João Barone, autor e membro da banda Os Paralamas do Sucesso, é destaque da nova edição da Revista Conexão Literatura – Setembro/nº 111

  Querido(a) leitor(a)! Nossa nova edição está novamente megaespecial e destaca João Barone, baterista da banda Os Paralamas do Sucesso. Bar...

sexta-feira, 26 de março de 2021

Projeto de fomento à leitura realiza mapeamento inédito de iniciativas de formação, fruição e difusão leitora em toda a Bahia

 

Charanga Literária - Foto divulgação

Lançamento do portal com a pesquisa de mapeamento será em abril, dentro de festival virtual que ainda reúne mesas de debates, oficinas, conferência e palestra

O projeto Percursos da leitura na Bahia visa a mapear e reunir variados projetos, atividades e atuações de formação, fruição e difusão leitora em todo o Estado, e promover discussões e ações formativas voltadas ao fomento da cadeia produtiva do livro e da literatura nos mais diversos formatos, apostando na arte literária como instrumento de compreensão do mundo, das relações humanas e de transformação social. O portal percursosdaleituranabahia.com.br, com a pesquisa inédita de mapeamento, será lançado dentro da programação do Festival Percursos da leitura na Bahia, que será realizado na segunda quinzena de abril, totalmente online e gratuito, com transmissão no Canal do Coletivo OXE no YouTube do Coletivo (OXE literatura baiana contemporânea).

Iniciativa do Coletivo OXE, formado por jovens estudantes do Instituto Federal da Bahia – Campus Santo Amaro, da Universidade Federal da Bahia, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e da Universidade do Estado da Bahia, o projeto prevê o mapeamento contínuo de ações leitoras abrangendo todos os Territórios de Identidade do Estado, a partir de uma pesquisa do próprio Coletivo OXE e que também está disponível para autocadastramento no portal. “Isso vai nos possibilitar ter acesso a outras iniciativas de incentivo à leitura na Bahia tais quais a nossa; o que está sendo produzido, quem são as pessoas que produzem e quem são as pessoas que leem, então poderemos fortalecer essa rede e alimentar esse sistema de amantes da literatura e do livro”, explica a estudante Lívia Eduarda, integrante do OXE desde 2015. Todos os dados coletados e o mapa com a geolocalização de cada iniciativa serão disponibilizados no percursosdaleituranabahia.com.br.

A meta é atingir 60 iniciativas de incentivo à leitura. Estão sendo mapeadas instituições cuja finalidade é promover a leitura e a difusão artística e cultural; grupos em prol da leitura, como academias de letras, escolas, bibliotecas e editoras; agentes de leitura, a exemplo de griôs, professores, contadores de estórias e artistas; e mesmo ações como saraus, feiras, festivais, podcast, clubes de leitura e espaços em redes sociais. Cada pessoa, grupo ou instituição pode inscrever quantos projetos desejar, desde que preencha um formulário para cada um e os projetos ocorram na Bahia.

Quem se cadastrar até dia 31 de março ainda concorre a prêmios no valor de R$ 750 e pode integrar a programação do Festival Percursos da leitura na Bahia. O Coletivo irá selecionar as 12 iniciativas que serão premiadas, as quais deverão apresentar um trabalho representativo das ações que coordenam em seu município de atuação, em formato de vídeo e com duração de até 5 minutos. Durante o Festival, os 12 premiados participarão de um encontro virtual, com transmissão no YouTube do Coletivo (OXE literatura baiana contemporânea), no qual também poderão realizar performances, bate-papos ou contação de estórias.

O Festival

Idealizado para dar mais visibilidade ao projeto Percursos da leitura na Bahia, Festival Percursos da leitura na Bahia reúne oficinas de Design Editorial, Encadernação de Livro Artesanal, Práticas de Leitura na Contemporaneidade e História pra quem conta história, e também conta três mesas de debates: Leitura para resistir e transformar, Multimeios da Recepção de Literatura, Espaço para o leitor - um desafio a ser discutido. A conferência de abertura traz o tema “Travessias do leitor no curso da história” e, encerrando a programação, uma palestra sobre “Leitura e Internet (Booktubers, blogueiros)”, seguida de performance de samba de roda com Samba de São Brás.

Entre as participações confirmadas, a atriz, escritora e contadora e estórias, Ana Luísa Lacombe; o diretor e dramaturgo, Gil Vicente; a escritora e zineira, Gabriela Fidelis; a arte-educadora e roteirista do programa de rádio literário “De Hoje a Oito”, Andressa dos Prazeres; a escritora infantil Emília Nuñez; a educadora indígena e popular, Nádia Akawã Tupinambá; a pesquisadora e Mestra em Antropologia, Lara Rosa; o designer e Mestre em Educação e Contemporaneidade, Marcus Vinícius; o jornalista e criador do podcast “This is Brazil”, Pedro Duarte; a artista e publicitária Mari Buente; e o livreiro Primo Maldonado, fundador da LDM.

Durante o Festival, também será lançada uma websérie, reunindo nove vídeos sobre gêneros literários e um vídeo sobre processo gráfico. A programação ainda conta com atividades infantis a participação de editoras independentes, apresentando seus respectivos catálogos. Todas as atividades serão transmitidas no canal do Coletivo OXE no YouTube e seguirão disponíveis ao público após o encerramento do evento.

Queremos mostrar, às pessoas, que a literatura pode estar em qualquer lugar, a qualquer momento e que, mesmo em tempos difíceis como o que estamos vivendo, nós podemos ressignificar e levar arte”, destaca a estudante Lídia Souza, integrante do OXE desde 2015.

Percursos da leitura na Bahia tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

O Coletivo OXE

Formado por jovens nascidos ou residentes no Recôncavo e regiões circunvizinhas, em sua maioria egressos do IFBA – Campus Santo Amaro, o Coletivo OXE desenvolve, desde 2017, o projeto “OXE – Portal da Literatura Baiana Contemporânea”. Atualmente, o portal oxe.insix.com.br reúne 130 autores e autoras das diversas regiões do Estado, gerações distintas e diferentes estilos, com o objetivo de disponibilizar um acervo de textos literários voltado, principalmente, aos estudantes da educação básica.

Coletivo também já realizou e foi parceiro de diversos eventos literários em Santo Amaro, Cachoeira e nos estados do Piauí (Jornada Internacional de Estudos sobre o Espaço Literário, na Universidade Federal do Piauí) e Rio de Janeiro (Seminário do Litescola: grupo de pesquisa que reúne professores voltado ao ensino de Literatura na Educação Básica - Colégio Dom Pedro II, campus São Cristóvão). No “currículo” do Coletivo ainda constam o espetáculo “Palavra Mapeada”, que reúne performances corporais, recital poético e projeções mapeadas; a peça teatral “Retalhos do São Domingos”; oficinas diversas de literatura, cordel, contos e artes gráficas; eventos de leitura em reservas ambientais e trilha literária com banhos de cachoeira; Diálogos lítero-musicais e Feijoada Literária; a participação em simpósios de literatura, círculos de leitura e da inauguração da Praça da Poesia no IFBA - Campus Santo Amaro.

Compartilhe:

0 comments:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: contato@livrodestaque.com.br

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Posts mais acessados da semana

CONHEÇA A REVISTA PROJETO AUTOESTIMA

CONHEÇA A REVISTA PROJETO AUTOESTIMA
clique sobre a capa

PATROCÍNIO:

CONHEÇA O LIVRO

REVISTA PROJETO AUTOESTIMA

AURASPACE - CRIAÇÃO DE BANNERS - LOGOMARCAS - EDIÇÃO DE VÍDEOS

E-BOOK "O ÚLTIMO HOMEM"

E-BOOK "PASSEIO SOBRENATURAL"

ANTOLOGIAS LITERÁRIAS

DIVULGUE O SEU LIVRO

BAIXE O E-BOOK GRATUITAMENTE

BAIXE O E-BOOK GRATUITAMENTE

APOIO E INCENTIVO À LEITURA

APOIO E INCENTIVO À LEITURA
APOIO E INCENTIVO À LEITURA

INSCREVA-SE NO CANAL

INSCREVA-SE NO CANAL
INSCREVA-SE NO CANAL

Leitores que passaram por aqui

Labels