Joyce Viana Silveira, quase 30 anos, mineira de Belo Horizonte, autora, produtora e gestora de conteúdo.
É bacharel em Direito, pós graduada em Direito Penal, nas horas vagas estuda Teologia e possui um semestre cursado de Jornalismo.
É cristã e possui uma fé inabalável, apaixonada pelos animais, por poesias, Clarice Lispector e por vinhos.
Literalmente uma camaleoa, se precisar muda de opinião quantas vezes for preciso, pois, entende que amadurecer é florescer sem perder suas raízes.
ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
Joyce Viana: Desde criança, fiz da escrita minha melhor amiga e nunca mais parei.
Sempre escrevia cartinhas para os namorados das minhas amigas como se fossem elas, por saber escrever poesias e textos mais bonitos.
Na faculdade de Direito, participei de uma coletânea de poesias com outra autora mas infelizmente não vingou por dar prioridade para a faculdade.
Depois disso, comecei a ser chamada para escrever para sites jurídicos e eu amava conciliar o Direito e a Escrita. Hoje entendo que juntos formamos um time de peso!
Mas, foi só ao término da faculdade e inicio de 2020 que finalmente comecei no meio literário com o meu primeiro livro publicado.
Conexão Literatura: Você é autora do livro "Florescer”. Poderia comentar?
Joyce Viana: O livro Florescer nasceu para mim no inicio de 2020 em meio a crise mundial e ao novo vírus. Ele é meu primeiro livro e por isso também é o mais especial.
No meio de um isolamento assustador, eu, juntamente com outra autora tivemos a ideia de escrevermos um livro juntas falando sobre a saúde mental impactada pelo isolamento, porém, entendemos mais a frente que nosso projeto precisaria se dividir em dois e cada uma seguiu o seu caminho.
Neste processo, entendi que eu precisava falar sobre saúde mental, comportamento humano e fé e que essa seria a minha linha, mas nunca parei para escrever o livro. Ele veio como um presente de Deus nos meus sonhos. Sempre acordava de madrugada e tinha todas as mensagens do livro prontas em minha mente apenas para passar para o papel.
Florescer é mais que um livro de autoajuda, é um livro de autoconhecimento, isso pois, nele eu não busco ajudar alguém a sair de um momento de angústia, mas, a entender a razão pela sua angústia. Ele veio para mim como uma resposta de Deus para aliviar sentimentos guardados que tinha há anos e, talvez, para responder perguntas de pessoas que eu nem mesma conheço.
E através dele, quero que as pessoas se divirtam; chorem; sintam saudades; se apaixonem; deem gargalhadas; busco uma conexão profunda, de almas e que juntos possamos chegar a algum lugar.
Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu livro?
Joyce Viana: Como eu disse anteriormente, o isolamento social me forçou a escrever sobre o comportamento das pessoas e o impacto na saúde mental delas. Minhas pesquisas foram basicamente pautadas em conversas com familiares, amigos e pessoas conhecidas e em como eles foram impactados pelo isolamento.
Além de claro, assistir noticiários e ler bastante sobre o assunto e ver o quanto o número de suicídios aumentou nesta época, além de divórcios e mulheres que eram agredidas pelos companheiros.
Neste período, passei a me questionar se o ser humano deixou de ser humano ou ele passou a ser verdadeiramente humano a partir de agora.
Entre tantos questionamentos, me vi escrevendo sobre todos eles para não surtar literalmente e também nunca me dei muito bem com especialistas em saúde mental pois não gosto muito de falar, prefiro escrever.
Percebi que era o caminho para mostrar ao mundo o que eu sentia e também de alguma forma impactar a vida dessas pessoas.
Neste processo de idas e vindas da escrita, demorei em média 1 ano e meio para deixar o livro pronto para publicação.
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho que você acha especial em seu livro?
Joyce Viana: “Se as borboletas fossem como nós, se sentiriam incapazes de ser quem nasceram para ser e morreriam sendo lagartas”.
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
Joyce Viana: Pode acessar minhas redes sociais. Por lá, eu faço postagens diárias sobre o livro além do meu trabalho. O livro está disponível comigo, com a editora Letras Virtuais e também em sites como Magazine Luiza.
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
Joyce Viana: Sim. Na verdade, existem alguns. Mas, por ora, estou em um projeto solo de um livro de poesias.
Perguntas rápidas:
Um livro: Bíblia Sagrada
Um (a) autor (a): Clarice Lispector
Um ator ou atriz: Meryl Streep
Um filme: O diabo veste prada
Um dia especial: Dia do meu batismo na Igreja.
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Joyce Viana: Quero agradecer a oportunidade de mostrar o meu trabalho, pois, acredito ser importante dar cada vez mais espaço para a literatura no Brasil!
Hoje, digo que vivo o meu propósito de vida, vivo pela arte da escrita e me sinto abençoada por isso! Mas, abençoados seriam todos aqueles que pudessem viver pelo que acreditam e assim fazer a diferença no mundo em que vivemos!
0 comments:
Postar um comentário