Franccis Yoshi Kawa - Foto divulgação |
Franccis Yoshi Kawa nasceu na Colônia Esperança, no município de Arapongas, no Paraná. Estudou no Colégio Nilo Cairo de Apucarana e Colégio Emilio de Menezes de Arapongas. É formado em Ciências Contábeis Pela UFPR. Trabalhou na Petrobras Distribuidora S/A, Transportadora Dalçóquio e nas transportadoras do Grupo Battistela, Cotrasa e Rodomar. Ocupa a cadeira 38 da Academia Virtual Internacional de Poesia, Arte e Filosofia – Patrono Victor Hugo.
ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
Franccis Yoshi Kawa: Minha primeira experiência foi no jornalzinho mimeografado no Colégio Estadual Emilio de Menezes em Arapongas, quando tinha 16 anos. Meu primeiro romance começou a ser desenvolvido no Japão depois de quarenta anos sem escrever. Conhecendo a parte poética de Helena Douthe, resolvi mostrar para ela meu material, oferecendo inclusive uma parceira para elaboração do livro, sendo que carecia da parte emocional e características físicas para alguns personagens. Fiquei feliz, pois além de aceitar o desafio da prosa, ela também colaborou criando novos personagens, tornando assim “Ajoelhar jamais”, nossa obra publicada em 2017 pela Editora Appris. O segundo livro “Os Velhacos” foi um projeto nosso, cansado de ver tanta bagunça na politica, resolvemos fazer nosso protesto, misturando um pouco de romance e ação.
Conexão Literatura: Você é coautor do livro “Os Velhacos” (Editora Insight). Poderia comentar?
Franccis Yoshi Kawa: A classe dominante cheia de privilégios dita leis, manipulam a opinião pública e reescrevem a história. Os políticos vão se sucedendo e vão contando versões. São perspectivas daqueles que vencem as eleições. O que de fato existe de verdade em suas narrativas?
Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu livro?
Franccis Yoshi Kawa: Qualquer semelhança com a vida real é mera coincidência, não houve aprofundamento nas pesquisas históricas. Acredito que foram seis meses para conclusão da obra.
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do qual você acha especial em seu livro?
Franccis Yoshi Kawa: “Juliana nunca mais foi vista na cidade, mas as pessoas lembravam dela como se ainda estivesse ali, tal era a força da marca que deixou por onde passou. Na memória das pessoas, ficou a imagem de uma jovem imponente, determinada e com olhar destemido, como uma fotografia congelada no tempo. Dentro do imaginário popular, era uma heroína em busca de justiça. Toda vez que surgia a notícia de um politico mau-caráter, seu nome era invocado, como advertência.”
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir um exemplar do seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
Franccis Yoshi Kawa: O livro terá seu lançamento no dia 8 de maio de 2019, nas Livrarias Curitiba, loja Shopping Jardim da Américas, Curitiba, PR, mas pode ser adquirido antecipadamente em todas as filiais, na Editora Insight e no site www.amazon.com.
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
Franccis Yoshi Kawa: Sim, um romance, um livro de ficção sem falar de política. Já basta a realidade, cujo enredo supera qualquer episódio fictício.
Perguntas rápidas:
Um livro: Irmão Karamázov
Um (a) autor (a): Dostoiévski
Um ator ou atriz: Caterine Deneuve
Um filme: Titanic
Um dia especial: Dia 8 de maio de 2019, lançamento do livro “Os Velhacos”.
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Franccis Yoshi Kawa: Agradeço a Conexão Literatura pela oportunidade de apresentar o meu trabalho e da coautora Helena Douthe.
Para adquirir o livro, acesse: https://editorainsight.com.br/produto/os-velhacos/
PARABÉNS Francis pelo lançamento do novo livro em parceria com a Helena. Desejo sucesso. O admiro pelo seu profissionalismo desde os tempos que trabalhamos na BR Distribuidora, década de 70. Abraços.
ResponderExcluirMuito feliz pelo Francis estar lançando o seu segundo livro em parceria com Helena Douthe. Trabalhei com ele na Petrobras Distribuidora na década de 70 e o admirava pelo seu profissionalismo. Parabéns meu amigo. Tudo farei para estar presente no lançamento dia 08/05. Abraços.
ResponderExcluirSatisfação de ter conhecido sua história e o tema que destacaram para a obra. Quanto mais lucidez e clareza a humanidade poderá evoluir para uma sociedade mais justa e fraterna. Tudo no seu lugar e cada qual com suas ações...se não é para ser mais politicamente correto, pois beira à hipocrisia, ao menos poder ser mais correto, como cidadão comum, ou como uma autoridade religiosa ou política!!! Abraço Luiz Antonio A Alves - Arap - ex-aluno CEEM
ResponderExcluir