Título Original: Os Espiões
Autor: Luis Fernando Verissimo
Editora: Alfaguara
Páginas: 144
Ano Lançamento: 2009
Luis Fernando Verissimo constrói, neste livro, uma alegoria híbrida de mitologia, humor e mistério. Ainda se curando da ressaca do final de semana, na manhã de uma terça-feira, o funcionário de uma pequena editora recebe um envelope branco, endereçado com letras de mãos trêmulas. Dentro, as primeiras páginas de um livro de confissões escrito por uma certa Ariadne, que promete contar sua história com um amante secreto e depois se suicidar. Atormentado por sonhos românticos, esse boêmio frustrado com seu casamento, e infeliz no trabalho, decide tomar uma atitude - descobrir quem é Ariadne e, se possível, salvá-la da morte anunciada. Na mitologia grega, ela ajuda Teseu a sair do labirinto. No entanto, o autor cria uma Ariadne ao contrário, que vai enfeitiçando o protagonista e seus amigos de bar, os espiões deste livro.
Impressões:
Verissimo é genial em todos os sentidos da palavra, elaborando uma trama repleta de mistério, sem deixar o bom humor de lado, recriando de forma magistral uma alegoria da mitologia antiga.
O personagem principal de toda aventura é um funcionário de uma pequena editora, do qual é surpreendido com um envelope branco, dentro às primeiras páginas de um livro.
Esse mesmo livro que o funcionário recebeu, é uma confissão escrita por uma tal de Ariadne, envolta em um manto de mistério, é a partir daí que começa toda uma aventura em busca de respostas.
Luis Fernando Verissimo construiu um mistério divertido, com personagens marcantes e caricatos. A evolução é gradativa e fluída, ganhando forma aos poucos, deixando o leitor agarrado logo nos primeiros capítulos.
O funcionário da editora, reúne seus melhores amigos para fazer uma verdadeira investigação e descobrir quem é essa tal de Ariadne, saber os seus reais motivos em querer publicar um livro tão comprometedor.
0 comments:
Postar um comentário