Naican Escobar - Foto divulgação
Naican Escobar (2000) é um escritor romancista brasileiro e cruz-altense, autor de livros do seguimento chamado de Young adult – a literatura para adolescentes e jovens adultos. Naican Costa Escobar nasceu em Cruz Alta, no estado do Rio Grande do sul, no dia 30 de maio de 2000.
ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
Naican Escobar: Minhas primeiras experiências com leitura e escrita foram em casa. Aprendi a ler relativamente cedo, aos 6 anos, vendo minha mãe ensinar minha irmã mais velha. Cedo também foi meu contato com a leitura, os livros e a literatura. Minha mãe, e avós, compravam livros diversos. E nós líamos tudo. Sou um Jovem que tem assinatura de revistas e jornais meus amigos me acham muito clássico mas a questão não é ser clássico e sim saborear o lado bom da leitura. Aos dezoito anos já tinha lido muitos clássicos da literatura brasileira e estrangeira. Até meio incompreensíveis para mim. Memórias do Cárcere, do Graça; Culpa das Estrelas, do John Green: Memórias Póstumas de Brás Cubas do Machado de Assis. Aliás, esse último releio de quando em quando, pois sempre acho que não dei conta.
Naican Escobar: O Recomeço de Elisa Amyr é um livro que levanta discussões sobre depressão na adolescência, Elisa é uma jovem de 17 anos que se recupera de uma depressão. Tímida, se esconde em seu próprio mundo depois que sua melhor amiga se suicida. Muda de cidade com a nova proposta de trabalho do seu pai e começa a redigir cartas para a amiga que partiu. É através destes textos que a protagonista se revela para os leitores. A obra, de 2020, é muito mais que uma história em torno do universo adolescente. Há elementos preciosos na narrativa que construí, que trazem à tona discussões pertinentes sobre a depressão e suas consequências. No início dos anos de 2007, acompanhamos – por meio das cartas escritas pela protagonista Elisa Amyr – o bombardeio de emoções, receios e sentimentos que assolam a rotina da menina de 17 anos. É importante falar de saúde mental nos livros principalmente ao público jovem e adulto.
Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir sua obra?
Naican Escobar: O livro tem algumas partes em fatos reais. A experiência que tive trabalhando na área da saúde mental fez com que eu conhecesse mais a realidade de alguém com depressão principalmente jovens que atendi como terapeuta psicanalista e também quando atuei em um centro de atenção psicossocial além disso tenho muitos amigos que infelizmente convivem com o mal do “século” a Depressão. Conclui a obra em 4 messes me dedicando quase 100% do tempo a escrever todos os dias.
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho que você acha especial em seu livro?
Naican Escobar: Todo mundo deveria ser aplaudido pelo menos uma
Vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo de alguma
maneira. Tudo o que temos de decidir é o que fazer com
o tempo que nos é dado e não esquecer que estamos livres
para amar, para chorar, ficar triste e felizes sem qualquer
obrigação. E está tudo bem ser assim. A única verdade que
realmente sei é que, por mais que seja difícil, sempre teremos
alguém importante por perto
Acredito que as possibilidades de recomeço residem nos relacionamentos interpessoais – como naqueles que a Elisa Amyr começa a experimentar na nova etapa de vida, rica em descobertas e novos afetos. “Haverá dias difíceis mais também dias brilhantes”
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
Naican Escobar: O livro está disponível em Formato E-book e Livro Impresso em diversas Lojas online tais como Amazon, Americanas, Submarino, Mercado livre entre outras e também no site da Editora Flyve para o leitor me encontrar e saber mais um pouco do meu trabalho literário pode me acompanhar no Instagram @naican.escobar e também na página do facebook @autornaicancostaescobar
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
Naican Escobar: Sim, o próximo livro conta a história de um menino que aparentemente é rebelde e tem depressão a estória envolve festas alucinantes, amizades, experiências e superações.
Perguntas rápidas:
Um livro: “ As vantagens de ser invisível”
Um (a) autor (a): Stephen Chbosky
Um ator ou atriz: Daniel Radcliffe
Um filme: Harry Potter
Um dia especial: O Lançamento do livro O Recomeço de Elisa Amyr
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Naican Escobar: Gostaria de encerrar dizendo que é importante discutirmos mais sobre saúde mental até mesmo nos livros, essa temática que tanto é importante para a população mundial, falar de saúde mental é falar de equilíbrio , é conciliar as emoções e sentidos com as experiências vividas, é importante discutir sobre saúde mental também por que ajuda a formar pessoas mais empáticas , preocupadas com o próximo dessa forma esses momentos de leitura auxiliam na conscientização sobre a saúde Mental. Sempre falo “Haverá dias difíceis mais também dias brilhantes”
0 comments:
Postar um comentário