Simone Fontarigo - Foto divulgação |
Sempre acreditei que precisamos ter uma razão para nos levantarmos todos os dias. Precisamos estar motivados para seguir em frente e essa motivação pode vir das coisas mais simples ou de projetos complexos e arrojados.
Cheguei a essa conclusão quando completei 50 anos. Eu sabia que ainda era nova para diversas coisas, mas para outras já estava ficando velha. Não dava mais, por exemplo, para ser bailarina do Theatro Municipal, um dos meus sonhos de infância. Também não dava mais tempo de ser cantora, outro sonho de adolescente, totalmente descartado por eu não ter o mínimo de ritmo ou de voz, o que já me foi afirmado por diversas pessoas.
Tudo isso para dizer que, aos 50 anos, percebi que precisava de motivação extra para não me acomodar e resolvi ser escritora. Isso eu podia fazer e minha compleição física permitia. Não que eu tivesse começado a escrever aos 50 anos: desde adolescente adoro escrever poesias, tenho mais de 100 dessa época.
Passei, então, a querer que outras pessoas conhecessem o que eu havia escrito e por isso comecei a participar de concursos literários. É muito boa a sensação de ver uma poesia sua publicada, e poder partilhar essa sensação com outros escritores que estão tendo a mesma oportunidade. Enviei as poesias também para uma editora e, para minha alegria, acabei de assinar um contrato com a Katzen para publicar minha primeira coletânea de poesias, que deve sair até o início de 2021.
Há uns três anos (na tal crise dos 50) comecei também a escrever contos. Enviei alguns para coletâneas e tive a alegria de vê-los publicados em antologias muito bacanas como O Legado de Edgar Allan Poe (e-book editado pela revista Conexão Literatura e pelo Edgar Allan Poe – Poe´s Club), Os Casos Ocultos de Sherlock Holmes (com publicação prevista para fevereiro – Cartola Editora) e Conjunturas – Crônicas e Contos do Cotidiano (Editora Dríade). Gostei tanto de escrever contos que já tenho o suficiente para publicar uma coletânea só minha.O recado que deixo aqui é: se você gosta de escrever, dê ao mundo a chance de te conhecer através das suas poesias, seus contos, seus romances. Quanto mais você escrever melhor ficará seu texto, então pratique bastante, leia muito, faça parte de grupos de escritores nas mídias sociais que estão na mesma situação que você e sim, participe de antologias. Não se preocupe com o resultado final, apenas envie seus textos e sinta a deliciosa sensação de esperar pelo resultado.
E o mais importante: não precisa esperar chegar aos 50 anos para realizar seus sonhos. Mas se já tiver passado dos 50, pode acreditar, é a melhor época para fazer planos e realizá-los.
Simone Fontarigo é jornalista e escritora, com poesias e contos publicados em diversas antologias. Nascida e criada no Rio de Janeiro, é casada e tem um filho.
simone.fontarigo@gmail.com
0 comments:
Postar um comentário