O livro Uma conversa com as palavras apresenta dezenove textos do gênero poema que manifestam reflexões sobre os tempos difíceis que estamos vivendo: dias de incerteza, de pouca tranquilidade, de fake news, de muita violência; uma época bem difícil para desfrutar da convivência com o semelhante.
O objetivo deste trabalho é usar este gênero textual para emocionar, ao mesmo tempo que pretende provocar reflexões, pois sua temática é relevante e diversificada, aborda assuntos atuais, como: a busca por si mesmo, a violência contra a mulher, meio ambiente, desigualdade social, entre outros. Além disso, a maioria dos textos são construídos num interessante jogo de palavras e, para chamar atenção sobre temas tão importantes e polêmicos, os poemas deste livro são repletos de poesia e compostos por versos que expõem assuntos atuais, constituindo estrofes que agrupam um número de versos variados (monóstico, dístico, terceto, quarteto, etc), nas quais os fatos são denunciados de forma leve e, em algumas vezes, sarcástica.
Na perspectiva de dar ritmo e sonoridade aos textos, a rima surge como o elemento primordial em prol da emoção, da denúncia, do entretenimento. Por isso, elas aparecem alternadas, paralelas, interpoladas, mistas, externas ou, em raras vezes, o verso é branco. A presença da linguagem conotativa através das figuras de linguagem, de sintaxe e de pensamento, o emprego das palavras e sua variedade vocabular e o manuseio das possibilidades que a Língua Portuguesa oferece tornam a leitura desse livro fluida e acessível a todo leitor que aprecia a utilidade das palavras.
Vale ressaltar que as poesias publicadas no livro não se tratam de verdades incontestáveis nem de uma exposição de qualidades ou defeitos deste ou daquele ser nem uma crítica a qualquer comportamento, o que poderá ser lido é a visão, extremamente subjetiva de uma escritora iniciante que é mãe e professora.
Então, a proposta deste livro é utilizar o poder das palavras a fim de emocionar e produzir reflexão, considerando que cada leitor tem seu jeito de ser, de pensar e agir. De acordo com a escritora Conceição Evaristo “A poesia tem esse poder de você diluir a dor, diminuir a incompreensão”, portanto, a palavra, neste livro, é usada como ferramenta de luta, de estar no mundo, de contribuir com o entendimento que se quer se dar às dificuldades e à necessidade de lidar com os problemas do cotidiano.
PARA SABER MAIS OU ADQUIRIR O LIVRO:
AMERICANAS:
SHOPTIME:
SUBMARINO:
0 comments:
Postar um comentário