João Barone, autor e membro da banda Os Paralamas do Sucesso, é destaque da nova edição da Revista Conexão Literatura – Setembro/nº 111

  Querido(a) leitor(a)! Nossa nova edição está novamente megaespecial e destaca João Barone, baterista da banda Os Paralamas do Sucesso. Bar...

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

José M. S. Freire e a terceira obra da saga “Tamara Jong: A Lua Negra de Patânia”

José M. S. Freire - Foto divulgação
José Maurilio de Souza Freire nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 1956. Sempre gostou da literatura de ficção científica. Esse tipo de leitura influenciou suas escolhas acadêmicas: É bacharel em Ciências Físicas pela Universidade Federal Fluminense e pós-graduado em Análise de Sistemas pela PUC-RJ. Também chegou a fazer dois anos de mestrado em Física Nuclear.
Trabalha como Tecnologista Sênior na Marinha do Brasil. Seu trabalho consiste em analisar a propagação do ruído irradiado pelos navios de guerra no ambiente marinho. Escrever relatórios técnicos o inspirou a criar esta série de ficção.

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?


José M. S. Freire: Tudo começou em uma noite fria e chuvosa de junho de 2012. Eu estava em casa, degustando um vinho chileno e assistindo a um documentário sobre antigas civilizações, e seus supostos contatos com os “Deuses-Astronautas”, quando, de repente, me ocorreu, segundo meus próprios conhecimentos de Física e minhas convicções a respeito do legado de seres alienígenas na Terra que, se realmente eles estiveram aqui, sua rota mais provável para superar as astronômicas distâncias entre seus mundos e o nosso, só pode ter sido traçada através de portais interdimensionais, entre os quais os buracos negros e buracos de minhoca, previstos na Teoria da Relatividade. Mas, também, segundo os cientistas modernos, podem ser criados artificialmente com o emprego de sistemas de alta tecnologia.
    A partir daí, eu fiquei imaginando se, assim como em certos sítios arqueológicos extremamente antigos, nos quais é aventada a existência desses portais no interior de templos ou formações de enormes megálitos, também na Floresta da Tijuca, onde eu costumava caminhar nos fins de semana, poderia haver algum indício da existência dessas passagens, em suas grutas ou recantos mais recônditos. A partir desse pensamento, me veio a ideia de criar uma história para explorar esta possibilidade.

Conexão Literatura: Você lançou recentemente o e-book “Tamara Jong: A Lua Negra de Patânia”, o terceiro da série Tamara Jong. Poderia comentar?

José M. S. Freire: Sim. O tema central deste livro está baseado em acontecimentos que ficaram implícitos no livro anterior, “Tamara Jong: A Jornada da Morte”. Durante uma arriscada missão dos rebeldes para salvar a vida de emissários estrangeiros, que o governador de Úlion, Guaxaltopac, pretendia assassinar para lançar a culpa do atentado sobre eles, Tamara foi separada do grupo de combatentes por um trágico evento. O que ficou implícito, deste lamentável episódio até o final do livro foi que, aproveitando-se do sumiço da brava terráquea, que chegou, inclusive, a ser dada como morta por seus próprios companheiros, Guaxaltopac montou uma farsa muito bem elaborada de que a tinha feito prisioneira. A partir disto, ele conseguiu ludibriar o tenente Zorach, induzindo-o a se entregar em troca da liberdade de sua querida amiga. Agora, a missão dos rebeldes, de resgatar o oficial terá, como principal consequência, forçá-los a viajar para lugares longínquos do universo, vivendo aventuras inimagináveis, as quais, eu tenho certeza, prenderão a atenção dos leitores, brindando-os com momentos de tensão, suspense e magia.

Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu livro?

José M. S. Freire: Bem, na verdade minhas pesquisas, feitas antes de eu escrever o primeiro livro, “Tamara Jong: O Chamado de Úlion”, se resumiram em estudar um pouco sobre a Coreia do Sul, principalmente para conhecer nomes típicos e poder criar o nome dos parentes de Tamara. Também li algumas coisas sobre seu estágio de desenvolvimento científico e tecnológico. Mas nada que eu já não soubesse, tipo, eles são donos de grandes marcas de carros, telefonia celular, televisores e eletrônicos em geral. Além de possuírem a banda larga mais rápida do mundo. Quanto ao tempo de escrita, levei um ano, aproximadamente, para escrever cada livro.

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do qual você acha especial em seu livro?

José M. S. Freire: O trecho que eu acho mais legal é aquele em que os rebeldes estão viajando pelo espaço à velocidade maior que a da luz, pegando atalhos pelos buracos de minhoca que surgem em seu caminho até a Lua Negra de Patânia. É um trecho que eu descrevo desta maneira: “A sensação que os passageiros tinham quando entravam no buraco (de minhoca) era a de que estavam mergulhando em um oceano infinito de luz, onde seus corpos físicos simplesmente convertiam-se de matéria sólida em energia pura. Naqueles lapsos infinitesimais de tempo, sentiam uma sensação incrível de que faziam parte de um todo imaterial, atemporal e adimensional. Depois, quando as naves eram expelidas pela abertura oposta, localizada em outro canto do universo, o balé cósmico recomeçava no interior de outra galáxia. Lindos astros coloridos, pulsantes e radiantes pareciam dançar ao som de uma música inaudível, em uma coreografia cósmica alucinante, que enchia o espaço de luz e cor”.

Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir um exemplar do seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?


José M. S. Freire: Bem, o livro está à venda na Amazon e na Cultura, por enquanto só em e-book. Quanto a saber mais de mim e do meu trabalho, infelizmente eu ainda não tive tempo de criar um site ou blog para receber os comentários dos leitores. Mas eu devo me aposentar em breve e, entre meus projetos, está a criação de uma página própria para interagir com meus futuros leitores. De qualquer modo, quem quiser me adicionar no facebook, tudo bem.

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?


José M. S. Freire: Por enquanto, estou concentrado em dar prosseguimento à série. Atualmente estou escrevendo o quinto livro e dando uma última revisada no quarto, que eu pretendo lançar em breve. Só lamento que, até agora, os dois primeiros livros não tenham tido a receptividade que eu esperava. Fico desapontado com isto. Não por vaidade, ou pelo desejo de me tornar um escritor famoso. Não tenho estas pretensões. Mas acho que meus livros estão muito originais, com uma escrita leve e dinâmica, que não cansa o leitor. Os personagens são inteligentes, espirituosos, engajados socialmente e, sobretudo, são pessoas valentes e leais a si mesmas e aos seus companheiros, que não se deixam abater pelas adversidades, estando sempre prontas a encarar os desafios que lhes são impostos, nesta árdua jornada para reconquistar a liberdade do povo uliano.

Perguntas rápidas:


Um livro: Dom Quixote de La Mancha
Um (a) autor (a): Miguel de Cervantes
Um ator ou atriz: Sônia Braga
Um filme: Dona Flor e Seus Dois Maridos
Um dia especial: O dia em que nasci

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?

José M. S. Freire: Gostaria de agradecer a revista “Conexão Literatura” pela oportunidade de estar aqui falando do meu trabalho. Acho que ela é um excelente veículo de divulgação e promoção da cultura em nosso país, sobretudo por valorizar as publicações de língua portuguesa, como tenho visto em suas edições. E, também, dizer que ficaria muito feliz se os leitores brasileiros começassem a valorizar mais os autores de ficção nacionais. Em muitos grupos do facebook que participei, vi, com certo pesar, o enaltecimento de autores estrangeiros há muito consagrados, inclusive, a maioria já morta, enquanto que os brasileiros, mesmo os mais conhecidos e bem-sucedidos, quase ninguém lembra.

Para adquirir o e-book na Livraria Cultura: clique aqui. ou na Amazon: clique aqui.
Compartilhe:

0 comments:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: contato@livrodestaque.com.br

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Posts mais acessados da semana

CONHEÇA A REVISTA PROJETO AUTOESTIMA

CONHEÇA A REVISTA PROJETO AUTOESTIMA
clique sobre a capa

PATROCÍNIO:

CONHEÇA O LIVRO

REVISTA PROJETO AUTOESTIMA

AURASPACE - CRIAÇÃO DE BANNERS - LOGOMARCAS - EDIÇÃO DE VÍDEOS

E-BOOK "O ÚLTIMO HOMEM"

E-BOOK "PASSEIO SOBRENATURAL"

ANTOLOGIAS LITERÁRIAS

DIVULGUE O SEU LIVRO

BAIXE O E-BOOK GRATUITAMENTE

BAIXE O E-BOOK GRATUITAMENTE

APOIO E INCENTIVO À LEITURA

APOIO E INCENTIVO À LEITURA
APOIO E INCENTIVO À LEITURA

INSCREVA-SE NO CANAL

INSCREVA-SE NO CANAL
INSCREVA-SE NO CANAL

Leitores que passaram por aqui

Labels