Crédito da foto: Bruno Cantini/ Clube Atlético Mineiro - Foto divulgação |
Em uma tarde literária especial durante a próxima quarta-feira, dia 20 de maio, o poeta e escritor Pedro Gonzaga apresenta detalhes da trajetória e obra da autora, além de dar voz a alguns dos maiores poemas já publicados pela mineira
Em sua primeira edição on-line e gratuita, o projeto Poesia no Ling homenageia a escritora mineira Adélia Prado com uma tarde literária dedicada a leitura, discussão e apresentação da sua obra. No encontro virtual que ocorre na próxima quarta-feira, dia 20 de maio, às 16h, o também poeta e escritor Pedro Gonzaga analisará a trajetória da autora e dará voz a alguns dos poemas mais marcantes já publicados por ela. A atividade será transmitida ao vivo, com possibilidade de interação entre o ministrante e o público. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.
Adélia Prado nasceu em Divinópolis, Minas Gerais, em 1935, onde reside até hoje. Formada em Magistério e Filosofia, a professora, contista e poetisa é considerada uma das escritoras mais importantes da literatura brasileira contemporânea. Com linguagem simples e vocabulário coloquial, seus poemas são leves e marcantes, trazendo elementos do feminino, da fé cristã e do cotidiano. Em março deste ano, foi escolhida como Personalidade Literária do Prêmio Jabuti, uma das mais importantes premiações do Brasil. A escritora também foi vencedora do prêmio em 1978 com o livro O Coração Disparado.
Pedro Gonzaga ministrará a aula especial Crédito da foto: Tainá Henn |
Pedro Gonzaga é tradutor, poeta e escritor. Doutor em Literatura pela UFRGS, com diversas publicações, desenvolve há anos trabalhos com turmas de escrita criativa, voltadas para o público jovem e adulto. Atualmente é cronista do jornal Zero Hora e do Estado de São Paulo. Nasceu em 1975 em Porto Alegre, cidade onde vive.
O projeto Poesia no Ling é uma visita à obra de grandes autores do gênero. A cada mês, um professor de literatura é convidado a apresentar um determinado autor, além de dar voz a poemas especialmente selecionados. O próximo encontro, também on-line e gratuito, ocorrerá no dia 24 de junho, com Sergius Gonzaga apresentando textos de Pablo Neruda. A atividade é uma realização do Instituto Ling e do Ministério da Cidadania / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens, Fitesa e America Tampas.
SERVIÇO – LITERATURA – EVENTO ON-LINE
Poesia no Ling
Pedro Gonzaga apresenta a obra de Adélia Prado
Dia 20 de maio, quarta-feira, às 16h
Gratuito, mediante inscrição prévia pelo site www.institutoling.org.br
Classificação etária: Livre
Duração: 90 minutos
Informações úteis
Fone: 51 3533-5700
Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. A abertura de seu Centro Cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre-pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.
Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da "holding company" Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.
0 comments:
Postar um comentário