Fale-nos sobre você.
Olá! Sou a professora Karina!
Sou professora desde os 19 anos de idade e, na minha jornada na sala de aula, busquei constantemente criar experiências que fizessem a diferença na vida daqueles com quem pude me conectar. Após transitar por diferentes instituições de ensino, de segmentos e com cargos diversos, tive a oportunidade de, em 2020, juntar-me a jovens empreendedores com o desejo de mudar o mundo pela educação. Desde então, faço parte da tripulação da B42, que tem o sonho de ajudar professores a se autodesenvolverem.
Se quiser conhecer mais sobre o meu trabalho atual e me acompanhar nas redes sociais, deixo o caminho a seguir. Ah! Ficarei feliz se puder me contar o que achou deste livro!
https://linktr.ee/karinatomelin
ENTREVISTA:
Fale-nos sobre o livro. O que a motivou a escrevê-lo?
No ano de 2020 a pandemia desafiou muitas profissões, mas impactou significativamente a educação. Os professores precisaram se reinventar, aprender e conhecer novos recursos. Acompanhei de perto esse desafio e me propus a ajudá-los criando um aplicativo gratuito que pudesse todos os dias entregar uma “pílula” ou um “drop” de conteúdo que fosse significativo para a prática docente.
Foi assim que o aplicativo EducaBox inspirou a materialização desse livro. Criado com objetivo de apoiar os professores por meio de formação rápida e direto ao ponto, o App se tornou uma ferramenta acessível aos educadores. Ele pode ser baixado gratuitamente no link: https://educabox.app.br/
O livro foi concebido da mesma forma. Com foco nas microaprendizagens considerando o tempo escasso que o professor tem para o autodesenvolvimento. É atraente e rápido de ler. Longe dos longos textos de didática e teoria da educação, o livro sintetiza os principais desafios por meio de uma curadoria com assuntos relevantes e pontuais. Sempre com uma questão problema, uma contextualização do tema e orientações de como fazer, o professor se instrumentaliza rapidamente para colocar a mão na massa. E se precisar de mais, encontrará dicas, QR codes com indicações extras para se aprofundar no assunto.
É um livro de inspiração, leve e divertido. Em cada página, ideias, orientações, conceitos, pensamentos e palavras que remetem ao fazer docente inovador. Temas como metacognição, design universal, learning analytics, presença digital são abordados no formato de microlearning permitindo ao leitor educador uma rápida conexão e atualização com o que há de mais recente e relevante no universo da prática docente.
Como analisa a educação, de maneira geral, na "pós-pandemia"?
Para a educação, a pandemia, de maneira geral, trouxe algumas oportunidades e rompeu com alguns tabus. Infelizmente para algumas regiões do país, houve sim comprometimento no aprendizado pela falta de acesso à internet e questões de infraestrutura. As oportunidades, por sua vez, favorecem um aprendizado mais digital e mobilizaram o autodesenvolvimento dos professores. Apesar do ensino remoto emergencial não poder ser comparado com o ensino a distância, os professores puderam se sensibilizar para outras formas de aprender e ensinar.
Ainda há muito o que fazer pelos professores e pela educação nesse país. As desigualdades de oportunidades também são muito visíveis na escola. Penso e luto para um movimento coletivo, engajando professores, gestores educacionais, pais e estudantes, para nos ajudar a mudar o cenário da educação. A escola precisa ser mais conectada com o mundo e com o aluno, fazer sentido e ser divertida. Acredito que isso é possível, com a ajuda de todos.
Como analisa a questão da leitura no país?
Infelizmente vivemos um “sequestro” da nossa atenção pela indústria do entretenimento e das redes sociais. Acredito que isso roubou um pouco do nosso tempo e até da cultura/hábito da leitura, especialmente entre os mais jovens. É verdade que a leitura mudou de cenário, mudou de mídia e até de modo. Hoje os audiolivros, por exemplo, são uma opção que tem agradado muito a faixa etária entre 25 e 34 anos, que não consegue tempo para ler.
Nesse movimento, entendo que cabe a adaptação, a criação de conteúdo em diferentes recursos para atingir diferentes públicos, ser consumido de diferentes formas. Há oportunidades de crescer e inovar, como nesse livro que apresento a vocês.
CIDA SIMKA
É licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Autora, dentre outros, dos livros O enigma da velha casa (Editora Uirapuru, 2016), Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019), O enigma da biblioteca (Editora Verlidelas, 2020), Horror na biblioteca (Editora Verlidelas, 2021) e O quarto número 2 (Editora Uirapuru, 2021). Organizadora dos livros Uma noite no castelo (Editora Selo Jovem, 2019), Contos para um mundo melhor (Editora Xeque-Matte, 2019), Aquela casa (Editora Verlidelas, 2020), Um fantasma ronda o campus (Editora Verlidelas, 2020), O medo que nos envolve (Editora Verlidelas, 2021) e Queimem as bruxas: contos sobre intolerância (Editora Verlidelas, 2021). Colunista da revista Conexão Literatura.
SÉRGIO SIMKA
É professor universitário desde 1999. Autor de mais de seis dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a série Mistério, publicada pela editora Uirapuru. Colunista da revista Conexão Literatura. Seu mais recente trabalho acadêmico se intitula Pedagogia do encantamento: por um ensino eficaz de escrita (Editora Mercado de Letras, 2020) e seu mais novo livro juvenil se denomina O quarto número 2 (Editora Uirapuru, 2021).
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