Pedro Bandeira - Foto divulgação |
Com cerca de 130 obras lançadas, escritor santista é um dos mais reconhecidos e premiados do país no gênero infanto-juvenil
Um dos principais festivais de literatura do país, a Tarrafa Literária atinge sua 15ª edição em 2023 e já tem data marcada: entre 18 e 22 de outubro, em Santos [SP], cidade natal e reduto cultural de seu idealizador, o livreiro, editor e autor José Luiz Tahan, proprietário da livraria de rua e editora Realejo, no bairro do Gonzaga.
A programação detalhada do evento será divulgada ao longo das próximas semanas, mas já está definida a personalidade da cena literária a ser homenageada nesta edição. Trata-se do santista Pedro Bandeira, um dos principais e mais premiados autores da literatura infanto-juvenil do país, com mais de 130 livros lançados e 28 milhões de exemplares vendidos ao longo de 40 anos de carreira – que se completam em 2023.
Nascido em 1942, Bandeira iniciou sua trajetória no segmento cultural em um grupo de teatro amador de Santos. Formado em Filosofia, Letras e Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo [USP], se dedicou ainda às artes cênicas como ator, diretor e cenógrafo. Até que, em 1972, passou a escrever histórias infanto-juvenis que eram publicadas em revistas de diversas editoras paulistas.
A partir da década seguinte passou a se dedicar integralmente à literatura, estreando com o livro “O Dinossauro Que Fazia Au-Au", em 1983. Já no ano seguinte iniciou a celebrada série “Os Karas”, reunindo histórias de um grupo de estudantes que se aventurava como detetives. Foram cinco títulos lançados até 1999 – e um sexto retomando o projeto em 2014, retratando os personagens já em sua vida adulta.
Também se destacam em sua obra “O Fantástico Mundo de Feiurinha”, “A Marca de Uma Lágrima”, “Malasaventuras”, “Fábulas Palpitadas!” e “O Mistério da Fábrica de Livros” e “O Grande Desafio”, entre outras.
Pautada por um estudo aprofundado da psicologia do desenvolvimento das crianças em suas diversas etapas, a produção literária de Bandeira não só passou a ser adotada para fins didáticos, como também foi reconhecida por diversas honrarias – entre elas o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro, o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte e a Medalha de Honra ao Mérito Brás Cubas, da Cidade de São Paulo.
“Mais de 380 convidados nacionais e internacionais já passaram pela Tarrafa Literária em 14 edições. Mas além de proporcionar ao público a experiência de estar diante de seus autores favoritos, entendemos também que é nosso papel reconhecer personalidades do meio literário cujas trajetórias nos inspiraram a chegar até aqui. Pedro Bandeira certamente é uma delas e, pelo fato de ser um ‘filho da terra’, tornará este momento ainda mais especial”, resume José Luiz Tahan.
15ª Festival Internacional Tarrafa Literária
Data: 18 a 22 de outubro de 2023. Em Santos [SP].
Local: Teatro Municipal Brás Cubas
Av. Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias.
@tarrafaliteraria | www.tarrafaliteraria.com.br
0 comments:
Postar um comentário