Tendo lido mais de cem livros durante a pandemia, Gérson resolveu pôr umas ideias no papel e começou:
Meu querido “diario”...
Abruptamente, a caneta foi tomada de suas mãos e, com horror, Gérson viu que ela, sozinha, principiou a escrever na folha. Ao mesmo tempo, ele ouvia cada linha pronunciada:
Que ideia mais babaca, seu babaca! Escrever “meu querido diário...”. E saiba que “diário” tem acento, pois é uma palavra paroxítona terminada em ditongo. Fugiu da escola, mané? Para escrever, é necessário ser original, ter ideias fantásticas, seu imbecil. Você não passa de um estrupício...
Com raiva, Gérson pegou a folha, amassou-a e arremessou-a no cesto de lixo.
Abaixou, pegou uma garrafa de vodca e encheu um copo até a borda. Quando ia beber, ouviu:
– Não vai oferecer?
Derramou todo o líquido em sua blusa, olhando para os lados, com muito medo, pois se encontrava sozinho no escritório.
– Quem falou isso? – examinava o ambiente.
De repente, olhou para o aquário sobre a cômoda.
E o peixinho:
– Foi o vaso quem falou.
E Gérson automaticamente olhou para o vaso de orquídeas, próximo do pequeno aquário.
E o vaso:
– Seu peixe dedo-duro!
FIM
CIDA SIMKA
É licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Autora, dentre outros, dos livros O enigma da velha casa (Editora Uirapuru, 2016), Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019) e O enigma da biblioteca (Editora Verlidelas, 2020). Organizadora dos livros: Uma noite no castelo (Editora Selo Jovem, 2019), Contos para um mundo melhor (Editora Xeque-Matte, 2019), Aquela casa (Editora Verlidelas, 2020) e Um fantasma ronda o campus (Editora Verlidelas, 2020). Colunista da Revista Conexão Literatura.
SÉRGIO SIMKA
É professor universitário desde 1999. Autor de mais de seis dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a série Mistério, publicada pela Editora Uirapuru. Membro do Conselho Editorial da Editora Pumpkin e colunista da Revista Conexão Literatura. Seu mais novo livro se intitula Pedagogia do encantamento: por um ensino eficaz de escrita (Editora Mercado de Letras, 2020).
0 comments:
Postar um comentário