deixando espaço para lágrimas e sentimentos de saudades de algum entre querido que partiu.
Padre Fábio de Melo consegue colocar todos os seus sentimentos em cada linha escrita, imaginando diálogos com sua falecida mãe, relembrando de situações e memórias até então guardadas no fundo do coração, o livro como um todo é uma verdadeira montanha russa de sentimentos e sensações.
O autor trabalha de forma intensa e arrebatadora ao falar sobre o luto, perdão e amor. Padre Fábio de Melo consegue expor seus pensamentos de forma intimista e aconchegante, mesmo lidando com a dor da perda. São reflexões profundas que o aproxima de cada leitor.
Padre Fábio de Melo possui uma escrita poética, indo de encontro com o leitor e abrindo o coração para um misto de sentimentos, superando a dor de um luto na família.
Os capítulos são curtos e fluídos, alternando entre situações e tempo entre os personagens através dos diálogos. São colocados de forma clara e até mesmo poética para os leitores.
O autor não poupou em transmitir o sentimento do luto ao escrever esse livro, mesmo sendo um assunto delicado, por trás de inúmeras situações que surgem durante a leitura, sempre acaba revelando um ensinamento para todos os leitores.
Vale a pena? Com toda certeza! Uma leitura que nos faz refletir e aumentar ainda mais o amor que sentimos pelos nossos familiares e entes mais queridos.
0 comments:
Postar um comentário