Fale-nos sobre você.
Eu nasci em Recife (Pernambuco) e sempre tive vontade de escrever um livro. Era um sonho distante demais e praticamente inalcançável. Harry Potter foi o responsável por me trazer ao mundo da literatura, no quesito leitor, mas aos poucos o tipo de leitura que eu fui me adaptando e amando foram os thrillers, suspense, policial e afins. Além da escrita eu também estudei música e toco violino, às vezes faço alguns "covers" no meu Instagram.
ENTREVISTA:
Fale-nos sobre o seu livro. O que o motivou a escrevê-lo?
Foi ao ler Garota Exemplar, em 2015, que o final de O Monstro Atrás da Porta veio em minha mente. Então pensei: "Uau! Isso daria uma boa história, preciso escrever". E aí começou a saga de escrita. Busquei inspirações em Gillian Flynn, Agatha Christie, Marisha Pessl, e claro, o mestre Stephen King.
Como analisa a questão da leitura no país?
Infelizmente é um campo muito fechado, quase inacessível e um produto cultural desvalorizado. O livro em nosso país não é visto como um bem de valor e atraente. Resultado de uma população que não é incentivada à leitura. Além do alto custo dos livros em livrarias o que deixa o setor extremamente inacessível. Há leitores sim, há espaço sim, mas poderia ser muito maior e mais avantajado se tivéssemos uma adesão populacional maior.
O que tem lido ultimamente?
Muita literatura nacional de gêneros variados. Tenho dado espaço e vez aos nossos autores e colegas de profissão. Tenho certeza que o nosso país é tão bom quanto os livros que chegam de fora, às vezes até melhor, o que falta é apenas oportunidade e que as pessoas deem uma chance para a literatura nacional.
Quais os seus próximos projetos?
Em meados de julho sairá meu novo livro intitulado "Perfeita Imperfeição". Um drama psicológico que será publicado pela mesma editora, a Pendragon, e que narra a história de Mariana. Uma jovem que vai passar uma dura e difícil jornada de autoconhecimento e vai ter que lidar com seu passado, presente e futuro. Perfeita Imperfeição é uma jornada que nos faz refletir sobre a vida, momentos, escolhas e consequências.
Além do livro, continuo com os vídeos no canal do youtube Booklogia, um espaço no qual faço resenhas, indicações e dicas para novos escritores.
O que o motiva a escrever?
O que me motiva são meus leitores e as mensagens que recebo de incentivo e poder conectar e alcançar pessoas de tão longe através do livro. É um instrumento que realmente rompe barreiras. Hoje tenho leitores em várias partes do Brasil e fora dele e saber que posso me conectar com eles é algo incrível.
Link para o livro: https://www.lojapendragon.com.br/policial/livro-o-monstro-atras-da-porta
CIDA SIMKA
É licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Autora, dentre outros, dos livros O enigma da velha casa (Editora Uirapuru, 2016), Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019), O enigma da biblioteca (Editora Verlidelas, 2020), Horror na biblioteca (Editora Verlidelas, 2021) e O quarto número 2 (Editora Uirapuru, 2021). Organizadora dos livros Uma noite no castelo (Editora Selo Jovem, 2019), Contos para um mundo melhor (Editora Xeque-Matte, 2019), Aquela casa (Editora Verlidelas, 2020), Um fantasma ronda o campus (Editora Verlidelas, 2020) e O medo que nos envolve (Editora Verlidelas, 2021). Colunista da revista Conexão Literatura.
SÉRGIO SIMKA
É professor universitário desde 1999. Autor de mais de seis dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a série Mistério, publicada pela editora Uirapuru. Colunista da revista Conexão Literatura. Seu mais recente trabalho acadêmico se intitula Pedagogia do encantamento: por um ensino eficaz de escrita (Editora Mercado de Letras, 2020) e seu mais novo livro juvenil se denomina O quarto número 2 (Editora Uirapuru, 2021).
0 comments:
Postar um comentário