A Chiado Books lança dia 13 de fevereiro o livro de contos Chico Buarque no Olho Mágico, de Laís Amaral Junior. O livro que já está disponibilizado para pré-venda nos Sites da editora e de livrarias tradicionais como Travessa e Martins Fontes, será lançado também em Portugal, Angola e Cabo Verde. É o primeiro volume de contos do autor que já participou de coletâneas do gênero com vários autores e publicou romances, crônicas e poesia.
Os contos
As treze histórias que compõem o volume são distintas nas temáticas, na geografia, no tempo e driblam a rigidez do chamado estilo próprio. Da estranheza do personagem atraído e assustado pela a cor vermelha, ao assombro daquele que percebe seu quarto invadido por um inseto colossal, passando pelo casal de militantes políticos e as adversidades enfrentadas nos anos de chumbo, percebe-se a presença da realidade simples do dia a dia, mas que por vezes impressiona mais do que a ficção. Tem ainda o famoso heterônimo do poeta que busca a bela da lenda, o terror da pandemia, ousadas gastronomias, singelezas e fantasias delirantes. E claro, o conto que dá nome ao livro, com suas citações e imagens, como senhas cúmplices para os fãs de Chico Buarque. No final, o posfácio (Esse Cara) esclarece o porquê do conto que dá nome à peça.
Sobre o autor
O autor é natural de Nova Iguaçu-RJ, morou em Angra dos Reis e já de algum tempo vive em Resende-RJ. Foi jornalista e radialista boa parte da vida profissional. Atualmente e funcionário da Secretaria de Turismo de Resende e mantém colunas semanais em veículos digitais: Jornal Beira-Rio (www.jornalbeirario.com.br) e Revista Criativos (www.criativos.blog.br). As publicações mais recentes foram: Água de Passarinho (poesia), Os tomates do Padre Inácio – memórias domésticas do palavrão (crônicas), Que delícia de Cadete – memórias de uma cadetina depravada (romance) e Crônica da Meia Noite – o dragão alçou voo (romance futurista). Também sobrevoa a área da composição musical popular, geralmente com parceiros. Algumas criações gravadas pelo saudoso Bezerra da Silva e por outros menos conhecidos como ‘O Fino do Samba’ e Guido de Castro, seu parceiro mais constante.
Influências
A despeito de uma aparente ausência de estilo do autor, o editor-adjunto da Kotter Editorial e também escritor, Daniel Osiecki chamou a atenção para elementos que julgou interessantes, que ressalta na obra: “O autor demonstra uma ótima variação estilística em seu volume. Seus contos ficam entre a narrativa policial noir, narrativa atmosférica (aquela em que, segundo Eduardo Lourenço, o espaço exerce influência direta sobre a ação) e a narrativa de ação, lembrando muito livros de Luiz Alfredo Garcia-Rosa e claro, por que não? Dalton Trevisan”.
Venda
O livro impresso estará nas livrarias parceiras da Chiado Books, dia 13 de fevereiro e no Site: www.chiadobooks.com. Para a pré-venda, seguem os links abaixo: Livraria Martins Fontes, Livraria da Travessa, Amazon (e-book), Kobo (e-book), Fnac Portugal (e-book), Google Books (e-book).
Contatos
Facebook: Escritor Laís Amaral Jr.
Instagram: @laisamaraljr.escritor
lais.amaraljunior@gmail.com
Por: Marcos I. Moraes
0 comments:
Postar um comentário