ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
Massilon Silva: Comecei participando de Antologias, onde publiquei poesias, contos e crônicas, publicando trabalhos também em jornais e revistas. O primeiro trabalho solo foi o livro de poemas Moinho de Versos pela Gráfica e Editora J. Andrade, de Aracaju, Sergipe, publicando em seguida folhetos de cordel pela DATAGRAPH, também de Aracaju. Mais tarde a obra poética Toda Poesia de Massilon Silva, pela Editora Livros Ilimitados, do Rio de Janeiro.
Conexão Literatura: Você é autor do livro "Cordel Para Principiantes”. Poderia comentar?
Massilon Silva: O Cordel Para Principiantes surgiu, na visão do autor, da necessidade de atender à demanda constante das instituições de ensino por material didático nessa área do conhecimento. Explico. Após a edição da Lei Federal 12.198/2010, que reconheceu a atividade de cordelista como profissão e a decisão do IPHAN elevando a Literatura de Cordel a condição de Patrimônio Imaterial Brasileiro, vários Estados e Municípios do Brasil editaram legislações próprias, no sentido de que o assunto fosse ensinado nas escolas respectivas. Tudo isso descambou, como era de se esperar, na necessidade de serem publicados livros para orientação dos professores e utilização pelos alunos definindo, na medida do possível, as regras para sua prática.
Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu livro?
Massilon Silva: Nossa pesquisa constou principalmente da leitura de obras de grandes autores, de ontem e de hoje, da também chamada Literatura de Folhetos espalhados por todo o Brasil, a exemplo de Manoel Monteiro, Gonçalo Ferreira da Silva, Geraldo Amâncio Pereira, Varneci Nascimento e outros. Trabalhos desenvolvidos por diversos pesquisadores, na Universidade ou fora dela, também ajudaram bastante.
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho que você acha especial em seu livro?
Massilon Silva: O cordel é estruturado no tripé RIMA, MÉTRICA e ORAÇÃO. O escrito que se pretende cordelístico mas que não tenha rima, métrica e oração perfeitas, pode ser qualquer coisa menos cordel (Pág. 14).
O cordel, quando pensado sob o signo de sua prática inicial pelos poetas nordestinos, é uma modalidade de poesia amparada sob o guarda-chuva da poesia popular. Hoje já não cabe nesse gênero, podendo ser apresentado também na forma culta ou erudita. Podemos dizer que até certo ponto o cordel é poesia popular, também o é, sim, mas nem toda poesia popular é cordel (Pág. 31).
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deve proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
Massilon Silva: Os meios para aquisição do Cordel Para Principiantes são: E-MAIL: massilonsilva00@gmail.com - WHATSAPP: 79 9 9691-2587
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
Massilon Silva: Sim. Até o final deste ano pretendemos lançar mais dois títulos, também destinados aos professores e alunos do Brasil. O primeiro é História Recente do Cordel, dirigido ao público em geral mas especialmente aos pesquisadores da área. Ali o leitor ficará sabendo de tudo que aconteceu no país nos últimos anos envolvendo o Cordel. O segundo será um romance de ficção científica contando a história de uma abdução, contendo 400 estrofes em sextilhas, o tipo mais difundido nos escritos de cordel.
Perguntas rápidas:
Um livro: Odisseia (Homero)
Um cordelista: Gonçalo Ferreira da Silva
Um (a) autor (a): Machado de Assis
Um ator ou atriz: Domingos Oliveira
Um filme: BR716
Um dia especial: O dia do lançamento do livro Moinho de Versos.
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Massilon Silva: Espero que nos prefeitos dos vários municípios brasileiros adotem o ensino do Cordel Para Principiantes em suas escolas, a exemplo do que já fizeram os de Pão de Açúcar, Alagoas e Aracaju, Sergipe, como forma de difundir esse tão importante gênero literário, que a um só tempo leva ao estudante noções básicas de poesia, métrica e rima, tão necessárias ao estudo da língua portuguesa.
A luterarura de cordel em sim já é uma linda história. E agora com essa ferramenta de educação será muuto importante para os professores e alunos comecarem a construirem informações mais precisas em termos de cultura.
ResponderExcluirE agora com o livro Literatura para iniciantes no nosso município foi maravilhoso.
Parabéns, para o escritor Massilon Silva