Sandro Souza - Foto Divulgação |
Fale-nos sobre você.
Nascido em 4 de novembro de 1972, em Jacareí-SP, filho de José Pinto de Souza (in memoriam) e Maria Oliveira de Souza, ele, metalúrgico e posteriormente porteiro aposentado, ela, manicure e vendedora por catálogo, foram, sem dúvida, seus maiores educadores. Não teve oportunidade de cursar educação infantil, mesmo assim, seu irmão, Valdir Souza, por orientação de sua mãe, ensinava-lhe a tabuada todos os dias. Estudou o 1º ano do Ensino Fundamental na E.E. Dona Benedita Freire de Macedo. Mudou-se para Mauá-SP, pois seu pai precisava partir em busca de uma nova oportunidade de emprego para manter a família. Em Mauá, terminou seus estudos no Ensino Fundamental I e II, além de cursos extracurriculares, inclusive, idiomas. Cursou a Escola Técnica Federal de São Paulo e certificou-se em Técnico em Mecânica. Trabalhou na indústria por 4 anos, ao mesmo tempo que cursava Bacharelado em Matemática no Centro Universitário Fundação Santo André e já ministrava aulas como eventual na escola pública. Desde então, tem se dedicado à educação: escolas regulares, escolas de idiomas, cursos profissionalizantes, cursos livres e estudo, muito estudo. Nesta trajetória educacional, algumas de suas conquistas em formação são:
Especialista em Cérebro Bilíngue pela Universidade de Houston (USA);
Especialista em Psicologia Positiva (Universidade da Pensilvânia - USA);
Especialista em Bem-Estar pela Universidade de Yale (USA);
Especialista em Coordenação Pedagógica pela PUC-SP;
Especialista em Neurociência da Linguagem pela USP;
Especialista em PNL (SBPNL);
MBA em Gestão de Recursos Humanos - FMU;
Pós-Graduação em Práticas em Educação Bilíngue – UNIDBSCO;
Pós-Graduação em Psicologia Positiva com Coaching (FML – RS);
Pedagogo (FSA);
Orientador e Gestor Escolar (FSA);
Bacharelado e Licenciatura em Matemática (FSA);
Master Trainer em Coaching (IBC);
Analista Comportamental (IBC);
Coach Ericksoniano (IBC);
Membro da International Coaching Council – ICC;
Membro da Behavioral Coaching Institute - BCI;
Membro da International Association of Coaching - IAC;
Membro da Global Coaching Community - GCC;
Administrador Certificado para aplicação dos exames internacionais de proficiência em inglês TOEIC (ETS – USA), PTE PROFESSIONAL (PEARSON VUE – UK);
Proficiente em inglês, francês e alemão;
Fluente em italiano;
Estudante de japonês;
Coautor de EDUCAÇÃO BILÍNGUE: pedagogia e linguística em duas línguas (Plêiade, 2005);
Guia oficial Disney.
ENTREVISTA:
Fale-nos sobre o seu livro. O que o motivou a escrevê-lo?
Em 2004, em um curso para Coordenadores Pedagógicos na PUC-SP, conheci alguns Coordenadores de Escolas Bilíngues. Recém-casado, eu já me imaginava educando meu(minha) filho(a) de forma bilíngue e comecei a me interessar pelo assunto. Iniciei muitas leituras sobre o assunto. Em 2015, participei do 1st Brazilian Bilingual School Conference. Eu já pertencia ao mundo bilíngue desde 1994. Já eram, pelo menos, 11 anos de caminhada em escolas de idiomas. Foi quando Patricia Sinelli, estudante de Letras à época, e eu, pedagogo bilíngue, decidimos escrever, em parceria, o livro EDUCAÇÃO BILÍNGUE: Pedagogia e Linguística em duas línguas, publicado pela Editora Plêiade, em 2005. Não tivemos comercialização. Em 2005, o tema Educação Bilíngue parecia uma realidade muito distante da região do grande ABC paulista. Desde então, continuei a me especializar mais e mais a respeito do assunto. Em agosto de 2008, já no segundo casamento, nasceu minha filha Maria Eduarda que me ajudou, me ajuda e me estimula a realizar meu sonho da Educação Bilíngue. Nela, eu encontro minha motivação para seguir adiante e possibilitar a outros que possam ter acesso a uma educação global e de qualidade, independentemente do idioma escolhido.
O que é Educação bilíngue 4.0?
A Educação Bilíngue 4.0 é uma educação que pretende contribuir com a formação do ser humano do século XXI. Baseia-se na criatividade, na inventividade, no uso de recursos variados, todos a serviço da solução de problemas reais que ajudam a transformar o mundo. Neste, sentido o idioma ou idiomas entra(m) como elemento(s) de conexão com as diversas realidades e possibilidades globais. Este tipo de Educação exige uma filosofia de vida baseada no life-long learning (aprender para a vida toda). E eu, verdadeiramente, acredito que aprender é uma missão para a vida toda. Podemos dar exemplos muito atuais do uso da educação bilíngue 4.0 na vida das pessoas de hoje. O primeiro exemplo foi a brusca queda (BEAR MARKET) e a consequente parada (CIRCUIT BREAKER) que aconteceu nas bolsas de valores nos últimos meses. Este fenômeno de efeito global foi muito melhor absorvido por aqueles que puderam se antecipar às informações em outras bolsas pelo mundo, refletir, analisar, tomar decisões, avaliar riscos e agir para solucionar os problemas existentes. Aqueles que tiveram mais informações globais, tiveram mais recursos para a tomada de decisões, o que pode favorecer no momento das escolhas. O segundo exemplo refere-se à pandemia do covid-19 que trouxe consequências globais. Da mesma forma que o exemplo anterior, aqueles que tiveram mais acesso a informações globais puderam antecipar-se aos fatos e encaminhar soluções mais rapidamente, minimizando perdas e, em alguns casos, aumentando ganhos. A solução de problemas pode-se remeter, inclusive, às questões de saúde. Para aqueles que dominam o inglês, por exemplo, podem, assim como eu, certificar-se pela Organização Mundial de Saúde (WHO) para aprender adequadamente como agir para combater o coronavírus. Esta formação, por exemplo, é fundamental para quaisquer pessoas em posição de liderança: comunitária, educacional, empresarial, industrial, entre outros, e, por que não, em nossos próprios lares. A Educação Bilíngue 4.0 é, não o futuro da educação, mas o presente que pretende construir um futuro melhor, mais feliz e mais próspero.
Quais os princípios e a importância da Educação bilíngue?
A Educação Bilíngue tem como princípios:
Promover a equidade linguística;
Possibilitar o biletramento;
Expandir o acesso à educação de qualidade;
Potencializar a inclusão global;
Exponencializar a aprendizagem.
Talvez a importância da Educação Bilíngue diga respeito a permitir que o ser humano continue se desenvolvendo e se conectando globalmente, de sorte a ampliar suas possibilidades de aprendizagem experiencial e de construir uma rede global de relacionamentos que de forma colaborativa pode contribuir para soluções de problemas globais mais prontamente e otimizando o uso de recursos.
Você poderia falar sobre o projeto "de capacitação de talentos"?
O DOM BOSCO MAUÁ em parceria com a SS TREINAMENTOS desenvolve programas de formação para profissionais de educação, estudantes, pais e alunos.
Atualmente, temos alguns programas em andamento:
DOM FORMADOR – Formação de Professores Reflexivos Bilíngues
DURAÇÃO: 15 meses
MODALIDADE PRESENCIAL: 18 X R$189,00
MODALIDADE A DISTÂNCIA: 18 X R$89,00
INSCRIÇÕES MENSAIS: (11) 96944-3432 – falar com Nayra
LINK: https://rebrand.ly/eusouDOM
DOM PARENT EDUCATION PROGRAM – Formação em educação parental
DURAÇÃO: 6 meses
MODALIDADE A DISTÂNCIA: gratuito
INSCRIÇÕES MENSAIS
LINK: https://rebrand.ly/DOMPARENTEP
DOM PRE-NATAL EDUCATION – Formação de Professores em Educação Pré-Natal Bilíngue
DURAÇÃO: 15 MESES
MODALIDADE PRESENCIAL: 18 X R$189,00
MODALIDADE A DISTÂNCIA: 18 X R$89,00
INSCRIÇÕES MENSAIS: (11) 96944-3432 – falar com Nayra
LINK: em breve
DOM BILÍNGUE – Programa de estágios
PÚBLICO-ALVO: estudantes de licenciatura
: Os participantes do DOM BILÍNGUE podem participar, gratuitamente, de quaisquer uma das formações anteriores. As inscrições para o programa só podem ser feitas via parceria com a universidade.
UNIVERSIDADES INTERESSADAS: agendar visita com Nayra: (11) 96944-3432
Qual é o futuro da Educação Bilíngue?
Em breve, o conceito de Educação Bilíngue ficará para trás. Não será mais suficiente para atender às demandas atuais. Neste momento que se aproxima, deveremos partir para a Educação Multilíngue que contempla a aprendizagem por meio de mais de dois idiomas. O DOM BOSCO MAUÁ já está se preparando para esta realidade. Temos aulas hoje em português, inglês e espanhol. E, a partir de 2021, teremos aulas em francês e certificação internacional de proficiência em francês. Estamos, também, finalizando parceria para cursos em libras. Queremos imprimir um novo ritmo na Educação do Grande ABC e estamos trabalhando arduamente para isso. Nosso lema: iterar* sempre.
*iterar: utilizar recursos que possibilitem a melhoria contínua de pessoas e processos. Iteração é a base para a Excelência de Aristóteles.
Sandro Souza
Head of School
e-mail: sandrosouza@sstreinamentos.com
CIDA SIMKA
É licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Autora, dentre outros, dos livros O enigma da velha casa (Editora Uirapuru, 2016), Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019) e O enigma da biblioteca (Editora Verlidelas, 2020). Organizadora dos livros: Uma noite no castelo (Editora Selo Jovem, 2019), Contos para um mundo melhor (Editora Xeque-Matte, 2019), Aquela casa (Editora Verlidelas, 2020) e Um fantasma ronda o campus (Editora Verlidelas, 2020). Colunista da Revista Conexão Literatura.
SÉRGIO SIMKA
É professor universitário desde 1999. Autor de mais de seis dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a série Mistério, publicada pela Editora Uirapuru. Membro do Conselho Editorial da Editora Pumpkin e colunista da Revista Conexão Literatura. Seu mais novo livro se intitula Pedagogia do encantamento: por um ensino eficaz de escrita (Editora Mercado de Letras, 2020).
0 comments:
Postar um comentário