Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
Marina C. S. Santos: Sempre gostei de escrever e ganhei dois concursos; um de crônicas, quando estava no segundo grau e outro de poesia quando me mudei para Cosmópolis.
Conexão Literatura: Você é autora do livro “O Livro de Rafael” (Drago Editorial). Poderia comentar?
Marina C. S. Santos: Meu filho Rafael enfrentara um câncer infantil com apenas três anos e eu me sentia muito culpada por ter permitido um tratamento tão agressivo (imagine só) . Estava muito deprimida e meu irmão me aconselhou a escrever sobre o acontecido.
Conexão Literatura: Quanto tempo levou para concluir seu livro?
Conexão Literatura: Quanto tempo levou para concluir seu livro?
Marina C. S. Santos: Na época em que escrevi eu não tinha computador, então datilografei. Foi bom porque coloquei toda aquela angústia no papel, mas não pensei em publicar. Algumas pessoas leram e gostaram muito, mas eu não tinha vontade de digitar. Passaram 27 anos até que minha neta, Liliane, resolveu digitar pra mim e então enviei pra editora.
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do qual você acha especial em seu livro?
Marina C. S. Santos: “Naquele dia estávamos apenas eu e Rafael esperando que a enfermeira nos chamasse, quando um senhor que se sentara ao nosso lado, perguntou:
– Oi, garoto. Qual o seu nome?
– Rafael – eu disse por ele.
– E a senhora sabe o significado desse nome?
– Não. – respondi secamente, eu não estava com vontade de conversar.
– Significa “curado por Deus” – ele disse sem se importar com meu tom de voz. Repentinamente eu comecei a me interessar, queria ter certeza.
– Como é que o senhor sabe?
– Meu filho se chama Daniel que é “seguidor de Deus” e o seu filho é Rafael, “curado por Deus”. Pode procurar e verá que eu tenho razão.
Naquele momento, meu coração se encheu de esperança. Desde que soubera da doença de Rafael não fizera mais nenhuma oração. Perdera a confiança em Deus por Ele não ouvir minhas preces. “Mas agora, ao saber do significado do nome de meu filho, uma emoção me dominava.”
“Curado por Deus”. Então ele seria realmente curado por Deus. Eu confiava nisso. Tinha de confiar. “
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir um exemplar do seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
Marina C. S. Santos: Por enquanto, está sendo vendido apenas pelo site da Livraria Drago, mas espero que em breve esteja em todas as livrarias. Quanto a mim, podem me mandar mensagens no meu e-mail marinac57@live.com, responderei com prazer.
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
Marina C. S. Santos: Tenho outro livro pronto, mas está manuscrito. Infelizmente não consigo criar digitando, prefiro escrever à mão. Kkk. Tenho também alguns contos.
Perguntas rápidas:
Um livro: Três amores
Um (a) autor (a): A. J. Cronim
Um ator ou atriz: Denzel Washington
Um filme: Amor além da vida
Um dia especial: O dia em que o médico disse que Rafael estava curado.
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Marina C. S. Santos: Fiquei muito feliz com a repercussão do lançamento do meu livro aqui na cidade em que moro. Foi muito mais do que eu esperava. Agora, com a ajuda de vocês quero alcançar mais pessoas. Tem muitas mães passando pelo que passei e acho que minha história vai dar a elas um pouco mais de esperança. Afinal, se há trinta anos meu filho conseguiu se curar, hoje a medicina tem muito mais recursos.
0 comments:
Postar um comentário