Fale-nos sobre você.
Atual diretor de uma instituição de ensino idealizada por um dos maiores grupos empresariais do país, Rodrigo Guimarães Motta detém uma trajetória de sucesso nos três principais pilares em que se apoia – acadêmico, profissional e esportivo. Com base neles, aliás, foi que desenvolveu também sua própria carreira por três décadas, ao longo de quatro grandes atuações: executivo, empresário, consultor e conselheiro.
Mestre e doutor em Administração pela PUC-SP, Motta reúne uma extensa formação complementar e dezenas de publicações entre artigos e livros, consolidando o vasto conhecimento teórico de que se valeu na sua prática profissional, diminuindo cada vez mais a distância entre o universo experimentado na academia e aquele vivenciado no trabalho.*
Como executivo, ocupou posições em algumas das mais bem-sucedidas empresas do mercado brasileiro, além de exercer cargos de liderança em algumas de projeção mundial, como a Procter & Gamble e a Heineken. Como empresário, foi sócio-diretor da Sucos do bem, empresa que ajudou a construir e que hoje é um grande caso de sucesso no mercado brasileiro, adquirida pela Ambev em 2016.
Como consultor e conselheiro, viabilizou grandes conquistas em vários mercados e modelos de negócios, incluindo a implementação de programas da gestão da qualidade total em vendas (GQT em vendas). Paralelamente a isso, construiu teses que permitiram o crescimento de receita e de rentabilidade de diferentes empresas, habilitando-as a receberem investimentos de parceiros.
Tornando-se cada vez mais próximo de alguns setores estruturantes da economia, por mais de três anos integrou, na área da Saúde, o conselho de administração do Vita Ortopedia e Fisioterapia (https://vita.org.br/), uma das principais referências brasileiras em medicina e reabilitação (fisioterapia, terapia ocupacional, osteopatia e correção postural, hidroterapia e preparação física).
Já em 2020, convidado a ingressar em definitivo na área da Educação, na qual já havia angariado experiência como professor de cursos de graduação e de pós-graduação, tornou-se diretor no Instituto Germinare (http://www.escolagerminare.org.br/), uma iniciativa da J&F Investimentos que se volta à formação de futuros “tocadores de negócio”, isto é, de futuras lideranças para atuar dentro do próprio grupo.
Para seguir potencializando cada vez mais essas duas áreas, conferindo-lhes a experiência já adquirida durante anos como administrador, conta ainda com o diferencial que o esporte sempre lhe proporcionou no percurso das suas carreiras acadêmica e profissional. Medalhista mundial em judô (entre outros títulos), não só encontrou na sua teoria do esportismo um valioso recurso para o aperfeiçoamento da sua própria formação, como ainda a transformou em artigos, livros, palestras, seminários e workshops. Isto, claro, não bastasse identificar aí uma poderosa ferramenta de transformação social, com a qual nunca deixou de estar envolvido.
Aliás, graças também ao esporte é que, como um bom “incansável”, Motta conseguiu superar dois AVCs subsequentes em 2018 e manter até hoje todo o seu entusiasmo não apenas de “ir sempre pra cima”, mas de “ir sempre pra cima” e “com garra absurda” – qualquer que seja o desafio a vencer!
*Para informações mais específicas sobre sua formação acadêmica e experiência profissional, acesse o currículo Lattes do Rodrigo Motta em http://lattes.cnpq.br/5632584195439565 e confira também suas redes sociais.
ENTREVISTA:
Fale-nos sobre o livro. O que motivou a escrevê-lo?
Com prefácio do Prof. Dr. Luciano Antonio Prates Junqueira (um dos maiores intelectuais em Administração e Saúde Pública do país) e colaboração de Iara Mola (doutoranda em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie), a trajetória deste livro se confunde com o percurso da vida acadêmica do próprio autor que, como então doutorando em Administração pela PUC-SP, transformou três das suas maiores paixões em três dos seus mais recorrentes problemas de pesquisa.
Dividida em Resultado, Esporte e Crítica, esta obra reúne uma breve análise e a seleção de seis artigos acadêmicos que, mais do que simplesmente compor A Trajetória de um Doutorado, podem igualmente indicar um caminho de estudo e de pesquisa para interessados no doutorado em Administração, além de revelar o processo de amadurecimento de um pesquisador essencialmente qualitativo.
Como se deu a participação da profa. Iara Mola como colaboradora do livro?
Conheci a Iara quando estava fazendo o curso de extensão em Análise do Discurso Francesa, na COGEAE-SP, em 2017, com a professora Silma, que também foi professora da Iara. Ela deu uma palestra em uma das aulas e fiquei interessado e impressionado com suas pesquisas e com seu perfil, cheio de energia e capacidade. Depois que sofri dois AVCs em 2018, Iara me ajudou a organizar e estruturar as pesquisas em curso para poder seguir meu caminho como pesquisador, empresário e conselheiro de administração.
Como analisa a questão da leitura no país?
Há imenso potencial não explorado. Há que se integrar esse potencial com novas formas de passar o conhecimento, como as mídias sociais, por exemplo. Hoje para a literatura ter impacto deve estar integrada com essas mídias, que podem oferecer, por exemplo, conteúdo exclusivo e complementar ao do livro. Meu canal do youtube e site (rgmotta.com.br) promovem um esforço nessa direção. Convido a todos a conhecer!
O que tem lido ultimamente?
Estou me preparando para o CPE de Cambridge e estou lendo as obras de Somerset Maughan em inglês. Além disso, acabei de ler "Deuses Supremos", que fala da importância da pesquisa científica e dos pesquisadores para o desenvolvimento da humanidade.
CIDA SIMKA
É licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Autora, dentre outros, dos livros O enigma da velha casa (Editora Uirapuru, 2016), Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019), O enigma da biblioteca (Editora Verlidelas, 2020), Horror na biblioteca (Editora Verlidelas, 2021) e O quarto número 2 (Editora Uirapuru, 2021). Organizadora dos livros Uma noite no castelo (Editora Selo Jovem, 2019), Contos para um mundo melhor (Editora Xeque-Matte, 2019), Aquela casa (Editora Verlidelas, 2020), Um fantasma ronda o campus (Editora Verlidelas, 2020), O medo que nos envolve (Editora Verlidelas, 2021) e Queimem as bruxas: contos sobre intolerância (Editora Verlidelas, 2021). Colunista da revista Conexão Literatura.
SÉRGIO SIMKA
É professor universitário desde 1999. Autor de mais de seis dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a série Mistério, publicada pela editora Uirapuru. Colunista da revista Conexão Literatura. Seu mais recente trabalho acadêmico se intitula Pedagogia do encantamento: por um ensino eficaz de escrita (Editora Mercado de Letras, 2020) e seu mais novo livro juvenil se denomina O quarto número 2 (Editora Uirapuru, 2021).
0 comments:
Postar um comentário