ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
Eu costumo dizer que me descobri escritora em meio ao meu processo de pesquisa de mestrado. Na realidade eu sempre tive o hábito de escrever poesias, desde muito pequena, mas era sempre como uma espécie de desafogo perante as angústias com as quais me deparava. Durante o desenrolar do mestrado, que é um período muito intenso, bem como extremamente estressante, passei a escrever quase que desenfreadamente, como forma de alívio perante as angústias e demasiada ansiedade do momento em questão. Como acabei ficando com uma produção muito extensa (e intensa) ao final deste período, acabei decidindo publicar meu primeiro livro, o “Na Rima da Menina” (pela editora Versejar), além de passar a publicar em diversas coletâneas e antologias desde então. E daí por diante não mais parei.
Conexão Literatura: Você é autora do livro "O sapinho e o bumbum”. Poderia comentar?
" O Sapinho e o Bumbum" surgiu a partir de uma ideia que tive durante os cuidados com meu bebê, enquanto eu lhe dava banhinho, em seus primeiros meses de vida. Ele foi todo escrito em formato de poesia, utilizando a métrica da embolada, que é uma forma muito utilizada na poesia popular brasileira, estilo pelo qual sou apaixonada. A história aborda as divertidas constatações de um sapinho muito curioso, que, ao cair sentado no chão, percebe uma nova forma de brincar e de enxergar o seu arredor.
Conexão Literatura: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações?
Eu acredito que o hábito da leitura mantém nossa mente estimulada, instigada e capaz de lançar mão das mais diversas conexões, potencializando assim a aptidão da escrita. Ademais, no meu caso específico, as ideias vão surgindo a partir de tudo aquilo que está à minha volta e de tudo aquilo que eu vivencio. Não há algo em específico que desencadeie motes interessantes para a escrita de um poema, por exemplo, pois às vezes eles surgem a partir de elementos que eu jamais imaginaria que poderiam desembocar em uma escrita tão significativa. Na maioria das vezes deixo tudo fluir. Inicio um projeto e deixo irromper as ideias subsequentes.
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?
Bem, acho que gostaria de apresentar as duas primeiras estrofes do livro, na esperança de aguçar no leitor a curiosidade e a vontade de degustá-lo na íntegra.:
"Era uma vez
Um sapinho pequenino,
Com carinha de menino
Que gostava de pular.
Um belo dia,
O sapinho escorregou
E então titubeou
Na hora de levantar."
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
É possível adquirir este e meus outros livros através da minha lojinha virtual, pela plataforma Iluria. Em meu site, bem como em minhas redes sociais há um link de acesso para esta plataforma. Nas redes sociais é só procurar por Graziela Barduco e meu site é http://grazielabarduco.com.br.
Conexão Literatura: Quais dicas daria para os autores em início de carreira?
Leiam bastante e principalmente se libertem das amarras. Acredito que deixar as ideias fluírem, num primeiro momento sem tantos julgamentos, sem tanta pressão, é primordial.
Eu, em geral, parto do pressuposto de que não se é possível agradar a todos, bem como penso que, se o que eu escrevi foi verdadeiro o suficiente, bem como conseguiu denotar minha essência, a alguém ele deverá interessar. Com este pensamento, um tanto ousado, é que lanço minhas palavras por aí, e intuo que se não tivesse esta pitada de ousadia nele, jamais conseguiria compartilhá-las, tendo em vista o fato de que, em cada escrito meu é como se eu me desnudasse por completo, deixando em evidência toda a minha fragilidade, por assim dizer.
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
No momento estou bem focada na divulgação do meu novo livro infantil, o qual no final deste mês será lançado na Livraria PanaPaná, especializada em literatura infantil, em São Paulo. Estou feliz com a realização de mais este projeto, bem como na expectativa para saber como ele será recebido, sobretudo pelos pequeninos.
Perguntas rápidas:
Um livro: "Amor de Perdição", de Camilo Castelo Branco.
Um ator ou atriz: Helena Albergaria.
Um filme: "O Jardim Secreto", de Agnieszka Holland.
Um hobby: Viajar.
Um dia especial: O dia em que meu filhinho Davizinho nasceu.
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Gostaria de convidar a todos e todas para o lançamento do meu novo livro infantil, "O Sapinho e o Bumbum", que será realizado no próximo dia 29/01, das 14 h. às 17h., na Livraria PanaPaná, na Rua Leandro Dupret, 396, Vila Clementino, São Paulo-SP. Espero vocês!
0 comments:
Postar um comentário