Com lindas e impactantes ilustrações de Ligia Camolesi, o livro se propõe a questionar a maneira como tem sido ministrada a aula de redação.
“Em vez do medo que uma professora pode transmitir numa aula de redação, por causa de sua postura autoritária, o que acaba contribuindo para o bloqueio dos alunos, é necessária outra postura: a da liberdade criadora”, diz o professor Sérgio Simka, que abordou, em seu doutorado em Língua Portuguesa, defendido na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), justamente a pedagogia de escrita que vem sendo desenvolvida nas salas de aula, que não tem sido capaz de proporcionar aos alunos a proficiência necessária para a escrita.
Segundo Cida Simka, que tem formação em Letras, o livro traz um convite a todos que desejam escrever, sem que exista medo envolvido no processo. “É um livro cuja proposta é apresentar uma maneira diferenciada de abordar o texto, com muito bom humor e respeito para com o educando.”
Um trecho do livro:
“Todos os alunos prenderam imediatamente a respiração, quando viram a porta da sala de abrir. Vagarosamente. A gente esperava a entrada da prô. Como de costume, ela passaria de carteira em carteira recolhendo as redações, colocaria todas num armário perto da mesa dela, cheio de outras dezenas de folhas, iria até a lousa, escreveria sem parar a manhã toda e...”
0 comments:
Postar um comentário