Marisa Fonte - Foto divulgação |
Fale-nos sobre você.
Moro em Santo André (SP), sou professora de inglês, tradutora pública, psicanalista, coach e palestrante. Psicografo há muitos anos, mas também gosto de escrever coisas minhas.
ENTREVISTA:
Fale-nos sobre o livro que está lançando.
"Histórias do outro lado da vida" conta as histórias de alguns dos espíritos que foram acolhidos por Roberta e sua equipe. É muito bonito, pois além de cada história, Roberta fala sobre assuntos como depressão, suicídio, ansiedade, morte de crianças e outros com muita leveza. Ela pretende sempre nos mostrar que acima de qualquer atitude infeliz prevalece o que fazemos depois de tal experiência, isto é, de como nós lidamos com esse aprendizado a fim de que as lições sirvam sempre para que possamos prosseguir na jornada com mais segurança e certeza de que podemos sempre fazer melhor aquilo que já fazemos.
Fale-nos sobre os seus outros livros.
O primeiro de todos foi um livro de mensagens que publiquei de maneira independente em 2001. Além de Roberta, mais 9 espíritos falam sobre um mesmo tema de forma muito delicada. Esse livro recebeu o nome de “Pequeno manual de sobrevivência para os dias atuais”.
No início dos anos 2000 veio a primeira publicação do livro “Minha vida do outro lado da vida” pela Editora Panorama, que infelizmente fechou as portas. Anos depois, o escritor e palestrante Richard Simonetti (falecido em outubro do ano passado) veio de Bauru para fazer algumas palestras por aqui. (Em Bauru existe o CEAC – Centro Espírita Amor e Caridade – que faz um trabalho muito grande por lá e tem a editora CEAC por onde saíram os outros livros.) No sábado eu fui assistir a uma palestra do Richard, conversei com ele, e no domingo entreguei um exemplar do livro “Minha vida” para que ele levasse para a editora. Na segunda-feira Richard entregou o livro para o Renato, meu editor até hoje, que imediatamente se encantou com o livro. Segundo ele me contou, não conseguiu parar de ler e se emocionou muito com a leitura. Pouco tempo depois o livro foi publicado pela CEAC e mais uma vez ele fez sucesso. Acabou se esgotando na editora, e neste ano foi reimpresso mais uma vez.
Esse livro conta a história da Roberta a partir do momento em que ela “mudou de endereço”, como ela gosta de dizer. Ela foi para o outro lado da vida em um domingo, no final da tarde. Estava com 23 anos. Nós trabalhávamos juntas em uma escola de inglês, mas naquela época não éramos amigas. Nos víamos em alguns intervalos em alguns dias da semana. Sempre me chamou muita atenção o largo sorriso que ela sempre oferecia. Aliás, ela insiste muito no fato de sorrirmos sempre, pois “o sorriso enfeita o nosso rosto e alegra a vida daqueles que estão ao nosso redor”. Ela me ensinou a sorrir sempre, mesmo nas horas em que não há motivo para fazê-lo, pois isso deixa a vida mais leve.
Depois que Roberta partiu para o mundo espiritual eu a via sempre e ela apenas sorria e desaparecia sutilmente. Ela sempre foi muito doce. Quando começamos o nosso trabalho ela escrevia muito para a família, com quem, aliás, meus filhos e eu mantemos contato até hoje. Eles são muito especiais para nós e sempre apoiaram o nosso trabalho. Em 31 de março deste ano fizemos o lançamento do livro novo junto com eles.
O livro “Caminhos cruzados” conta a história da família de Mariana e de como tudo mudou quando Felipe entrou na vida deles. É uma história real e muito emocionante. É um projeto muito bonito de uma equipe da Roberta.
Como vê a transição que o planeta Terra está passando?
A transição planetária permitirá que a Terra passe da condição de Mundo de Provas e Expiações para Mundo de Regeneração. Esse processo é lento e gradual, e dele fazem parte as tragédias naturais que acontecem no mundo todo todos os dias.
No livro Transição Planetária, psicografado por Divaldo Pereira Franco, Manoel Philomeno de Miranda nos diz: "[...] Mas o fato é que logo, logo, nossa querida e sofrida Terra deixará de ser uma esfera de provas e expiações. É um degrau, ainda dos muitos que devemos subir, para alcançar a posição de ´mundo feliz´. E para cada fase, uma limpeza deve ser feita. Não é que os espíritos deixarão de existir, pois Deus, nosso Pai é soberanamente justo e bom. Mas haverão de ser exilados em outros planetas que correspondam ao grau evolutivo ao qual se assemelham.”
A meu ver, precisamos entender e aceitar o que estamos presenciando no momento, e confiar que está tudo certo, pois como somos imortais não existe morte – a não ser a do corpo físico. Dessa forma, o que nos compete fazer é amar ao próximo e a nós mesmos, sermos solidários e entender as dores daqueles que nos cercam, sabendo que ao final da jornada todos sairemos vitoriosos, cada qual dentro do seu próprio tempo.
Quais os seus próximos projetos?
A psicografia é um compromisso semanal que assumi com a espiritualidade. Portanto, continuarei a fazer esse trabalho. Já tenho vários livros prontos da Roberta e de outros autores também. Espero publicar mais um trabalho em breve, e fazer isso sem interrupções, pois certamente cada uma dessas obras é uma luz que ilumina a vida de alguém.
Também continuarei fazendo palestras, que é uma atividade que amo, sempre buscando levar conforto, e dividir o que aprendo com aqueles que me escutam.
Fora isso, sigo aqui com o meu trabalho cotidiano sempre procurando tornar cada dia único e especial, pois como diz a Roberta, cada novo dia é um presente que deve ser desembrulhado com carinho e gratidão.
Cida Simka é licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Coautora do livro Ética como substantivo concreto (Wak, 2014) e autora dos livros O acordo ortográfico da língua portuguesa na prática (Wak, 2016), O enigma da velha casa (Uirapuru, 2016) e “Nóis sabe português” (Wak, 2017). Organizadora dos livros Uma noite no castelo (Selo Jovem, 2019) e Contos para um mundo melhor (Xeque-Matte, 2019). Integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC.
Sérgio Simka é professor universitário desde 1999. Autor de cinco dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a Série Mistério, publicada pela Editora Uirapuru. Organizador dos livros Uma noite no castelo (Selo Jovem, 2019) e Contos para um mundo melhor (Xeque-Matte, 2019). Membro do Conselho Editorial da Editora Pumpkin e integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC.
0 comments:
Postar um comentário