J. Rossini - Foto divulgação |
J. Rossini é paulistano. Pós graduado a nível de mestrado em administração de empresas, trabalhou por mais de 40 anos em TV e Música exercendo funções executivas, convivendo com celebridades e residindo em várias cidades dentro e fora do Brasil. Viajou pelos 5 continentes, passou por vários casamentos, tem 4 filhos e um neto. Motociclista aposentado, cozinheiro amador, apaixonado por cachorros, amante de música, literatura, cinema e esportes, ele se auto define como “leal, carinhoso, aventureiro, dinâmico, espirituoso, perspicaz, irônico, rebelde, inconveniente, contundente, politicamente incorreto, genioso, ciumento e grosseiro”.
ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
J. Rossini: Desde que me entendo por gente sou apaixonado por leitura. Ao longo da minha carreira profissional na TV e na Música que envolvia muitas viagens, quando me encontrava em situações de difícil acesso a livros, costumava ler revistas antigas ou o que estivesse ao alcance. Desde cardápios de frigobar em hotéis até instruções de uso de escadas de incêndio. Não consigo passar mais de duas horas sem ler. Em função dessa obsessão por leitura sempre tive facilidade em escrever. A ideia de entrar no meio literário profissional surgiu em 2018, porém só em 2020 decidi lançar o primeiro livro. Ainda estou em processo de aprendizado, conhecendo a dinâmica do mercado literário, suas peculiaridades e pontos chaves.
Conexão Literatura: Você é autor do livro “Se eu te conto... Vira novela”. Poderia comentar?
J. Rossini: É um livro de Contos. São 7 contos de ficção inteiramente embasados em experiências humanas reais, sem pretensões intelectuais ou filosóficas. Simplesmente experiências humanas que eu vivi, testemunhei ou tomei conhecimento, transformadas em contos de ficção. Os contos abordam sentimentos e atitudes como bondade, maldade, arrogância, humildade, luxúria, ambição, generosidade, preconceito, sensualidade, lealdade, traição, ou seja, tudo que caracteriza o gênero humano.
Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir sua trilogia?
J. Rossini:. Fico surpreso por vocês já terem a informação de que tenho mais 2 livros prontos. Interesso-me por vários assuntos desde a adolescência. Comportamento humano e costumes nas diversas épocas desde a antiguidade sempre me fascinou, e, minhas pesquisas se realizavam em bibliotecas de universidades, livros, teses, e, nos últimos 20 anos na internet. Tais pesquisas não se destinavam exatamente a escrever livros e sim a conhecer mais sobre os assuntos que me interessavam. Então, a somatória das experiências vividas com as muitas pesquisas feitas ao longo da vida serviu de base para escrever os 3 primeiros livros que levaram 10 meses para serem concluídos. No momento estou trabalhando no meu 4º livro.
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho que você acha especial em seu livro?
J. Rossini: Nesse primeiro livro “Se eu te CONTO vira NOVELA um dos contos que eu considero especial, chama-se Tempos Modernos. É a história de um triângulo amoroso que se forma entre um casal clássico, aparentemente bem resolvido, e uma lésbica pela qual a esposa se apaixona. A narrativa, os eventos e os diálogos procuram demonstrar que não há limites ou barreiras para os sentimentos humanos e, ninguém deve ser julgado por isso.
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
J. Rossini: O livro está disponível para venda na Editora (www.dragoeditorial.com), na Amazon, Mercado Livre, Americanas.com, Submarino.com, Ponto Frio, Casas Bahia, e, dentro de mais alguns dias na Magalu e Livraria da Travessa.
Para mais informações sobre mim e sobre o livro:
www.jrossini.com.br
Facebook: jrossinioficial
Instagram: @_jrossini
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
J. Rossini: Como já expliquei tenho mais dois livros prontos. O segundo deverá ser lançado no final desse ano de 2021 e chama-se “...e a NOVELA continua”. Também é um livro de Contos, sequência do primeiro que acabei de lançar. O terceiro é um romance que conta a saga de uma família de empresários do Sul do Brasil, ainda sem título definitivo nem previsão de lançamento. Nesse momento estou trabalhando no meu 4º livro que versa sobre minha visão de futuro da humanidade.
Perguntas rápidas:
Um livro: Conversa na Catedral
Um (a) autor (a): Mário Vargas Llosa
Um ator ou atriz: Meryl Streep
Um filme: Blade Runner o Caçador de Androides
Um dia especial: 9 de outubro (data de nascimento de meu filho caçula e de meu primeiro neto)
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
J. Rossini: Tenho recebido retorno bastante positivo sobre esse meu primeiro livro. A maioria das pessoas que o leram têm sido unânimes em me escrever dizendo que quando iniciaram a leitura não conseguiam interromper. A maioria concluiu a leitura em horas e, todas já estão me cobrando o segundo livro. Essas assertivas positivas têm sido minha maior motivação para dar continuidade no trabalho que me propus realizar no terço final de minha vida. Obrigado pela entrevista.
0 comments:
Postar um comentário