Tania Costa - Foto divulgação
Tania Costa é escritora desde
a adolescência mas conseguiu realizar seu sonho de infância, o de ser escritora
registrada em 2020 quando conseguiu publicar seu primeiro livro, A Fazenda das
Borboletas pela Editora UNISV.
Nascida em São José do Norte, vinda de família humilde, sempre teve muito gosto pela leitura. Casou-se cedo, teve três filhos, os quais criou sozinha. Depois de tê-los criado decidiu dedicar-se a sua paixão, escrever. Também é presidente de uma ONG que trabalha com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
Tania Costa: Logo que aprendi a ler, aos sete anos de idade, adquiri o gosto pelos livros. Desde muito pequena comecei a escrever pequenos contos, devido à falta de recursos e a timidez nunca publiquei, mas nunca desisti dos meus sonhos. Possuo vários manuscritos guardados. Em 2019 decidi que iria publicar um romance então comecei a procurar editoras. Através de uma prima que a muito não via, consegui o contato da Editora UNISV, do meu editor e hoje amigo Jociandre Barbosa, mandei meu original, ele aprovou, fechamos o contrato e finalmente com muita dedicação e amor consegui publicar o livro A Fazenda das Borboletas.
Conexão Literatura: Você é autora do livro "A Fazenda das Borboletas". Poderia comentar?
Tania Costa: O livro é um romance de época que se passa na histórica cidade de São José do Norte. A protagonista é Ana Carmela, uma moça à frente de seu tempo que cresce no interior sonhando em ir para a cidade grande e ser diferente das demais pessoas que convive, porém ela conhece um rapaz de sotaque estranho que pode fazê-la mudar de opinião, surge um conflito interior mas Ana Carmela é uma moça decidida, especial, quer fazer o que lhe parece mais correto.
Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu livro?
Tania Costa: Na verdade este é um projeto que tenho há bastante tempo, a pesquisa vem de longa data através de fotos antigas e cartas que ficaram de herança para mim, eram de minha avó materna. Também de agradáveis conversas com minha mãe e pessoas da localidade sobre a época em questão. Para concluir o trabalho, depois das pesquisas comecei a escrever e terminei bem rápido, as ideias estavam todas na mente e no coração. Fiz um livro com poucas páginas por ser o primeiro, temia que por ser de um autor desconhecido as pessoas não quisessem adquirir um livro grosso sem conhecer o conteúdo. Acredito que o que importa não seja o número de páginas mas a história estar completa para satisfazer aos leitores.
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho que você acha especial em seu livro?
Tania Costa: Gosto da cena 14,” A Menina Muda “ é o título por tratar-se de uma personagem que será muito importante para a protagonista, ao ponto de tornar-se quase a protagonista do segundo livro, a continuação que está quase pronto.
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
Tania Costa: O livro está nos sites www.americanas.com.br , www.submarino.com.br , www.shoptime.com.br , www.editoraunisv.com.br .
Para saber sobre meu trabalho pode me seguir no instagram tania.costa.escritora, no facebook Tania Costa
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
Tania Costa: Sim, o livro A Fazenda das Borboletas, Nas Asas do Amor já está na editora quase pronto, deve chegar até julho para o lançamento. Também estou escrevendo o próximo com o título, a princípio, ” Rumo ao Desconhecido”.
Perguntas rápidas:
Um livro: Dom Casmurro
Um (a) autor (a): Machado de Assis
Um ator ou atriz: Elizabeth
Savala
Um filme: O Presente
Um dia especial: dia da realização do meu maior sonho, o lançamento do meu livro.
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Tania Costa: Desejo encerrar dizendo a todos os
sonhadores que nunca desistam dos seus sonhos, nunca é tarde para novas
realizações. Pior do que ter sonhos e não realizar é desistir de realiza-los
“ Há tempo para todas as coisas...”
Eclesiastes: 3
Excelente livro,leitura para todas as idades super recomendo... Aguardando ansiosa o segundo ♥️
ResponderExcluirParabéns Tania Costa que Deus te abençoe grandemente 🙏