ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Você é bisneto direto do abolicionista Antônio Bento (1843 – 1898), poderia comentar?
Luiz Antônio Muniz de Souza e Castro: Correto. Sou bisneto direto do biografo. O primogênito de Antônio Bento, Bento Joaquim, era meu avô, pai do meu pai. Por coisas dos destino, quando meu pai nasceu sua mãe, um mês depois ,veio a falecer e com isso meu pai foi criado pela esposa, minha bisavó, de Antonio Bento. Por intermédio do meu pai que conviveu com d. Benedita Amélia até os 18 anos, tive conhecimento dos fatos na raiz.
Conexão Literatura: Você escreveu em coautoria da jornalista Débora Fiuza de Figueiredo Orsi, a obra A Redenção de Antônio Bento, biografia de Antônio Bento. Como foram suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir a obra?
Luiz Antônio Muniz de Souza e Castro: Foi mais de uma década de pesquisas - tínhamos que comprovar as informações que possuíamos com documentos que pudessem avalizar as informações . Por outro lado tínhamos que desfazer equívocos históricos sobre a trajetória de Antônio Bento, pois no decorrer dos anos esses equívocos foram sendo repetidos. A biografia coloca as coisas nos seus devidos para que o livro possa ter um longo percurso e servir de base cientifica para futuros trabalhos sobre a Abolição.
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?
Luiz Antônio Muniz de Souza e Castro: São vários, citarei alguns: muito se fala nas Hospedaria dos Imigrantes, todavia jamais foi citada a Hospedaria do Negros que Antônio Bento criou; que a Princesa Isabel foi madrinha de uma das filhas do meu bisavô, Isabel. O fato interessante é que foi por procuração pois a Princesa ja se encontrava no exílio (13 de maio de 1893); que Antônio Bento comprou uma extensa área e fez loteamento doando terrenos, 15 metros de frente por 50 metros de fundos, para os Caifazes, etc.
Conexão Literatura: Você possui algum artefato ou fato que pertenceu ao abolicionista Antônio Bento?
Luiz Antônio Muniz de Souza e Castro: Tenho sim, poucos mas tenho; filtro e lustre da sua residência; balança de cartas; prisma; e o mais interessante é a colher da sua última refeição.
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
Luiz Antônio Muniz de Souza e Castro: Para qualquer informação temos a site www.antoniobento.com - podendo procurar Débora ou Luiz Antônio. estaremos sempre à disposição de qualquer pessoa, principalmente estudantes.
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
Luiz Antônio Muniz de Souza e Castro: Sim, recebemos algumas propostas de um documentário sobre Antônio Bento, também será lançado um ebook da biografia.
Perguntas rápidas:
Um livro: "A Redenção de Antônio Bento"
Um (a) autor (a): Fernando Jorge (autor da biografia de Santos Dumont)
Um ator ou atriz: Paulo Autran
Um filme: As Pontes de Madison
Um dia especial: 13 de maio / 20 de novembro
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Luiz Antônio Muniz de Souza e Castro: Agradecemos, Débora e eu, o espaço importantíssimo que nos concederam e, aproveitando, cumprimentamos pelo excelente trabalho desenvolvido pela Conexão Literatura em prol da cultura brasileira.
Com essa obra, que traz a realidade sobre Antônio Bento e a causa à qual dedicou sua vida, finalmente o heroi será conhecido e ocupará o lugar em que sempre deveria estar na História. Parabéns à revista Conexão Literatura pela oportuna divulgação, e ao Luiz Antônio Muniz de Souza e Castro por assim honrar seu bisavô!
ResponderExcluir