O jornalista e escritor Arthur Dapieve comanda a Oficina de Crônica pelo Instituto Estação das Letras, com a finalidade de definir, apreciar e praticar a crônica, considerado gênero jornalístico-literário que alguns estudiosos veem como essencialmente brasileiro. A “Oficina da Crônica” será realizada virtualmente dias 11, 13 e 15/01, das 19h às 21h.
Dapieve provocará os alunos já na primeira aula, quando prevê falar sobre a história deste gênero. Leitura de crônicas clássicas e comentários sobre a produção dos participantes fazem parte do escopo das aulas.
No mesmo dia, Suzana Vargas começa a sua oficina introdutória sobre “Gêneros Literários”. E segue com a programação 13, 14 e 15/01, das 19h às 21h. O objetivo é identificar os procedimentos técnicos que caracterizam cada um dos gêneros literários: prosa, poesia, romance, conto e crônica, além de desenvolver o estudo e a criação de textos a partir da leitura de diversas modalidades textuais.
Inscrições e informações pelo e-mail iel@estacaodasletras.
Sobre o Instituto Estação das Letras:
O IEL nasceu do legado da Estação das Letras, instituição pioneira na formação de leitores, escritores e profissionais do livro, fundada em 1996 pela poeta, escritora e professora Suzana Vargas, hoje diretora do Instituto.
Com programações culturais e ações de capacitação voltadas para criação literária e para o mercado editorial, coleciona em sua cartela de cursos, oficinas e workshops os principais nomes do mercado do livro e da literatura brasileira.
Por suas salas de aula passaram talentos publicados e premiados no Brasil e no exterior. São mais de 500 livros editados e, pelo menos, 48 mil pessoas impactadas com a programação cultural e formativa, que somam 6.600 eventos e 4.000 professores capacitados.
Em 2020, passou a disponibilizar sua programação de aulas e eventos de forma virtual, em virtude da necessidade de isolamento social, chegando aos quatro cantos do país e recebendo também alunos de fora do Brasil, um desejo que nutria há algum tempo.
0 comments:
Postar um comentário