SINOPSE: Arthur Haroyan é um emigrante armênio radicado no Brasil desde 2008. Era criança quando a “A Escrava Isaura” passou por lá e a lambada entrou em moda. Dançava com a irmã durante a guerra a pedido de parentes e vizinhos, e não descansou enquanto não se tornou cidadão brasileiro, aprofundando-se em uma carreira artística que jamais imaginou. Este livro conta uma história muito inspiradora e engraçada de um sonhador que amava o Brasil e sentiu-se brasileiro, mesmo em outro país. Arthur já duas vezes foi entrevistado no programa do Jô, onde no livro relata toda sua entrevista e curiosidades da sua trajetória.
Arthur, devido à pandemia e às fronteiras fechadas, ficou preso no Brasil e não pôde socorrer a sua família, que estava sob ataque, por consequência da guerra, e decidiu doar os direitos autorais do seu livro “O Armênico”, lançado em 28 de fevereiro deste ano pela editora The Books, para o Fundo Nacional da Armênia, que tem como função atender famílias atingidas pela guerra ocorrida no dia 27 de setembro de 2020.
O livro está cheio de aventuras emocionantes de um emigrante jovem que, sem falar português, veio conquistar o Brasil e viver o seu Brazilian Dream. O choque cultural, as situações engraçadíssimas, devido às barreiras linguísticas, à convivência e a sua adaptação com os hábitos brasileiros. O desejo de conhecer os seus artistas favoritos das novelas, que acompanhava desde criança, dançar lambada no solo brasileiro e o sonho de se tornar cidadão do Brasil resultaram o livro “O Armênico”.
SOBRE ARTHUR HAROYAN:
Nascido na República da Armênia, Arthur Haroyan, fundador do grupo teatral ARCA, é ator, dramaturgo, professor, formado em Artes Dramáticas pela escola Incenna (São Paulo/SP) e bacharel em língua e literatura russa pela Universidade Estadual de Pedagogia da República da Armênia.
Na Armênia, trabalhou como jornalista, tendo cursado no IWPR (Institut for War & Peace Reporting), na sede do Cáucaso, e no teatro Estadual de Drama na República da Armênia. Em Porto Velho (RO), realizou a exposição fotográfica Armênia - 3.000 anos de história e participou do Seminário do Plano Nacional de Cultura. Haroyan teve poesias publicadas na compilação lançada pela Universidade Federal da sua cidade.
É autor e ator da peça 1915, dirigida por Rogério Rizzardi, que entrou em cartaz no teatro Espaço Viga Cênico em 2013/2015, autor e ator da tragicomédia Fora Desse Mundo, dirigida por Kléber Góes, que estreou em 2017 na mostra Fringe, que integrou o Festival Internacional de Teatro de Curitiba. Em São Paulo, a peça entrou em cartaz no Espaço Parlapatões e em seguida, no Teatro Municipal Arthur Azevedo.
Arthur atuou em mais de 25 peças teatrais na Armênia, no Teatro EstadualHovhannes Abelyan, na sua terra natal, e em diversos espetáculos no Brasil, entre eles: A escolha, Agreste, Malandragem S.A. (baseado na peça Ópera do malandro), Orgulho e Preconceito, 1915 e Fora Desse Mundo, entre outras. Atuou no curta-metragem Um gole de conhaque ou um perfume qualquer, O que vem depois de adeus e Uma chamada perdida. Possui diversos trabalhos na publicidade nacional e internacional e participações em novelas brasileiras. Sua história de vida foi destaque no Programa do Jô em 2013 e 2015.
SOBRE “O ARMÊNICO”:
Jô Soares: “Isso aqui é um verdadeiro aventureiro, acho isso maravilhoso”.
Aracy Balabanian: “Você é um rapaz insistente, igual ao meu pai e o nosso povo. Isto é admirável”.
SERVIÇO:
Pré-venda: https://thebookseditora.com/produtos/o-armenico-arthur-haroyan-envios-a-partir-do-dia-20-de-marco/
Noite de autógrafos: 19/03, livraria Martins Fontes (Av. Paulista, 509 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01311-910), das 19:00 – 21:00
FICHA TÉCNICA:
Autor – Arthur Haroyan (INSTAGRAM: @arthurharoyan)
Editora – The Books
Capa – Marcus Pallas
Ilustrações – Marlon Thor
Agente – Heloisa Cruz
0 comments:
Postar um comentário