Antonio Carlos Secchin - Foto divulgação |
Considerado o maior especialista da obra de João Cabral de Melo Neto, inclusive pelo próprio poeta, Antonio Carlos Secchin, professor emérito de Literatura Brasileira da UFRJ e membro da Academia Brasileira de Letras, reúne neste livro, em edição revista, o conjunto de textos que, ao longo de quatro décadas, constituem o objeto de seu estudo dedicado ao autor de Morte e vida Severina. Além de analisar “de ponta a ponta” a produção do escritor pernambucano, Secchin inclui também um estudo inédito e um caderno de imagens com exemplares preciosos da bibliografia de João Cabral.
Quem é Antonio Carlos Secchin
Doutor em Letras pela UFRJ, é poeta, publicou oito livros, entre eles Desdizer (2017), poesia reunida. Em 2018, publicou o livro infantil O galo gago, que recebeu o selo 10 da Cátedra de Leitura da Unesco. No mesmo ano, lançou Percursos da poesia brasileira, do século XVIII ao XXI, ganhador do Prêmio APCA de ensaio. Foi eleito em 2004 para a Academia Brasileira de Letras. Em 2013, a Editora da UFRJ publicou Secchin: uma vida em letras, sobre a sua trajetória. Em 2019, recebeu o Grande Prêmio Cidade do Rio de janeiro, da Academia Carioca de Letras, pelo conjunto da sua obra.
Característica:
Dimensões: 16 x 22cm
Assunto: Literatura/Ensaio
Número de páginas: 568
Ano de edição: 2020
Link para o livro:
http://editora.cepe.com.br/livro/joao-cabral-de-ponta-a-ponta
Entrevista exclusiva com Antonio Carlos Secchin:
http://www.revistaconexaoliteratura.com.br/2020/03/entrevista-exclusiva-com-antonio-carlos.html
CIDA SIMKA
É licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Autora, dentre outros, dos livros O enigma da velha casa (Editora Uirapuru, 2016), Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019) e O enigma da biblioteca (Editora Verlidelas, 2020). Organizadora dos livros Uma noite no castelo (Editora Selo Jovem, 2019), Contos para um mundo melhor (Editora Xeque-Matte, 2019), Aquela casa (Editora Verlidelas, 2020) e Um fantasma ronda o campus (Editora Verlidelas, 2020). Colunista da revista Conexão Literatura.
SÉRGIO SIMKA
É professor universitário desde 1999. Autor de mais de seis dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a série Mistério, publicada pela Editora Uirapuru. Membro do Conselho Editorial da Editora Pumpkin e colunista da revista Conexão Literatura. Seu mais novo livro se intitula Pedagogia do encantamento: por um ensino eficaz de escrita (Editora Mercado de Letras, 2020).
0 comments:
Postar um comentário