Instalação de Cyril Lancelin e encontros educativos complementam a programação da exposição criada por Bia Lessa, inspirada na obra de Glauber Rocha
Black Sun, obra de de Cyril Lancelin
Créditos: Carol Vidal
O Sesc Avenida Paulista promove atividades integradas à exposição-manifesto Cartas ao Mundo, criada por Bia Lessa, em cartaz até o dia 29 de maio. A mostra crítica, inspirada na obra de Glauber Rocha, modifica-se diariamente, várias vezes ao dia, incluindo diferentes montagens do ambiente expositivo, exibições de filmes, performances e cortejos contestadores na Avenida Paulista. Além dessa programação, a instituição promove ações educativas paralelas e gratuitas.
Black Sun, obra de de Cyril Lancelin, ocupa a área externa do Sesc, até o dia 29 de maio, aos domingos, das 10h às 16h. Lancelin é um artista francês que combina tecnologia e arte, misturando ficção e realidade. O trabalho, em grande escala, convida o público a questionar a sua própria relação com o ambiente construído. Ele cria estruturas complexas e, com a ajuda de um software de computador, imerge essas estruturas num cenário realista.
Todas as instalações físicas do artista estão associadas à relação com o corpo humano, sendo questionada a escala e a identidade de cada imagem social. Seus projetos destacam a “nuvem social”, que define a vida diária dos humanos. As instalações de Lancelin foram exibidas em instituições públicas e privadas em todo o mundo, como China, Oriente Médio, Europa, América do Sul e EUA.
No encontro Ações Inclusivas: proposta de Acessibilidade Comunicacional em Exposições, com Amanda Tojal e Claudia Aoki, dia 11 de maio, das 19h às 22h, serão abordados conteúdos referentes às questões de planejamento de Projetos de Acessibilidade Comunicacional em Exposições e Instituições Culturais e exemplos de programas de acessibilidade implantados nos últimos anos. Também serão apresentados os recursos de acessibilidade desenvolvidos especialmente para Cartas ao Mundo - Ações Inclusivas e as mediações que estão sendo realizadas com esses recursos para os públicos, com e sem deficiência*.
Amanda Tojal é museóloga e educadora de museus. Graduada em Educação Artística pela Faculdade Armando Álvares Penteado e Pós-graduada em Museologia pela Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo. Mestre em Artes e Doutora em Ciências da Informação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.
Claudia Aoki é Assistente de consultoria em acessibilidade cultural e produção de recursos de acessibilidade em exposições e instituições educativas e culturais. Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela UNICID-Universidade Cidade de São Paulo, técnica contábil com especialidade em gerenciamento financeiro e administrativo.
No dia 21, sábado, das 14h às 16h, acontece o evento online Partilha Pedagógica, com Ka Gestão em Arte, Cultura e Educação. Serão coletadas histórias com os professores sobre suas experiências com as linguagens de cenografia, teatro e cinema em contexto com o Brasil que Glauber traz, sobre a fúria e as emergências. Como prática, ocorrerá a proposição em grupo com as questões recolhidas na etapa anterior, trazendo ao corpo, os gestos e a respiração, e principalmente a consciência das experiências anunciadas.
A Ka Gestão em Arte, Cultura e Educação é formada por artistas educadores. Partem do princípio de que todo cidadão é um artista ao desenvolver sua criatividade e atuar em sua comunidade. Acreditam na arte como um campo político de ação que possibilita a reorganização social e desejam promover, por meio da educação não formal, ações que gerem o encontro, a criação coletiva de ideias e a inserção cultural, fomentando a produção e discussão no contexto artístico e educacional.
Serviço
Instalação Black Sun, de Cyril Lancelin
Ação externa
De 1 a 29/5, domingos, das 10h30 às 16h
Livre
Ações Inclusivas: proposta de Acessibilidade Comunicacional em Exposições, com Amanda Tojal e Claudia Aoki
Lab 2 – ETA – 4º Andar
Dia 11 de maio, das 19h às 22h
Livre
Até 30 pessoas
Retirada de ingressos 30 minutos antes da atividade.
Partilha Pedagógica, com Ka Gestão em Arte, Cultura e Educação
Ação online
Dia 21/5, sábado, das 14h às 16h
Não recomendado para menores de 18 anos
Até 20 pessoas
Inscrições no site do Sesc a partir de 17/05 às 14h
Exposição Cartas ao Mundo
Quando: até 29 de maio de 2022, terça a sexta, das 12h às 21h, sábados e domingos, das 10h às 18h30.
Local: Praça (Térreo).
Classificação etária: Livre.
Grátis.
Agendamento de grupos: agendamento.avenidapaulista@
Terças
12h Exposição Asfixia
19h30 Exibição do filme Asfixia
20h45 Exposição Mercadoria
Quartas
12h Exposição Mercadoria
19h30 Exibição do filme Mercadoria
20h45 Exposição O Comum
Quintas
12h Exposição O Comum
19h30 Exibição do filme O Comum
21h05 Exposição Asfixia
Sextas
12h Exposição Asfixia
19h30 Exibição do filme Asfixia
20h45 Exposição Mercadoria
Sábados
10h45 Exposição Asfixia
12h Exibição do filme Asfixia
13h15 Exposição Mercadoria
14h30 Exibição do filme Mercadoria
15h45 Exposição O Comum
17h Exibição do filme O Comum
Domingos
10h45 Exposição Asfixia
12h Exibição do filme Asfixia
13h Exposição Mercadoria
13h Cortejo
14h30 Exibição do filme Mercadoria
15h45 Exposição O Comum
17h Exibição do filme O Comum
Horário de funcionamento da unidade:
Terça a sexta, das 10h às 21h30.
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.
É necessário apresentar comprovante de vacinação contra COVID-19. Crianças de 5 a 11 anos devem apresentar o comprovante evidenciando uma dose, pessoas a partir de 12 anos, das duas doses (ou dose única), além de documento com foto para ingressar nas unidades do Sesc no estado de São Paulo.
0 comments:
Postar um comentário