A 5ª. edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, o mais abrangente mapeamento do comportamento leitor brasileiro, trouxe entre suas novidades um painel mais abrangente da leitura de literatura no País. Um dos principais resultados desse módulo novo é a importância do professor como um influenciador não só na escolha dos títulos, como também em seu papel no despertar do interesse pelo gênero (contos, crônicas, romances, poesia). Em 2019, 62% dos leitores de livros de literatura revelam ter se interessado por este gênero a partir de uma indicação da escola ou professor (contra 44% dos leitores de literatura apenas em outros meios) e 50% por influência de amigos (33% para os leitores por outros meios). O cinema e a música também cumprem o papel relevante neste sentido: 54% dos leitores de livros de literatura dizem que seu interesse surgiu a partir de filmes baseados em livros ou história de autores (contra 41% de leitores de literatura exclusivamente em outros meios além do livro) e 34% dos leitores de livros deste gênero citam as letras de música (contra 31% dos leitores em outros meios). As mães ou responsáveis do sexo feminino estão em quinto lugar como influenciadoras, com 40% das menções dos leitores de livros de literatura e 25% para leitores por outros meios, enquanto os pais ou responsáveis do sexo masculino ficam em nono, sendo mencionados por 26% dos leitores de livros deste gênero e por 15% dos leitores de literatura apenas em outros meios além do livro.
Os influenciadores digitais, como youtubers, revelam-se também como atores importantes, pois 26% dos leitores de livros de literatura e 25% dos leitores de literatura em outros meios citam seu papel no interesse pelo gênero. Em um patamar semelhante, os bibliotecários e atendentes de biblioteca são citados por 21% dos leitores de livros de literatura, mas por apenas 10% dos leitores de literatura em outros meios. Para efeito de comparação, a influência do marido, esposa ou companheiro (a) é mencionada por apenas 12% dos leitores de livros de literatura, proporção próxima dos 10% de leitores deste gênero em outros meios.
Baixe o pdf da pesquisa a partir de 14 de setembro no site do IPL: (http://www.prolivro.org.br)
Sobre a Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil
Realizada a cada quatro anos, a Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil é a única pesquisa nacional que tem por objetivo avaliar o comportamento leitor do brasileiro. Realizada desde 2007, pelo Instituto Pró-Livro, cuja missão é contribuir para que o Brasil seja um país de leitores, a pesquisa chega à 5ª edição com novo parceiro e muitas novidades. O IPL contou, nesta 5ª Edição, com a parceria do Itaú Cultural para a sua realização. Em um processo de constante aperfeiçoamento, o número de entrevistas foi ampliado de 5 mil para 8 mil, permitindo a leitura dos resultados por capital, além das cinco regiões brasileiras. Esta edição também dedicou um módulo específico aos hábitos de leitura de literatura dos brasileiros, com mais dados sobre os fatores e influências no interesse por literatura, autores preferidos e formatos e/ou dispositivos escolhidos.
O objetivo da Retratos de Leitura é conhecer o comportamento do leitor brasileiro com 5 anos ou mais (alfabetizado ou não), medindo a intensidade, forma, limitações, motivação, condições de acesso ao livro (impresso e digital) pela população, orientado por sua missão de contribuir com as políticas públicas e expandir o público leitor. A coleta de dados foi encomendada ao IBOPE Inteligência, através de entrevistas domiciliares, face a face, com registro das respostas em tablets, e aconteceu entre 28 de outubro de 2019 a 13 de janeiro de 2020, ou seja, meses antes da pandemia de coronavirus, não havendo, portanto, interferência dessa situação na realização ou nos resultados da pesquisa.
No total, foram realizadas 8076 entrevistas, em 208 municípios, sendo 5874 nas capitais de 26 estados. Os resultados da pesquisa podem ser analisados para o total do Brasil, pelas cinco regiões e por capitais, e eles foram ponderados considerando os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) de 2017, do IBGE. Com um intervalo de confiança estimado de 95%, a margem de erro máxima estimada é de 1,1 p.p. para mais ou para menos,
Sobre o Instituto Pró-Livro: O IPL (www.prolivro.org.br) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, criada e mantida pelas entidades do livro - Abrelivros, CBL e SNEL - com a missão de transformar o Brasil em um país de leitores. Tem como objetivo promover pesquisas e ações de fomento à leitura. Realiza, periodicamente, a pesquisa Retratos da leitura no Brasil, maior e mais completo estudo sobre o comportamento do leitor brasileiro, a fim de avaliar impactos e orientar ações e políticas públicas em relação ao livro e à leitura, visando, assim, melhorar os indicadores de leitura e o acesso ao livro. Lançou este ano (2019), a pesquisa Retratos da Leitura - Bibliotecas Escolares , para identificar o impacto das bibliotecas na aprendizagem dos alunos .Também é responsável pelo Prêmio IPL - Retratos da Leitura, que busca homenagear organizações que desenvolvem práticas de incentivo à leitura e, desse modo, promovê-las e difundi-las, de maneira que ganhem amplitude e investimentos, orientem políticas públicas e inspirem outras iniciativas pelo Brasil. O IPL também conta com outra ação importante, a Plataforma Pró-Livro - uma plataforma digital colaborativa que reúne informações sobre as práticas de leitura ao redor do país e incentiva a conexão entre essas experiências. Os projetos premiados e cadastrados estão mapeados e podem ser conhecidos na Plataforma Pró-Livro (http://www.plataformaprolivro.org.br).
0 comments:
Postar um comentário