João Barone, autor e membro da banda Os Paralamas do Sucesso, é destaque da nova edição da Revista Conexão Literatura – Setembro/nº 111

  Querido(a) leitor(a)! Nossa nova edição está novamente megaespecial e destaca João Barone, baterista da banda Os Paralamas do Sucesso. Bar...

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

A cor que caiu do espaço


Lovecraft considerava A cor que caiu do espaço como uma de suas melhores obras. Não é por menos: essa novela é um exemplo perfeito de tudo que o autor considerava como ideal em uma história de terror. Segundo ele, tudo que o conto fantástico almeja é pintar, de maneira séria, “o retrato convincente de um determinado sentimento humano”. Segundo ele, a atmosfera, e não a ação, é o que deve ser cultivado no conto maravilhoso.
Em A cor que caiu do espaço, um meteorito cai numa fazenda de onde saem pequenas luzes indefiniveis. Com o tempo o local passa a ser dominado por uma estranha presença, que enlouquece os humanos, envenena as plantas e mata os animais. 
A história é narrada por um engenheiro que vai fazer observação para a construção de uma barragem que irá inundar o local. Ele ouve a narrativa da boca de um vizinho do local onde caiu o meteorito.
É uma construção lenta de ambientação, com os fatos, que inicialmente parecem inofensivos, se acumulado para criar uma a sensação de terror. Lovecraft abusa das descrições que não dizem nada (nos nunca sabemos como eram as tais cores) mas ajudam a criar o clima de estranhamento, uma atmosfera de terror. Mesmo em momentos mais narrativos o objetivo do autor parece ser muito mais criar uma ambientação do que descrever os fatos. Um exemplo: “em um instante febril e caldedoiscópico irrompeu da fazenda condenada e maldita um cataclismo eruptivo de centelhas e substâncias sobrenaturais, que ofuscou a visão dos presentes e lançou em direção ao zênite uma nuvem explosiva de fragmentos coloridos e fantásticos renegados pelo universo que conhecemos”.
Essa história foi publicada em formato de bolso pela editora Hedra em 2011. O volume inclui também dois textos autobiográficos de Lovecraft e um texto sobre a ficção interplanetária.
Compartilhe:

0 comments:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: contato@livrodestaque.com.br

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Posts mais acessados da semana

CONHEÇA A REVISTA PROJETO AUTOESTIMA

CONHEÇA A REVISTA PROJETO AUTOESTIMA
clique sobre a capa

PATROCÍNIO:

CONHEÇA O LIVRO

REVISTA PROJETO AUTOESTIMA

AURASPACE - CRIAÇÃO DE BANNERS - LOGOMARCAS - EDIÇÃO DE VÍDEOS

E-BOOK "O ÚLTIMO HOMEM"

E-BOOK "PASSEIO SOBRENATURAL"

ANTOLOGIAS LITERÁRIAS

DIVULGUE O SEU LIVRO

BAIXE O E-BOOK GRATUITAMENTE

BAIXE O E-BOOK GRATUITAMENTE

APOIO E INCENTIVO À LEITURA

APOIO E INCENTIVO À LEITURA
APOIO E INCENTIVO À LEITURA

INSCREVA-SE NO CANAL

INSCREVA-SE NO CANAL
INSCREVA-SE NO CANAL

Leitores que passaram por aqui

Labels