ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
Marcos Guimarães: Sempre gostei de ler e escrever para expressar meus sentimentos e pensamentos. Depois de alguns anos escrevendo de forma despretensiosa. Resolvi compartilhar com o mundo meus textos e sentimentos em forma de poesia.
Conexão Literatura: Você é autor do livro "Você é a poesia de alguém”. Poderia comentar?
Marcos Guimarães: Você é a Poesia de Alguém – flores brotam das feridas abertas é uma coletânea de poemas sobre amadurecimento, amores e recomeço. Organizado em quatro partes e ilustrado por mim, o livro narra sobre histórias de amor que deram certo ou não. O livro conta com uma playlist, para expandir a experiência de leitura. Fico muito orgulhoso em falar que sou o responsável pela revisão, capa, ilustrações e projeto gráfico. O livro foi ganhador do III Prêmio Book Brasil, na Categoria Melhor Livro Narrativa Curta 2021.
Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu livro?
Marcos Guimarães: O processo criativo do livro durou 2 anos, muitos textos e poemas foram reescritos. Costumo dizer, que eles nem sempre tem um endereço ou precisam dizer sobre uma coisa só. Estudei, fiz várias leituras, busquei mais informações sobre publicação independente. Escrevi bastante, fiz novas ilustrações, organizei as ideias e revisei no final.
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho que você acha especial em seu livro?
Marcos Guimarães: “E de repente, em um dia qualquer, você conhece alguém que, sem se dar conta e sem querer te faz sorrir. E que, chega a te compreender melhor que qualquer pessoa que te cerca. Senti conhecê-la de toda a vida, sendo que nunca vi, é como se fosse um motivo que te acompanhava enquanto você estivesse procurando, tentando encontrar uma razão pela qual valeria a pena lutar. E te encontrar. Estando você num lugar sem esperança, em um lugar inabitável. Pouco a pouco vai fazendo um eco em sua vida. Finalmente consegue. Abraça a maior parte do teu tempo e de seus pensamentos, criando raízes em lugares que onde você tocava um dia e sentia, um enorme vazio. Agora esse vazio está sendo cheio de vida. E você se pergunta: como uma pessoa que conheci por casualidade se transformou em uma pessoa que havia buscado toda minha vida? E aí, agora, você começa a acreditar no amor. Então, você se dá conta, que não é quem te move o chão, sim, quem te centra. Que não é quem te rouba o coração, sim, quem te faz sentir que você tem um de volta.”
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
Marcos Guimarães: Você é a Poesia de Alguém, está disponível na Amazon e Uiclap.
Amazon: https://amazon.com.br/dp/B0972CB9W3/
Loja Uiclap: https://loja.uiclap.com/titulo/ua8167/
Para saber mais sobre meu trabalho pode seguir o perfil no Instagram @marcosrodrigo95
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
Marcos Guimarães: Sim, o lançamento do meu segundo livro “Entre as Flores”, a participação em antologias e alguns projetos científicos.
Perguntas rápidas:
Um livro: O que eu faço com a saudade?
Um (a) autor (a): Daniel Bovolento
Um ator ou atriz: PP Krit
Um filme: Elvis & Anabelle: O Despertar de Um Amor
Um dia especial: O dia do lançamento do meu primeiro livro.
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Marcos Guimarães: Gostaria de agradecer pela receptividade e oportunidade de mostrar o meu trabalho. E aos escritores, não deixe de escrever por medo do que as pessoas vão pensar. Pelo contrário, escreva.
0 comments:
Postar um comentário