Neumar Silva - Foto divulgação |
ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
Neumar Silva: Acredito que foi meio por acaso, sabe. Sempre gostei de ler. Daí para a escrita foi um pulo.
Conexão Literatura: Você é autor do livro "O Asilo”. Poderia comentar?
Neumar Silva: Sim. O Asilo é resultado de uma coletânea de histórias dos internos e internas (e da própria casa) de um abrigo para idosos.
Sou voluntário em uma casa para idoso, Lar Espírita José Passos. Sempre que possível, lá estava eu ouvindo os seus intermináveis contos, rsrs. Não precisa nem dizer do carinho que tenho por essa gente, precisa? Até que um dia, o administrador da casa, vendo meu interesse por suas histórias, como bom ouvinte que sou - com o perdão da modéstia - e sabendo que eu era escritor, sugeriu que eu botasse aquilo no papel, pois ninguém havia feito nada igual. Se ninguém assim o fizesse, suas histórias morreriam juntamente com eles. E assim nasceu esta linda e emocionante história convertida em O Asilo.
Conexão Literatura: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações?
Neumar Silva: Como eu disse na questão anterior, sempre fui um bom ouvinte e também um bom observador. Procuro ser o mais prático possível. E essas minhas características, me ajudam muito no processo de redação, de criação de um texto. A inspiração vem a partir do momento que sento em frente ao computador para escrever, ela vem de forma natural, sem nenhum artifício. Às vezes à noite, antes de pegar no sono, pode surgir algumas ideias interessantes. Para isso, tenho sempre uma caneta e um bloco para anotação próximo da cama.
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?
Neumar Silva: “No final da nossa conversa daquele dia, já era quase noite, Seu Gregório me emocionou com estas frases confidenciais ditas com simplicidade e afeto:
– Sabe, doutor, meu maior desejo antes de morrer é poder rever meus três irmãos que moram no Triângulo Mineiro. Não sei se ainda estão vivos ou se ainda moram por lá. Principalmente minha irmã gêmea, de quem eu tenho muita saudade. A derradeira vez que nos vimos éramos crianças ainda, cada um seguiu o seu destino. Brincávamos muito na rua, digo na roça, onde morávamos. Coisa de criança, sabe? Ela era loirinha e gordinha, tinha o cabelo comprido, quase batia na cintura, lisinho! Lembro-me como se fosse hoje! Tenho muita saudade dela! – me disse ele, quase em lágrimas, deitado sobre a cama do seu pequeno aposento. E, com o olhar distante repetiu por algumas vezes: – Tenho muita saudade dela... É de partir o coração, concorda?” O ASILO P144.
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
Neumar Silva: Meus livros - O Asilo e A Incansável luta pela vida - na versão digital, estão disponíveis na plataforma Amazon;
O Asilo: As incríveis histórias de seus residentes
Década de 1980, o começo de uma história: A INCANSÁVEL LUTA PELA VIDA
Já na versão física, o leitor poderá procurar diretamente comigo nos perfis de redes sociais: Instagram ( @leituraboaoficial ) e Whatsapp ( 64 99231-4257 ) com a vantagem de receber diretamente do autor uma dedicatória especial e personalizada, marcadores de página e livre de frete (incluso). Basta enviar o endereço via DM (Direct) ou Whtsapp.
Os interessados podem ainda procurar na Estante Virtual; e para aqueles que moram em Goiânia e região, podem adquirir nas livrarias Nobel, Shopping Bougainville e Leitura, Shopping Goiânia.
Para saber um pouco mais sobre o autor Neumar Silva, tenho alguns perfis literários – Instagram, Facebook, Linkedin - onde posto coisas relativas à literatura, conversas com leitores, escritores, trocas de ideias sobre literaturas, sugestão de livros, resenhas, etc...
Conexão Literatura: Quais dicas daria para os autores em início de carreira?
Neumar Silva: Nunca escreva pensando em ganhar dinheiro. Escreva sempre pensando que seu trabalho irá deixar algo de positivo na vida do leitor.
O principal retorno, pelo menos para mim, é receber mensagens de leitores de regiões inimagináveis tecendo comentário elogiosos sobre meu trabalho e que o quanto a leitura mudou alguns conceitos e paradigmas de forma positiva, sobre a sua maneira de ver as coisas. Isso não tem preço.
Meus livros seguem essa pegada de solidariedade, superação, ajuda ao próximo, afeto, carinho...
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
Neumar Silva: Sim. Sou movido a projetos:
Tenho alguns projetos em andamento como o “Projeto doe vida”. Que é um projeto criado em 2018 e tem como objetivo incentivar a prática da doação de órgãos, tecidos, medula, sangue, relativo ao meu outro livro, A Incansável Luta pela Vida. O livro mostra o exemplo de superação de uma família altruísta, cuja filha adquiriu uma doença hereditária rara e precisa com urgência de um doador compatível (também muito raro). Sua pequena esperança seria um irmão. E agora?!!.... ela é filha única?! Uma história incrível. Vale muito a pena conferir esta saga de uma “INCANSÁVEL LUTA PELA VIDA”.
Tenho feito algumas palestras de forma gratuita para empresas, escolas, igrejas, etc., etc., sobre o assunto. À disposição.
Tenho o projeto “Dê ouvido e voz aos idosos”, cuja a ideia é sensibilizar as pessoas para a importância de ouvir e dar ouvido e atenção aos idosos; cuidados para que eles possam ter uma melhor qualidade de vida na velhice.
Tenho o projeto “Mais leitura 2022”, que também é um projeto solidário, cujo foco é inspirar e incentivar pessoas aos bons hábitos da leitura.
E claro, tenho projetos especificamente no âmbito da literatura. Algumas coisas escritas, como contos, crônicas e uma extensão do meu primeiro livro “A Incansável luta pela vida”. Quem sabe?!
Todos estes projetos o leitor poderá conhecer no meu perfil literário no Instagram @leituraboaoficial no facebook leitura boa e no Linkedin Neumar Silva.
Vai lá e deixa seu incentivo para essas causas. Deixa seus comentários, sugestões e ideias. Vamos trabalhar juntos nessas causas. Acesse o meu perfil literário no Instagram, @leituraboaoficial, conheça e colabore com suas opiniões e sugestões para o crescimento destas importantes causas solidárias.
Perguntas rápidas:
Um livro: Irmãos Karamazov
Um ator ou atriz: Tom Hanks
Um filme: Forrest Gump
Um hobby: Viajar
Um dia especial: 08 de setembro.
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Neumar Silva: Sim. Me permita finalizar com esta frase do filósofo e teólogo, Agostinho de Hipona que vem de encontro a minha proposta no livro O Asilo: “não há lugar para a sabedoria onde não há paciência”. Além da paciência, possamos oferecer carinho, atenção e afeto.
Um fraterno e carinhoso abraço.
ASSISTA AO BOOK TRAILER
Muito boa entrevista, boas perguntas e ótimas respostas.
ResponderExcluirParabéns confrade, através de suas palavras a leitura desperta o interesse e aproxima as pessoas do servir
ResponderExcluirSensacional, parabéns meu nobre amigo e escritor.
ResponderExcluirExcelente entrevista!
ResponderExcluirDifícil comentar sua entrevista Neumar👏👏 De excelente profissional da indústria farmacêutica,para uma transição de escritor nota 10👏👏👏
ResponderExcluirParabéns pelo sucesso!
ResponderExcluirParabéns meu amigo sucesso pra vc! Continue apoiando o asilo atitude nobre sua.
ResponderExcluirParabéns!!! Sucesso!!! Alegria e paz. Abraços!!!
ResponderExcluirParabéns ótima obra literária. Te desejo Sucesso!! Que venham mais. Abraço!
ResponderExcluirExcelente entrevista !! Muito bom este livro, sucesso .
ResponderExcluirParabéns Neumar.
ResponderExcluirVc tem o dom de Deus nas escritas e nas palavras.Abs.
Meu amigo Neumar, sua entrevista me emocionou...lembrei de meus pais.Que Papai do Céu continue a te abençoar para que vc continue com essa dedicação e carinho com os idosos, com certeza vc terá uma velhice amparada por sua família,seus amigos e pessoas que se dedicam a outras como vc. Um grande abraço.
ResponderExcluirQue entrevista boa, tem gostinho de abraço. Deu vontade de ler o livro pra ontem. Parabéns, Neumar!
ResponderExcluirParabéns pelo seu trabalho. Eu gostaria muito de ler os seus livros e ter eles na minha biblioteca pois a minha cunhada também precisou fazer um transplante de medula.
ResponderExcluirExcelente entrevista, parabéns e muito sucesso.
ResponderExcluirFalar do Idoso para mim é sensacional porque cresci amando e respeitando meus pais e avós.