Leonardo Freitas é escritor e roteirista, nascido em 17 de fevereiro de 1982.
Residente na cidade de Maricá no estado do Rio de Janeiro. Autor do romance cabaré Casa Nova, publicado em 2019 e lançado na Bienal do Rio do mesmo ano, sendo A Bruxa de Telles sua segunda obra lançada.
ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
L. J. Freitas: Posso dizer que o inicio se deu ainda na adolescência, onde eu tinha uma grande paixão em contar histórias e escreve-las, mas nada como está sendo agora com grandes publicações e me lançando nesse mercado incrível, onde levo as pessoas a se identificar com as histórias e os personagens. Todas as histórias que escrevo é uma forma de passar boas mensagens e senso critico aos acontecimentos bem próximos a vida real e ao dia-a-dia.
Conexão Literatura: Você é autor do livro "A bruxa de Telles". Poderia comentar?
L. J. Freitas: Sim. A Bruxa de Telles é inspirada na história real de Bárbara dos Prazeres que viveu na cidade do rio de janeiro no século XVII. Sua história foi marcada por traições, assassinatos e prática de ocultismo, o que levou a ser conhecida e temida por seus rituais de magia negra envolvendo assassinatos de crianças em especial. Seus feitos ao longo de sua vida até seu desaparecimento foram noticiados no antigo jornal da época “GAZETA”, porém nada se sabe ao certo sobre que fim levou a prostituta vampira do centro da cidade, já que após oferecer a vida de crianças em rituais para sem manter jovem, a bruxa bebia e se banhava no sangue das vitimas que eram sequestradas pelas ruas e roubadas da roda dos enjeitados da Santa Casa de misericórdia do rio. Há quem diga que o corpo de uma mulher que apareceu boiando na baía de guanabara seria o de barbara, porém há boatos de que ela tenha fugido e o mais macabro de todos é que ela tenha sido levada pelo próprio diabo para o mundo dos mortos.
O autor está concorrendo ao Prêmio Ecos de Literatura como: Autor revelação (LJFreitas) e melhor História Terror/ suspense (A Bruxa de Telles). Para votar: clique aqui.
L. J. Freitas: As pesquisas foram através de curiosidade, quando conversando com um garçom que trabalha em um barzinho dentro dos arcos dos telles, nos contou sobre gritos, pedidos de socorro, gargalhadas que muitas das vezes se ouvem tarde da noite, assim que a movimentação dos bares termina. O arco dos telles tem uma história marcada por mortes, incêndios, além do lugar ter servido de moradia a baixa prole da cidade, era lá que Barbara dos Prazeres vivia em fazia seus rituais de magia negra. Fora pesquisa no internet também, mas sua vida sempre foi um mistério e o que temos, nada é de concreto.
Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu livro?
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho que você acha especial em seu livro?
L. J. Freitas: Rio de janeiro, final do século XIX. Praça do Passeio público. Ao anoitecer
Menina brincando com sua boneca próximo ao chafariz, cantarolando enquanto penteava seus cabelos – Escravos de Jó, jogavam caxangá. Tira, põe, deixam ficar. Guerreiros com guerreiros, fazem zigue-zigue-zá...
Momento que a menina se assusta ao escutar passos e barulho de graveto quebrando e ao se virar vê uma mulher com roupas escuras e um véu sobre a cabeça e então a menina assustada começa a dialogar com aquela mulher:
Menina (Abraçando sua boneca) – Quem está aí?
Neste momento ouve-se o silêncio, porém a menina parecia dialogar com alguém que só ela escutava:
Menina – Por que está atrás da árvore?
A mulher gesticulava com as mãos, porém somente a menina ouvia sua voz.
Menina – Sumiu?
Bruxa – Silêncio sombrio
Menina – Ele é bonito?
Bruxa – Silêncio
Menina esboçando curiosidade, em seus diálogos a estranha havia dito ter perdido seu gato de estimação, mas a menina com receio por aquela mulher está atrás de uma árvore e um pouco desconfiada que não houvesse o animal ali como aquela estava a dizer:
Menina – Sim. Mas... não vejo nem você nem o gatinho. Por que está escondida atrás da árvore?
Bruxa – Silêncio
Menina – Não sei! Tá ficando escuro! A mamãe fica brava quando demoro a voltar para o abrigo da igreja.
Bruxa – Silêncio
Menina – Só um pouquinho?
Bruxa - Silêncio
A menina ainda desconfiada exige que aquela moça se mostre:
Menina – Mostra o gatinho então?
Aos poucos vai saindo de traz daquela árvore, uma mulher com roupas escuras e toda coberta, com os olhos negros como a noite.
A menina se assusta com aquela mulher, porém a bruxa ao perceber sua reação, tira de baixo de sua capa o gatinho e o mostra. Ao ver o animal, e como toda criança, sorri e não temendo mais aquela mulher, corre em sua direção.
A bruxa sai de trás da árvore e caminha também ao seu encontro. Quando estava bem próximo a criança ela começa a dialogar com a menina para distraí-la:
Bruxa – Silêncio
Menina – Sim senhora!
A menina pega o animal em seu colo e ali no momento de distração a bruxa sorri com seus dentes afiados e apodrecidos, abre suas mãos com suas unhas sujas em forma de garras, como a de um animal, erguendo-a ao alto aplica um golpe diretamente na jugular da menina:
Menina – Não posso demorar muito.
Bruxa – Não se preocupe criança, será bem rápido, eu prometo! (Voz com tom demoníaco).
A menina ao olhar para aquela mulher e ao ver seu aspecto assustador mais nítido por baixo do véu e com suas garras levantadas pronta para aplica-lhe um golpe, ela grita chegando a afugentar até os pássaros já recolhidos nos galhos das árvores.
A bruxa defere vários golpes contra a menina que cai no chão e o gatinho que estava em seus braços foge. Ali, sobre o corpo da menina, aquele ser bebia seu sangue que jorrava de sua garganta, e ainda ajoelhada, inclinando seu corpo para trás, a bruxa dá uma gargalhada coberta de sangue de um inocente como se estivesse em êxtase.
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
L. J. Freitas: Através do site da editora Autografia
Link: https://www.autografia.com.br/produto/a-bruxa-de-telles/
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
L. J. Freitas: Sim. Já estou trabalhando em novas histórias com foco em roteiro TV.
Perguntas rápidas:
Um livro: Auto da Compadecida
Um (a) autor (a): Ariano Suassuna
Um ator ou atriz: Sandra Bullock
Um filme: O Diabo Veste Prada
Um dia especial: O dia que lancei minha primeira obra na Bienal.
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
L. J. Freitas: Gostaria de agradecer a minha família, amigos e a editora autografia de estarem presentes em minha vida desde o projeto de criação até a concretização.
Gostaria de comunicar que estou concorrendo ao Prêmio Ecos de Literatura como: Autor revelação (LJFreitas) e melhor História Terror/ suspense (A Bruxa de Telles).
Abaixo o link para votação:
https://premioecosliteratura.wixsite.com/premioecosliteratura
Conto com o voto de vocês!
Obrigado!
0 comments:
Postar um comentário