Eduardo Saron - Diretor Itaú Cultural - Foto Denise Andrade |
Começando com uma live com o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Miranda, o dirigente da instituição estreia série em que, semanalmente, conversa com personalidades do setor nas mais diferentes áreas de expressão e regiões do Brasil. O objetivo é debater os desafios do segmento no atual cenário de suspensão social. Mas não só. Saron também passeia pela vida de seus convidados para que o público os conheça um pouco além de suas atividades profissionais
Diálogos Itaú Cultural estreia às 17h da quarta-feira, 27 de maio, com uma live entre dois dos mais importantes gestores culturais do país: Danilo Miranda e Eduardo Saron. O primeiro, diretor do Sesc São Paulo, é o convidado. O segundo, dirigente do Itaú Cultural, é o anfitrião. Em conversas semanais de 45 minutos – transmitidas pelo site, na página do FaceBook e no YouTube da instituição—, todas as quartas-feiras ele escuta cada interlocutor sobre as suas perspectivas para o futuro sob o ponto de vista da gestão cultural, economia da cultura e política para as artes. Os demais bate-papos, cerca de 15, são gravados, seguindo até o dia 19 de agosto, quando a série encerra com mais uma live de Saron com a historiadora, antropóloga, pesquisadora e escritora Lilia Schwarcz. Todos os programas permanecerão disponíveis no site da organização.
Com os seus convidados, Saron debaterá os mais diversos assuntos da atualidade cultural, como politicas públicas para as artes, economia criativa e o mundo da cultura. “Vamos falar sobre estes temas, que são os mais urgentes no atual cenário em que vivemos, o qual nos conduz para uma realidade inédita, mas também quero conversar com eles sobre as instituições, grupos, coletivos e projetos de que fazem parte e sobre as suas vidas e trajetórias”, diz Saron. Assim, ele imprime leveza e amplitude a temas que hoje ensombrecem o mundo em todos os aspectos e, em particular, o meio cultural, criando uma linha de respiro, trocas de experiências, análises e afeto com o público.
Nascido em Campos de Goytacazes, Rio de Janeiro, Danilo dos Santos Miranda é diretor do Serviço Social do Comércio (Sesc) no estado de São Paulo desde 1984. Um dos nomes de maior destaque no mundo cultural brasileiro, ele estudou filosofia, ciências sociais e complementou seu conhecimento em gestão empresarial no International Institute for Management Development (IMD), na Suíça. Organizador de livros como Ética e Cultura, é, ainda, membro de diversas entidades nacionais do setor e entende a cultura de forma ampliada, tendo forte sentido educativo.
A partir da segunda conversa de Diálogos Itaú Cultural, marcada para 3 de junho, os convidados passam a ser duplas e o programa gravado. Neste dia, falam Fernanda Feitosa, da SP-ARTE e Adriana Barbosa, organizadora da Feira Preta. Na semana seguinte, a conversa é com o diretor, produtor e dramaturgo Jô Santana e Monique Cardoso, que dirige o Festival de Artes Cênicas do Ceará. O seguinte bate-papo com Saron é com Ricardo Piquet, do Museu de Língua Portuguesa, de São Paulo, e do Paço do Frevo, em Recife, mais Antonio Grassi, dirigente do Instituto Inhotim. Encerrando as lives de junho, seus interlocutores são Eliana Sousa, fundadora e diretora da Redes da Maré e Sergio Vaz, criador da Cooperifa.
Itaú Cultural digital
Neste período de suspensão de atividades presenciais em sua sede, o Itaú Cultural está ampliando a produção de conteúdo para diversos públicos, como cursos de EAD e vídeos, programação para crianças, podcast de literatura e de música no site e redes sociais da instituição e na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Para acessar: www.itaucultural.org.br.
SERVIÇO
Diálogos Itaú Cultural
Estreia com live de Eduardo Saron e Danilo Miranda
Todas as quarta-feiras, a partir de 27 de maio, às 17h
0 comments:
Postar um comentário