Crédito das foto: Instituto Mauricio de Sousa
Parceria entre o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) e o Instituto Mauricio de Sousa, o projeto Biblioteca Mauricio de Sousa tem o intuito de incentivar a leitura para todos os públicos, com a distribuição de kits com centenas de livros para os acervos de bibliotecas públicas e comunitárias no estado de São Paulo no segundo semestre de 2023. O SisEB é coordenado pela Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e operado em parceria com a organização social SP Leituras.
“Neste ano em que a personagem Mônica completa 60 anos, comemoraremos doando uma “biblioteca do Mauricio” para 82 bibliotecas do SisEB que, por sua vez, celebram a ocasião com ações de dinamização de seus acervos”, explica o diretor executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht. Um dos benefícios esperados é intensificar os diálogos de qualidade desses equipamentos culturais com seus públicos. E, além de disponibilizar os livros para as comunidades, as bibliotecas selecionadas realizarão atividades tendo como base o material doado via edital”.
A iniciativa também conta com o apoio das editoras Ação Claretiana/Ave Maria, Cem por Cento Cristão, Cortez, Culturama, Girassol Brasil, Matrix, Online, Panini e Fundação Dorina, e tem como principais objetivos: viabilizar a doação de livros, quadrinhos e revistas da Turma da Mônica e publicações similares; apoiar a atualização e a renovação dos acervos das bibliotecas; contribuir com a implementação de programas, projetos e ações que incentivem a leitura; atrair novos públicos para as bibliotecas e promover seu protagonismo.
“O Instituto Mauricio de Sousa tem em seu DNA o respeito à infância e os valores éticos que permeiam a vida e a obra de Mauricio de Sousa. A parceria com a SP Leituras é uma oportunidade de potencializar o impacto e a transformação social.” afirma o diretor executivo do Instituto Mauricio de Sousa, Amauri Sousa.
Até o momento, foram doados para o SisEB mais de 19 mil itens que serão distribuídos, nos próximos meses, na forma de kits com mais de 200 unidades de acervo sobre a Turma da Mônica para as 82 bibliotecas contempladas, de 70 cidades no estado de São Paulo. Além disso, elas também receberão um totem temático e uma testeira para estante, ambos materiais de sinalização para facilitar a localização do acervo pelos leitores. Em contrapartida, as bibliotecas selecionadas irão realizar, até o final do ano, ações culturais relacionadas à Turma da Mônica.
“O mundo de Mônica é povoado por crianças que podem ser seu irmão, irmã ou amigo, é baseado em pessoas reais, cujas características são ao mesmo tempo locais, como o caipira de chapéu de palha, Chico Bento, e universais, como Cascão, que tem pavor de tomar banho. A nossa parceria com o Instituto Mauricio de Sousa nos enche de orgulho e vamos trabalhar para que ela nos dê ainda mais frutos”, afirma Marília Marton, Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
0 comments:
Postar um comentário