Margareth Barthasar - Foto divulgação |
A professora Margareth Barthasar é mestre em Administração com linha de pesquisa em Gestão e Inovação Organizacional, dissertação sobre clima organizacional, e pesquisa de campo com as Guardas Civis Municipais de Mauá, Santo André e São Caetano do Sul, na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2014). Coordenadora do Curso de Bacharelado em Administração da Faculdade de Mauá (FAMA), Grupo Universidade Brasil. Coordenadora do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis da Faculdade de Mauá (FAMA), Grupo Universidade Brasil. Professora nos cursos de Bacharelado em Administração, Tecnólogo em Processos Gerenciais e Gestão Financeira, Sistemas de Informação e Ciências Contábeis, da Faculdade de Mauá (FAMA), ministrando as disciplinas de Gestão Estratégica de Pessoas; Desenvolvimento Organizacional; Administração de Empresas e Serviços; Contabilidade Ambiental; Metodologia Científica; Plano de Negócios; Fundamentos do Comércio Exterior; Estágio Supervisionado no Curso de Tecnologia em Gestão Financeira, Planejamento Estratégico e Financeiro. Tem pós-graduação em Gestão Estratégica das Organizações (2007), pela Faculdade de Mauá (FAMA). Graduada em Administração com ênfase em gestão de negócios pela Faculdade de Mauá (FAMA). Prestou serviço na Prefeitura Municipal de Santo André com desenvolvimento de processos de gestão corporativa privada e governamental, pesquisas qualitativas e quantitativas, análise de clima organizacional, treinamento e desenvolvimento de equipes de trabalho nos diversos níveis existentes, desde o foco operacional até o de gestão estratégica (mar./2010 a fev./2011).
ENTREVISTA:
Fale-nos sobre seu livro.
ENTREVISTA:
Fale-nos sobre seu livro.
O livro trata de uma das principais ferramentas para o diagnóstico organizacional. Usada para avaliar a situação do ambiente de trabalho e encontrar pontos que podem ser melhorados. A pesquisa foi desenvolvida no setor público, mais precisamente com agentes de segurança, observam-se poucas pesquisas envolvendo este setor.
Você é a coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Brasil (câmpus Mauá). Fale-nos sobre seu trabalho.
O coordenador de curso tem a função gerencial de controle da frequência docente: acompanhar e garantir que os professores estejam cumprindo a carga horária de trabalho; verificação da qualidade das aulas com os alunos; controle da frequência discente: apesar do controle diário da frequência dos alunos ser responsabilidade dos professores, cabe ao coordenador atuar nos casos de ausências sistemáticas para atuar de forma a evitar a evasão escolar; indicação da contratação de docentes e sua demissão: participar do recrutamento e seleção de novos docentes e apresentar a instituição a eles; participação nos processos decisórios do curso, entre outros, a função acadêmica que envolve elaboração e execução do projeto pedagógico do curso: o coordenador deve ser o mentor do projeto pedagógico, que precisa estabelecer, de forma clara, os fundamentos e objetivos do curso. Além disso, ele deve estar de acordo com missão, objetivos, vocação e princípios da IES. O projeto é criado e revisado em parceria com professores e alunos, e é único para cada curso de cada instituição. Desenvolvimento atrativo das atividades escolares: estimular utilização da tecnologia educacional dentro de sala de aula, criar meios de atrair os alunos para as aulas, expor aos professores como as aulas devem ser ministradas, a função institucional, que é acompanhar os alunos egressos do curso, buscar reconhecimento do curso pela renovação periódica do processo por parte do MEC; garantir que os alunos obtenham sucesso nos exames de ordem, testes profissionais e assemelhados.
Como analisa a questão da leitura no país?
Percebe-se que o número de leitores vem regredindo. Com as tecnologias, muitos estudantes recorrem a resumos, por serem menos pesados e mais rápidos de serem lidos que um livro físico. O que antes era lazer, hoje não é mais, a leitura desenvolve e aumenta o repertório geral, auxilia para que o indivíduo tenha senso crítico, amplia o vocabulário, estimula a criatividade e, finalmente, facilita a escrita. Mesmo a população tendo consciência da importância da leitura e que é uma rica fonte de conhecimento para a vida, ainda enfrentamos um grande deficit, causando problemas de interpretação não apenas na disciplina de português, mas também em matemáticas, geografia, história, o acesso à leitura é muito importante para a formação dos estudantes e das pessoas, para um debate aberto de opiniões.
O que tem lido ultimamente?
Ultimamente tenho realizado diversas pesquisas no campo da Indústria 4.0, uma tendência que está surgindo, a quarta revolução industrial, englobando tecnologias para automação, utilizando conceitos cyber físicos, apesar de uma tendência em outros países, ainda está engatinhando aqui no Brasil.
*Sérgio Simka é professor universitário desde 1999. Autor de cinco dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a coleção Mistério, publicada pela Editora Uirapuru. Membro do Conselho Editorial da Editora Pumpkin e integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC.
Cida Simka é licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Coautora do livro Ética como substantivo concreto (Wak, 2014) e autora dos livros O acordo ortográfico da língua portuguesa na prática (Wak, 2016), O enigma da velha casa (Uirapuru, 2016) e “Nóis sabe português” (Wak, 2017). Integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC.
Você é a coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Brasil (câmpus Mauá). Fale-nos sobre seu trabalho.
O coordenador de curso tem a função gerencial de controle da frequência docente: acompanhar e garantir que os professores estejam cumprindo a carga horária de trabalho; verificação da qualidade das aulas com os alunos; controle da frequência discente: apesar do controle diário da frequência dos alunos ser responsabilidade dos professores, cabe ao coordenador atuar nos casos de ausências sistemáticas para atuar de forma a evitar a evasão escolar; indicação da contratação de docentes e sua demissão: participar do recrutamento e seleção de novos docentes e apresentar a instituição a eles; participação nos processos decisórios do curso, entre outros, a função acadêmica que envolve elaboração e execução do projeto pedagógico do curso: o coordenador deve ser o mentor do projeto pedagógico, que precisa estabelecer, de forma clara, os fundamentos e objetivos do curso. Além disso, ele deve estar de acordo com missão, objetivos, vocação e princípios da IES. O projeto é criado e revisado em parceria com professores e alunos, e é único para cada curso de cada instituição. Desenvolvimento atrativo das atividades escolares: estimular utilização da tecnologia educacional dentro de sala de aula, criar meios de atrair os alunos para as aulas, expor aos professores como as aulas devem ser ministradas, a função institucional, que é acompanhar os alunos egressos do curso, buscar reconhecimento do curso pela renovação periódica do processo por parte do MEC; garantir que os alunos obtenham sucesso nos exames de ordem, testes profissionais e assemelhados.
Como analisa a questão da leitura no país?
Percebe-se que o número de leitores vem regredindo. Com as tecnologias, muitos estudantes recorrem a resumos, por serem menos pesados e mais rápidos de serem lidos que um livro físico. O que antes era lazer, hoje não é mais, a leitura desenvolve e aumenta o repertório geral, auxilia para que o indivíduo tenha senso crítico, amplia o vocabulário, estimula a criatividade e, finalmente, facilita a escrita. Mesmo a população tendo consciência da importância da leitura e que é uma rica fonte de conhecimento para a vida, ainda enfrentamos um grande deficit, causando problemas de interpretação não apenas na disciplina de português, mas também em matemáticas, geografia, história, o acesso à leitura é muito importante para a formação dos estudantes e das pessoas, para um debate aberto de opiniões.
O que tem lido ultimamente?
Ultimamente tenho realizado diversas pesquisas no campo da Indústria 4.0, uma tendência que está surgindo, a quarta revolução industrial, englobando tecnologias para automação, utilizando conceitos cyber físicos, apesar de uma tendência em outros países, ainda está engatinhando aqui no Brasil.
*Sérgio Simka é professor universitário desde 1999. Autor de cinco dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a coleção Mistério, publicada pela Editora Uirapuru. Membro do Conselho Editorial da Editora Pumpkin e integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC.
Cida Simka é licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Coautora do livro Ética como substantivo concreto (Wak, 2014) e autora dos livros O acordo ortográfico da língua portuguesa na prática (Wak, 2016), O enigma da velha casa (Uirapuru, 2016) e “Nóis sabe português” (Wak, 2017). Integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC.
0 comments:
Postar um comentário