Autores E.M. Orsina da Fonseca - CULPA PELA MINHA LIBERDADE |
Produzido a partir da metodologia do design thinking, obra reúne narrativas de 133 jovens de 15 escolas públicas municipais da cidade e é o resultado do Prêmio Literário do Ensino Fundamental – projeto da Alternativa Cultura e Equipe F3 Produções
O que alunos do 8º ano da rede pública do Rio de Janeiro têm a dizer sobre "ética no cotidiano"? Como eles veem a ética? Como eles a sentem no dia a dia? O que eles entendem por ética?
Quem quiser descobrir e, de quebra, ter uma aula de perseverança e amorosidade com textos de 133 jovens de 15 escolas da cidade, é só comparecer à cerimônia de premiação e lançamento do livro "A Ética no Cotidiano - Prêmio Literário do Ensino Fundamental - Coletânea 2018", que os alunos-autores autografam na tarde de 14 de novembro, das 14h às 16h, no Museu Histórico Nacional, Centro do Rio. Também a partir deste dia, a versão ebook e o audiolivro serão disponibilizados para download gratuito.
A obra, que traz 31 textos de diferentes gêneros discursivos, entre contos, crônicas literárias e jornalísticas, diários e cartas, poesia e rap, é o resultado de um bonito processo concebido e conduzido pelas equipes da Alternativa Cultura e da Equipe F3 Produções durante o primeiro semestre de 2018. O projeto Prêmio Literário do Ensino Fundamental contou com a adesão de 30 escolas, o envolvimento de 84 professores e a participação de 468 alunos que enviaram 121 textos. Para o livro, foram selecionados 31 textos de escolas de diversos bairros do Rio, das 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Coordenação Regional de Educação.
No dia 13 de novembro, as escolas, professores e alunos selecionados receberão além de exemplares do livro, equipamentos de datashow, viagens, ingressos para atividades culturais, camisetas especiais, troféus e medalhas. O projeto é promovido pela Alternativa Cultura e Equipe F3 Produções através do Programa de Fomento à Cultura Carioca da Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, e tem patrocínio da Empresa Sapura Navegação Marítima S.A. e apoio da Secretaria Municipal de Educação.
O que alunos do 8º ano da rede pública do Rio de Janeiro têm a dizer sobre "ética no cotidiano"? Como eles veem a ética? Como eles a sentem no dia a dia? O que eles entendem por ética?
Quem quiser descobrir e, de quebra, ter uma aula de perseverança e amorosidade com textos de 133 jovens de 15 escolas da cidade, é só comparecer à cerimônia de premiação e lançamento do livro "A Ética no Cotidiano - Prêmio Literário do Ensino Fundamental - Coletânea 2018", que os alunos-autores autografam na tarde de 14 de novembro, das 14h às 16h, no Museu Histórico Nacional, Centro do Rio. Também a partir deste dia, a versão ebook e o audiolivro serão disponibilizados para download gratuito.
A obra, que traz 31 textos de diferentes gêneros discursivos, entre contos, crônicas literárias e jornalísticas, diários e cartas, poesia e rap, é o resultado de um bonito processo concebido e conduzido pelas equipes da Alternativa Cultura e da Equipe F3 Produções durante o primeiro semestre de 2018. O projeto Prêmio Literário do Ensino Fundamental contou com a adesão de 30 escolas, o envolvimento de 84 professores e a participação de 468 alunos que enviaram 121 textos. Para o livro, foram selecionados 31 textos de escolas de diversos bairros do Rio, das 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Coordenação Regional de Educação.
No dia 13 de novembro, as escolas, professores e alunos selecionados receberão além de exemplares do livro, equipamentos de datashow, viagens, ingressos para atividades culturais, camisetas especiais, troféus e medalhas. O projeto é promovido pela Alternativa Cultura e Equipe F3 Produções através do Programa de Fomento à Cultura Carioca da Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, e tem patrocínio da Empresa Sapura Navegação Marítima S.A. e apoio da Secretaria Municipal de Educação.
UM LUGAR DE FALA
Além de estimular o pensamento crítico, provocando conversas e reflexões inspiradas sobre ética, e despertar o valoroso (e raro, nos dias de hoje) interesse pela criação literária, o projeto inovou ao aplicar nas escolas, junto aos coordenadores e professores, a metodologia design thinking – utilizada em grandes empresas para a solução de problemas de forma colaborativa. A abordagem foi baseada no livro Acredite!, de Andre Bello e Ana Helena Behring Bello, que traz o design thinking numa linguagem acessível para jovens e tem como ponto central o desenvolvimento de superpoderes: otimismo, criatividade e cooperação.
"Este livro é o lugar de fala dos jovens do 8º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino. Quando o primeiro texto enviado foi lido, tivemos certeza disto. O lugar de fala é um lugar de posicionamento onde o indivíduo fala do que ele percebe, do que é injusto, preconceituoso e antiético, a partir desse lugar que ele ocupa. Percebemos nos textos a preocupação destes jovens de se fazerem ouvir e, mais que isso, de se fazerem entender", destaca o diretor da Alternativa, Elpidio Duarte.
"Veio poesia. Veio cor. Veio coragem. Veio peito aberto. Claro, raiva, abandono e bastante dor também. Mas, principalmente, o que essas palavras trouxeram foi a quebra de paradigmas. Esses jovens, e esses professores, dão aula de perseverança e amorosidade", diz a pesquisadora e biblioterapeuta Bárbara Anaissi, que dividiu a curadoria dos textos com o escritor e professor Alex Andrade.
ESCOLAS QUE MAIS SE DESTACARAM
Para Graça Gomes, coordenadora do projeto e diretora da Alternativa Cultura, grande parte do apoio, do estímulo e do interesse veio dos professores de sala de aula e da sala de leitura, coordenadores e diretores, que também "compraram esta briga". "Não só os alunos se beneficiaram deste processo, os professores tiveram a oportunidade de mostrar sua criatividade, pensando e repensando novas formas e novas dinâmicas e encarando este desafio em sala de aula. E as escolas mais motivadas com certeza tiveram os melhores resultados", diz Graça.
Que o diga a Escola Municipal Orsina da Fonseca, na Tijuca, que teve sete textos selecionados para o livro. Em número de textos, as escolas Rivadávia Corrêa (Centro), Camilo Castelo Branco (Jardim Botânico) e Francisco Cabrita (Tijuca) vêm em seguida, cada uma com três narrativas escolhidas para a coletânea.
"A gente entrou num espaço, cada um respeitando a opinião do outro, isso não é uma coisa que a gente vê lá fora geralmente. Eu sempre prestei muita atenção nessa questão de liberdade, porque eu acho que pra gente se respeitar numa sociedade o tempo todo, cada um tem que se respeitar e cada um tem que ser livre, e aí eu escrevi sobre liberdade de expressão porque é um assunto que as pessoas ainda precisam refletir", ressalta a estudante Giovanna Mendes, aluna da Orsina da Fonseca e autora do conto "Culpa pela minha liberdade" junto com outros cinco colegas de turma (breve depoimento de Giovanna >> https://bit.ly/2IQo4kT).
SERVIÇO
Cerimônia de premiação e lançamento, com sessão de autógrafos,
do livro "A Ética no Cotidiano - Prêmio Literário do Ensino Fundamental - Coletânea 2018"
DIA/HORA: 14/11, terça-feira, das 14h às 16h
LOCAL: Museu Histórico Nacional - Praça Mal. Âncora, s/n - Centro, Rio de Janeiro.
"A Ética no Cotidiano - Prêmio Literário do Ensino Fundamental - Coletânea 2018"
Páginas: 200
Formato: 14cm X 21cm
Distribuição gratuita em escolas públicas de ensino fundamental
E-book e audiolivro com acesso gratuito, disponíveis para download a partir de 14/11/18 em www.premioliterario.com.br
FB: @premioliterarioensinofundamental
Instagram: @premioliterario >> https://bit.ly/2NM6BuT
Youtube: Prêmio Literário >> https://bit.ly/2EsCo4A
Além de estimular o pensamento crítico, provocando conversas e reflexões inspiradas sobre ética, e despertar o valoroso (e raro, nos dias de hoje) interesse pela criação literária, o projeto inovou ao aplicar nas escolas, junto aos coordenadores e professores, a metodologia design thinking – utilizada em grandes empresas para a solução de problemas de forma colaborativa. A abordagem foi baseada no livro Acredite!, de Andre Bello e Ana Helena Behring Bello, que traz o design thinking numa linguagem acessível para jovens e tem como ponto central o desenvolvimento de superpoderes: otimismo, criatividade e cooperação.
"Este livro é o lugar de fala dos jovens do 8º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino. Quando o primeiro texto enviado foi lido, tivemos certeza disto. O lugar de fala é um lugar de posicionamento onde o indivíduo fala do que ele percebe, do que é injusto, preconceituoso e antiético, a partir desse lugar que ele ocupa. Percebemos nos textos a preocupação destes jovens de se fazerem ouvir e, mais que isso, de se fazerem entender", destaca o diretor da Alternativa, Elpidio Duarte.
"Veio poesia. Veio cor. Veio coragem. Veio peito aberto. Claro, raiva, abandono e bastante dor também. Mas, principalmente, o que essas palavras trouxeram foi a quebra de paradigmas. Esses jovens, e esses professores, dão aula de perseverança e amorosidade", diz a pesquisadora e biblioterapeuta Bárbara Anaissi, que dividiu a curadoria dos textos com o escritor e professor Alex Andrade.
ESCOLAS QUE MAIS SE DESTACARAM
Para Graça Gomes, coordenadora do projeto e diretora da Alternativa Cultura, grande parte do apoio, do estímulo e do interesse veio dos professores de sala de aula e da sala de leitura, coordenadores e diretores, que também "compraram esta briga". "Não só os alunos se beneficiaram deste processo, os professores tiveram a oportunidade de mostrar sua criatividade, pensando e repensando novas formas e novas dinâmicas e encarando este desafio em sala de aula. E as escolas mais motivadas com certeza tiveram os melhores resultados", diz Graça.
Que o diga a Escola Municipal Orsina da Fonseca, na Tijuca, que teve sete textos selecionados para o livro. Em número de textos, as escolas Rivadávia Corrêa (Centro), Camilo Castelo Branco (Jardim Botânico) e Francisco Cabrita (Tijuca) vêm em seguida, cada uma com três narrativas escolhidas para a coletânea.
"A gente entrou num espaço, cada um respeitando a opinião do outro, isso não é uma coisa que a gente vê lá fora geralmente. Eu sempre prestei muita atenção nessa questão de liberdade, porque eu acho que pra gente se respeitar numa sociedade o tempo todo, cada um tem que se respeitar e cada um tem que ser livre, e aí eu escrevi sobre liberdade de expressão porque é um assunto que as pessoas ainda precisam refletir", ressalta a estudante Giovanna Mendes, aluna da Orsina da Fonseca e autora do conto "Culpa pela minha liberdade" junto com outros cinco colegas de turma (breve depoimento de Giovanna >> https://bit.ly/2IQo4kT).
SERVIÇO
Cerimônia de premiação e lançamento, com sessão de autógrafos,
do livro "A Ética no Cotidiano - Prêmio Literário do Ensino Fundamental - Coletânea 2018"
DIA/HORA: 14/11, terça-feira, das 14h às 16h
LOCAL: Museu Histórico Nacional - Praça Mal. Âncora, s/n - Centro, Rio de Janeiro.
"A Ética no Cotidiano - Prêmio Literário do Ensino Fundamental - Coletânea 2018"
Páginas: 200
Formato: 14cm X 21cm
Distribuição gratuita em escolas públicas de ensino fundamental
E-book e audiolivro com acesso gratuito, disponíveis para download a partir de 14/11/18 em www.premioliterario.com.br
FB: @premioliterarioensinofundamental
Instagram: @premioliterario >> https://bit.ly/2NM6BuT
Youtube: Prêmio Literário >> https://bit.ly/2EsCo4A
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