Fale-nos sobre você.
Professora, psicopedagoga, mulher, mãe. Formada em Letras, Pedagogia e Artes Visuais. Sou professora das redes municipais de São Paulo e Santo André, escritora independente de contos, crônicas e poesias. Autora do livro: Contação de histórias e óh, Pandemia! Práticas e reflexões.
ENTREVISTA:
Fale-nos sobre o livro. O que motivou a escrevê-lo?
A maior motivação em escrevê-lo foi o fato de sempre ter vontade de publicar algo de minha autoria e ter visto o resultado do meu trabalho durante a pandemia, com tanta qualidade e excelência, me motivou a registrar e eternizar esse momento.
Fale-nos sobre o seu canal no YouTube (Profe Daniela Solla).
O canal do YouTube foi criado como uma alternativa de contato com os alunos da minha turma, naquele ano, pelo fato de as famílias conseguirem acessar mais facilmente o conteúdo preparado, sem a necessidade de baixar os vídeos para poder assistir. Depois percebi que os vídeos tinham muitos acessos e compartilhamentos e comecei a aprimorar a prática.
O que tem lido ultimamente?
Eu leio por hábito todos os dias. No início da prática, era um exercício, assim como o exercício físico, a leitura deveria ser diária, como forma de alimentar a mente, estimulando a minha filha a se acostumar com esse hábito também. Hoje em dia, a leitura diária é natural em casa e prazerosa, ultimamente tenho lido livros de teoria da psicanálise e gosto também desses boxes de séries, os últimos foram: “Outlander – A viajante do tempo” e “A coragem de não agradar”.
Você quer se tornar escritora de livros?
Quero, mas uma desculpa por agora é, preciso de tempo para me dedicar à escrita inspiradora, tempo para apreciar o belo, tempo para leituras, tempo para fazer nada e ouvir a respiração... falta-me tempo, eu ouvi um dia, sem saber dizer de quem, ou onde que um rei tinha muita pressa e tinha servos para vesti-lo em função da importância de seus compromissos e ele pedia aos servos: “Vistam-me devagar, porque tenho pressa.”
CIDA SIMKA
É licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Autora, dentre outros, dos livros O enigma da velha casa (Editora Uirapuru, 2016), Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019), O enigma da biblioteca (Editora Verlidelas, 2020), Horror na biblioteca (Editora Verlidelas, 2021) e O quarto número 2 (Editora Uirapuru, 2021). Organizadora dos livros Uma noite no castelo (Editora Selo Jovem, 2019), Contos para um mundo melhor (Editora Xeque-Matte, 2019), Aquela casa (Editora Verlidelas, 2020), Um fantasma ronda o campus (Editora Verlidelas, 2020), O medo que nos envolve (Editora Verlidelas, 2021) e Queimem as bruxas: contos sobre intolerância (Editora Verlidelas, 2021). Colunista da revista Conexão Literatura.
SÉRGIO SIMKA
É professor universitário desde 1999. Autor de mais de seis dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a série Mistério, publicada pela editora Uirapuru. Colunista da revista Conexão Literatura. Seu mais recente trabalho acadêmico se intitula Pedagogia do encantamento: por um ensino eficaz de escrita (Editora Mercado de Letras, 2020) e seu mais novo livro juvenil se denomina O quarto número 2 (Editora Uirapuru, 2021).
Talvez um dia eu leia e depois mande pro professor Rodrigo Gurgel avaliar
ResponderExcluir