***
Este livro é um Acontecimento! Gerado com todas as ironias e as melancolias próprias dos grandes acontecimentos, e presentes na vida/obra – e memória – do Velho Graça, desde a sua infância. Vida/obra e memória tão bem respeitadas, “compreendidas” e “frequentadas”, neste importante livro construído pela potentíssima professora, pesquisadora e escritora Ana Maria Abrahão do Santos Oliveira.
Daí que este livro seja uma celebração, não só ao Graciliano e à Ana, mas aos enfrentamentos necessários e às resistências, – que atravessam essas duas pessoas e suas obras – que são feitas com memórias, melancolias, ironias (e alegrias)!
Heiberle Hirsgberg Horácio –
Professor do Departamento de Filosofia e do curso de Ciências da Religião da Universidade Estadual de Montes Claros (MG).
SOBRE A AUTORA:
Ana Maria Abrahão S. Oliveira nasceu em Paraíba do Sul (RJ). É mestre em Letras (Universidade Federal Fluminense) e Doutora em Estudos de Literatura (UFF/CNPq). Atuou como professora de Português e Literatura. É autora de contos, vários artigos acadêmicos e dos capítulos “Polifonia, filosofia e misticismo em Crime e castigo, de Dostoiévski” (Bakhtin e o círculo de fronteiras do discurso vol. I, São Carlos, Pedro & João Editores, 2019); “O sonho com coisas claras e justas: uma releitura do poema ‘O engenheiro’, de João Cabral de Melo Neto (Cem anos de João Cabral de Melo Neto: cidadão do mundo e artesão da palavra, Curitiba, Bagai, 2020); dentre outras publicações.
FICHA TÉCNICA:
ISBN: 978-65-5361-066-8
Valor: R$ 84,70
Formato: 16X23 cm
Total de Páginas: 292
PARA ADQUIRIR O LIVRO OU SABER MAIS, ACESSE: https://kotter.com.br/loja/graciliano-ramos-a-melancolia-e-as-ironias-da-memoria-ana-maria-abrahao-s-oliveira/
A escritora Ana Maria Abrahão nos traz um novo olhar em refletir sobre essas duas obras de Graciliano Ramos, não muito explorada na educação. Momento oportuno para nos deleitarmos nessa leitura.
ResponderExcluir