Leda Gonzaga - Foto divulgação |
Todas as suas publicações são independentes, outras através de lei de incentivo a cultura da cidade e com parcerias de alguma editora. Atualmente vive com a sua família. No Triângulo Mineiro, precisamente em Uberlândia-MG, é mediadora de Biblioterapia e contadora de Histórias.
ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
Leda Gonzaga: Desde criança sempre gostei muito de escrever, mas foi mesmo após meu primeiro neto nascer que a vontade de colocar novamente minhas inspirações no papel voltou, em 2012 nasceu meu primeiro filho livro: Davi e a Lua e logo em seguida um de autoajuda “Endometriose o Silêncio e a dor da Alma”, foram muitos “Nãos” de editoras, até que resolvi encarar a produção independente e algumas parcerias com editoras, que me motivou, então não parei mais e hoje já conto com 10 obras lançadas, sendo gênero infantil e juvenil o qual dois deles ganhei dois prêmios: Cinderelas de calça Jeans para o público juvenil - Troféu literatura ZL editora e Melhor livro infantojuvenil e Menina Azul de Toda cor infantil melhor capa troféu literatura 2019. Fui perseverante e não desisti, acreditei em mim e em minhas escritas.
Hoje faço trabalho com autores independentes que desejam tornar seus sonhos em realidade com assessória.
Conexão Literatura: Você é autora do livro "Pedaços de Mim - Testemunho de um Milagre". Poderia comentar?
Leda Gonzaga: Com certeza! Pedaços de mim é minha autobiografia, conta todo o processo em que eu passei de agosto a dezembro de 2020 em um leito de um hospital e até o momento em recuperação com algumas limitações. Por causa de uma cirurgia de vesícula que resultou em uma perfuração de fistula duodenal, com esse acontecimento tive uma infecção generalizada e uma pancreatite gravíssima e longos meses de internação entre UTI, coma induzido e várias abordagens cirúrgicas. Ainda terei que passar por outra cirurgia, isso devido ao surgimento de uma hérnia, programada para inicio do próximo ano de 2022.
Revela como superei a esse momento tão doloroso e difícil para mim, família e amigos.
O objetivo dessa autobiografia é poder levar a todos leitores e leitoras, tocar o coração de cada um deles que passam ou possa vir passar por algo parecido. Ter fé, determinação e superação e que acreditem sempre que existe um Deus maravilhoso, um pai que cuida e não nos abandona.
Conexão Literatura: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações?
Leda Gonzaga: Já sofri bastante, hoje nem tanto, pois consigo controlar a mão e a ansiedade em passar para o papel. Parecia que tinha alguém soprando em meu ouvido o que era para escrever todo processo de criação e as ideias vinham a qualquer hora, dia, noite e madrugada ao ponto em que eu chegava a deixar um caderninho nos pés da cama com uma caneta, foram muitas e muitas vezes que levantava e começava a colocar no papel para que eu pudesse descansar e pegar no sono. Pois enquanto eu não fazia eu não conseguia dormir, com o tempo fui conseguindo controlar essa intuição. Mas já escrevi um livro infantil em um dia, intitulado “Menina Azul de Toda Cor”, foi assim e alguns outros em meses, tem outros que ainda não terminei e já faz ano.
A criação de muitas delas parte de experiências reais e que mexem com nosso cotidiano, busco pesquisar sobre o tema, ouço músicas, leio livros, artigos, também me inspiram para que eu lapide o que foi rascunhado.
Meu processo criativo é voltado a literatura Infantojuvenil, mas por esse momento em que me encontro me atrevi a escrever essa minha autobiografia, processo difícil e doloroso, comecei em março deste ano e terminei final de outubro agora, confesso que no inicio comecei escrever teclando com a mão esquerda deitada na cama. Pois não tinha força para ficar sentada muito tempo e sentia muitas dores...
E junto com ele um livro de poemas inspirado na autobiografia mergulhando assim, por essa nova linguagem poética como reflexões das escritas de Pedaços de Mim.
Sou uma pessoa muito observadora e sempre busco a essência das pessoas que estão em minha volta para que ela se conecte comigo.
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?
Leda Gonzaga: Com maior prazer:
....Eu não estava só, essa era e é a única certeza que eu tenho entre delírios e realidade.
Tinha um batalhão aqui fora e no mundo espiritual me envolvendo com suas orações, preces e louvores.....
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
Leda Gonzaga: O livro estará disponível no site da Seleto Editorial - editora a partir de dezembro: www.livrariaseletoeditorial.com.br
Tanto o livro físico como o e-book dele e também comigo no Watsapp: 34 099179-5556.
Mas já está disponível para pré-venda tanto com a editora como comigo.
Podem também acessar meu perfil do Instagram: leda. Gonzaga e me contatar, conhecer meu trabalho, lá tenho todos os livros publicados e um pouquinho do meu dia a dia e todo processo de publicação do livro.
Conexão Literatura: Quais dicas daria para os autores em início de carreira?
Leda Gonzaga: Para que eles persistem não desistem dos seus sonhos e não deixe que ninguém diga que seus textos não são bons, o que eles precisam às vezes é serem lapidados por profissionais que acreditam e colaboram para que o mesmo possa se torna um livro e o nosso mercado estão cheios de editoras que acreditam nesse potencial de autores iniciantes... Eu como assessora literária também me coloco a disposição para ajudá-los, é só entrar em contato comigo. Tenham sempre em mente: “Paciência e perseverança andam juntos nesse processo da literatura”.
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
Leda Gonzaga: Sim a cabeça borbulha a cada instante, o meu próximo projeto livro será com jogos, está voltado a biblioterapia a qual estou me dedicando, estudando e preparando ele para trabalhar com crianças com TDAH e Autismo.
Perguntas rápidas:
Um livro: A Paixão de conhecer o Mundo de “Madalena Freire”- Editora Paz na Terra..
Um ator ou atriz: Fernanda Montenegro
Um filme: Como Estrelas na Terra /Diretores: Aamir Khan, Amole Gupte
Um hobby: Escrever
Um dia especial: Dia 22 de dezembro de 2020 – Minha alta hospitalar e meu renascimento.
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Leda Gonzaga: Quero agradecer à Conexão Literatura. Por esse espaço e por me permitir contar um pouco mais sobre o meu trabalho, que “Pedaços de Mim” possa tocar o coração e alma de todos que puderem ler e indicá-lo para cultivar em todos a fé, esperança que tudo pode quando estamos ligados com nosso Pai maior “Deus”.
Parabenizo a iniciativa que visa ajudar autores independentes a encontrar seu espaço dentro do mundo da literatura. Gratidão é a palavra.
Leda Gonzaga
Uberlândia-MG
0 comments:
Postar um comentário