Título Original: Cidades Fantasmas
Direção: Kleber Mendonça Filho
Ano Lançamento: 24 de Agosto de 2023
Duração: 01h33min
Elenco: Kleber Mendonça Filho
Gênero: Documentário
Origem: Brasil
Retratos Fantasmas é um documentário brasileiro dirigido por Kleber Mendonça Filho e ambientado no centro do Recife, durante o século XX. Ao longo de 1 hora e 33 minutos e reunindo imagens de arquivo, fotografias e registros em movimento, o filme busca explorar a história do centro da cidade, contada a partir das salas de cinema que movimentavam a população e ditavam comportamentos.
Tendo levado 7 anos para a sua conclusão, o documentário marca o retorno de Kleber ao Festival de Cannes - após vencer o Prêmio do Júri, em 2019, com Bacurau. Tratando do desenvolvimento urbano acelerado, o filme segue o ponto de vista da janela da casa do diretor, onde morou por vários anos.
Impressões:
Em “Retratos Fantasmas”, o cineasta Kleber Mendonça Filho, traz sua produção cinematográfica mais íntima de toda sua carreira de sucesso, um relato vívido de Recife e o cinema como um todo. Uma viagem através da arquitetura de Pernambuco e a evolução do cinema ao longo das décadas, sob o olhar de Kleber Mendonça Filho.
O espectador vai acompanhar uma verdadeira carta aberta de amor do diretor com sua terra natal, Recife. Unindo sua paixão/profissão pelo cinema e as pessoas como um todo.
O filme vai apresentar alguns locais e pontos turísticos que fazem parte da vida de Kleber Mendonça, um em especial do qual ganha uma atenção mais emotiva por parte do diretor, o apartamento de sua mãe no centro de cidade de Recife.
O espectador vai acompanhar em cada minuto do documentário, toda transformação urbana de Recife, até os dias atuais, sempre na perspectiva e registrado pelas câmeras de Kleber Mendonça.
Não podemos esquecer um dos focos do documentário, enaltecer aquela paixão avassaladora do protagonista pela sétima arte com os cinemas e os filmes marcantes na vida de Kleber Mendonça.
O documentário possui uma linguagem universal para todos os espectadores, Kleber deixa claro uma crítica da especulação imobiliária e o descaso do governo para preservar e manter inúmeros prédios e casarões históricos de Recife. Mais um ponto positivo!
Vale a pena? Com toda certeza! Uma imersão saudosista de Recife e toda paixão pelo cinema nacional e mundial! Um documentário obrigatório para os cinéfilos de plantão!
0 comments:
Postar um comentário