Hilda Hilst |
A escritora, homenageada na 22ª mostra da série Ocupação, realizada em 2015 na instituição, pode ser revisitada em seu site. Ali, os novos e antigos leitores da autora de A Obscena Senhora D e O Caderno Rosa de Lori Lamby encontram audiovisuais, textos, documentos originais digitalizados, entrevistas que remetem à trajetória de uma das mais importantes literatas brasileiras. Ainda, na Enciclopédia Itaú Cultural acessam referências bibliográficas e de seus contemporâneos, em cruzamentos com peças derivadas de sua obra e outros poetas influenciado por ela
Todas as mostras da série Ocupação, realizadas pelo Itaú Cultural, além de envolver o visitante em um ambiente projetado para o aproximar da vida e obra da personalidade homenageada, deixam um rastro digital. Nele, hoje, segue sendo possível conferir fotos, documentos, manuscritos, obras originais, audiovisuais, entrevistas e uma série de outros registros levantados durante as pesquisas feita para a elaboração de cada exposição. Desta vez, o site do instituto destaca a Ocupação Hilda Hilst, realizada em 2015, convidando o visitante online a mergulhar no universo da poeta, na semana em que ela completaria 90 anos. Ela nasceu no dia 21 de abril de 1930, em Jaú, e morreu em Campinas em 4 de fevereiro de 2004.
Em www.itaucultural.org.br/ocupacao/hilda-hilst/ é possível ver originais de suas obras fundamentais, textos manuscritos, anotações sobre o seu cotidiano e processo de criação, o áudio de uma entrevista concedida por ela à jornalista e também poeta Luiza Mendes Furia, fotos pessoais e alguns de seus admiradores, como a cartunista Laerte Coutinho, declamando alguns de seus poemas preferidos, entre outros.
Hilda é autora de obras como Kadosh, Júbilo, memória, noviciado da paixão, Com meus olhos de cão, além de A obscena senhora D. e O caderno rosa de Lori Lamby. Os últimos dois títulos mencionados também podem ser apreciados, em audiovisuais no site da organização. Em um deles, a atriz Iara Jamra fala sobre o processo de encenação de O Caderno Rosa de Lori Lamby, adaptado para o teatro, com direção de Bete Coelho. Em outro, é possível assistir à atriz Suzan Damasceno em um trecho do monólogo A Obscena Senhora D, adaptado em 2013, com direção de Donizeti Mazonas e Rosi Campos.
Na Enciclopédia Itaú Cultural (https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa3170/hilda-hilst) é possível encontrar também sua biografia completa, com links para os espetáculos derivados de suas obras e para outros artistas que a influenciaram como Gregório de Matos, Bernardo Guimarães, Lygia Fagundes Telles e Caio Fernando Abreu, possibilitando uma pesquisa ampla sobre seu universo.
Com a programação suspensa desde o dia 17 de março em razão da pandemia do Covid19, a organização tem intensificado a produção de materiais e conteúdos pensados para toda a família, ampliando a produção de conteúdo para diversos públicos, como podcasts, cursos de EAD e vídeos, no site e redes sociais da instituição e na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Para acessar: www.itaucultural.org.br.
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
0 comments:
Postar um comentário