Sessão de autógrafos da coletânea com narrativas de 122 jovens de 12 escolas públicas municipais da cidade e cerimônia de premiação encerram a edição 2019 do Prêmio Literário do Ensino Fundamental
Projeto que estimula o pensamento crítico e desperta o interesse dos jovens pela criação literária, o Prêmio Literário do Ensino Fundamental encerra sua edição 2019 com uma cerimônia no dia 31 de outubro, das 14h às 16h, no Museu Histórico Nacional, Centro do Rio, com entrada franca. No dia será lançada, com sessão de autógrafos, a coletânea "Onde mora o preconceito" com narrativas de 122 alunos de 12 escolas públicas municipais da cidade, nos formatos impresso (distribuição gratuita apenas nas escolas públicas de ensino fundamental) e em E-book e audiolivro com acesso gratuito, disponíveis para download em www.premioliterario.com.br
Além de ganharem exemplares da publicação, os autores, as escolas e os professores envolvidos receberão outros prêmios, como vales para aquisição de livros escolhidos pelas próprias escolas, visita mediada ao Museu do Amanhã com transporte e alimentação, e viagem para a região serrana do Rio.
Em 2019, 21 escolas enviaram textos de 593 alunos. Dos 148 textos enviados, 30 foram selecionados para a coletânea 2019, escritos por 122 alunos de 12 escolas premiadas. "Onde mora o preconceito" reúne textos de diferentes gêneros discursivos, predominantemente do tipo narrativo: conto, crônica literária, crônica jornalística, fábula, diário e carta, além de esquetes de teatro, poesia, raps e cordel.
O projeto inova ao aplicar nas escolas a metodologia design thinking – utilizada em grandes empresas para a solução de problemas de forma colaborativa. A abordagem é baseada no livro Acredite!, de Andre Bello e Ana Helena Behring Bello, que traz o Design Thinking numa linguagem acessível para jovens e tem como ponto central o desenvolvimento de superpoderes: otimismo, criatividade e cooperação.
O Prêmio Literário do Ensino Fundamental é promovido pela Alternativa Cultura e Equipe F3 Produções através do Programa de Fomento à Cultura Carioca da Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, tem patrocínio da Empresa Sapura Navegação Marítima S.A. e apoio da Secretaria Municipal de Educação.
Em 2018, o tema do Prêmio foi "A Ética no Cotidiano" e contou com a adesão de 30 escolas, o envolvimento de 84 professores e a participação de 468 alunos que enviaram 121 textos. Para o livro homônimo, foram selecionados 31 textos de escolas de diversos bairros do Rio, das 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Coordenadoria Regional de Educação.
As escolas com mais textos selecionados em 2019 foram:
· Escola Municipal República do Peru, MÉIER – 5 textos premiados
Ela
Subconsciente
Não cabe a você
Menos preconceito, mais tolerância
Preconceito em seu ápice
· E. M. Vicente Licínio Cardoso, PRAÇA MAUÁ – 4 textos premiados
Quando o preconceito mora em casa
O difícil pode ser realizado
Racismo ou qualquer forma de preconceito não é brincadeira
Precisamos transformar todo ódio em amor!
· E. M. Brasil, OLARIA – 4 textos premiados
Um toque para a vida
A menina que sofria bullying
Passagem para o sucesso
Os dramas de viver numa sociedade preconceituosa
Todas as escolas premiadas:
- E. M. Vicente Licínio Cardoso - Praça Mauá
- E. M. São Tomás de Aquino - Leme
- E. M. Rivadávia Corrêa - Centro
- E. M. Orsina da Fonseca - Tijuca
- E. M. Embaixador Barros Hurtado - Cordovil
- E. M. Ary Barroso - Cordovil
- E. M. República do Peru - Méier
- E. M. Francisco Manuel - Vila Isabel
- E. M. Camilo Castelo Branco - Jardim Botânico
- E. M. Brasil - Olaria
- E. M. São Paulo - Bráz de Pina
- E. M. Estácio de Sá - Urca
Premiação no dia 31/10:
· As escolas com textos selecionados para a coletânea receberão como prêmio um vale de R$ 600,00 (seiscentos reais) em livros escolhidos pela própria escola; 2 (dois) exemplares do livro - um para a sala de leitura/biblioteca e outro para o diretor – além do certificado de premiação;
· Os alunos premiados, além da publicação no livro, receberão 3 (três) exemplares da obra, uma visita mediada ao Museu do Amanhã com direito a transporte e alimentação, além de um bóton de premiação e um certificado;
· Os professores com mais textos enviados receberão uma estadia de dois dias no Parque Terras Altas, em São Pedro da Serra (RJ), com acompanhante.
· Os professores orientadores receberão, cada um, 2 (dois) exemplares da obra;
· As escolas convidadas para participar do Prêmio ganharão 2 (dois) exemplares.
SERVIÇO
CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO e LANÇAMENTO COM SESSÃO DE AUTÓGRAFOS
"Onde mora o preconceito - Prêmio Literário do Ensino Fundamental - Coletânea 2019"
DIA/HORA: 31/10, quinta-feira, das 14h às 16h
LOCAL: Museu Histórico Nacional - Praça Mal. Âncora, s/n - Centro, Rio de Janeiro.
"Onde mora o preconceito Prêmio Literário do Ensino Fundamental - Coletânea 2019"
Páginas: 200
Formato: 14cm X 21cm
Distribuição gratuita em escolas públicas de ensino fundamental
E-book e audiolivro com acesso gratuito, disponíveis para download no mesmo dia 31/10 em www.premioliterario.com.br
FB: @premioliterarioensinofundamental
Instagram: @premioliterario >> https://bit.ly/2NM6BuT
Youtube: Prêmio Literário >> https://bit.ly/2EsCo4A
0 comments:
Postar um comentário