ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
Gisele Toledo: Eu sou professora de Literatura, sendo assim, a literatura sempre esteve presente em minha vida. Como escritora, foi a partir de 2015, quando retornei de uma cooperação internacional no Timor-Leste, Ásia. Desempregada, me vi forçada a fazer algo que preenchesse minhas horas, então comecei a escrever a história do romance.
Conexão Literatura: Você é autora do livro "O vento nos canteiros de hortelã". Poderia comentar?
Gisele Toledo: O VENTO NOS CANTEIROS DE HORTELÃ é um romance histórico, passado no final do século XIX. Tem como pano de fundo a escravidão em uma fazenda de café e, como não poderia deixar de ser, um amor que move a trama. Além dos laços de afetos, há a luta abolicionista, que traz à tona o racismo e o lugar da mulher na sociedade da época.
Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu livro?
Gisele Toledo: Primeiro foi uma escrita passional, em que eu não parei para nada, me dediquei apenas em contar a história. Como, a princípio, não havia em mim a pretensão de publicar, a pesquisa veio com a primeira versão do livro pronta. Nesse momento, a pesquisa foi intensa por tratar de uma época que não é a atual. Dessa maneira, arquitetura, costumes, culinária, vestimentas, meios de transporte, música, educação, literatura e, principalmente, as linguagens, necessitou de um trabalho profundo de pesquisa.
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho que você acha especial em seu livro?
Gisele Toledo: O momento em que Sinhá Eugênia vai à senzala pela primeira vez. Para mostrar o impacto que o lugar e as pessoas dali causaram na senhora, eu construí um parágrafo descrevendo a expressão de todos os seus sentidos:
“Desnorteada, a senhora atravessou o caminho de volta para casa. O escravo no tronco já com as costas sangrando, feitores gritando sem parar, a volta de alguns escravos do cafezal. Tudo cheirava a zinabre. Sons de gemidos, o pé de moleque a machucar os seus, o gosto amargo da vida em sua mais baixa degradação: a visão do inferno.”
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
Gisele Toledo: O VENTO NOS CANTEIROS DE HORTELÃ está à venda nas plataformas digitais: Amazon, Americanas, BOK2, Estante Virtual, Submarino e Shoptime. Mas para quem gosta de ter o livro autografado pelo autora, pode entrar em contato pelo e-mail: gisatol@bol.com.br.
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
Gisele Toledo: Sim! A continuação da saga está sendo escrita e esperada por quem já leu e está me cobrando nova leitura.
Perguntas rápidas:
Um livro: Grande Sertão: Veredas
Um (a) autor (a): Guimarães Rosa
Um ator ou atriz: Todos os atores da “Cia Perambulantes” (grupo de teatro de rua do qual participo como cantora).
Um filme: A Testemunha
Um dia especial: Todos os que temos motivos para agradecer.
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Gisele Toledo: Gostaria de ressaltar o retorno que tenho recebido dos inúmeros leitores destacando a vocação que O VENTO NOS CANTEIROS DE HORTELÃ tem para ser roteirizado em cinema ou minissérie.
0 comments:
Postar um comentário