João Barone, autor e membro da banda Os Paralamas do Sucesso, é destaque da nova edição da Revista Conexão Literatura – Setembro/nº 111

  Querido(a) leitor(a)! Nossa nova edição está novamente megaespecial e destaca João Barone, baterista da banda Os Paralamas do Sucesso. Bar...

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Crítica - Operações Especiais

Título Original: Operações Especiais 

Direção: Tomás Portella
Duração: 01h30 min
Lançamento: 15 de Outubro de 2015
Elenco: Cléo Pires, Fabrício Boliveira, Marcos Caruso e Thiago Martins
Gênero: Drama/Acão
Origem: Brasil 

Rio de Janeiro, 2010. Formada em turismo e trabalhando como atendente em um hotel, Francis (Cléo Pires) se anima com a possibilidade de entrar para a polícia civil. Ela presta o concurso e, após ser aprovada, passa a frequentar o curso de habilitação para policial. Trata-se do mesmo período em que ocorreu a invasão no Complexo do Alemão, com traficantes de vários morros cariocas fugindo para cidades periféricas. É o que acontece em São Judas do Livramento, cidade no interior do estado do Rio de Janeiro, que passa a lidar com uma onda de crimes sem precedentes. Para combatê-los é enviada a unidade liderada pelo incorruptível delegado Paulo Froes (Marcos Caruso), que conta com a presença da ainda iniciante Francis. No batalhão ela precisa lidar com a desconfiança dos demais policiais, especialmente Roni (Thiago Martins), e também com as dificuldades da profissão, dos perigos inerentes ao ofício até a corrupção existente ao seu redor. 

Análise: 

Saudações cinematográficas, queridos leitores do site da Revista Conexão Literatura, tudo bem com vocês? Espero que sim! Hoje vamos falar de um incrível filme nacional, sucesso de bilheterias e de críticas, o escolhido para ser analisado é “Operações Especiais”. Bora lá? 

O longa retrata toda rotina e árduo trabalho da polícia civil do Rio de Janeiro, enfrentando diversos perigos e combatendo o crime nas ruas da cidade maravilhosa. Ação do começo ao fim. 


O foco principal está em torno da vida da jovem Francis, formada em turismo e trabalhando como atendente em um conhecido e refinado Hotel, vê sua vida mudar por completo quando o seu local de trabalho é invadido por bandidos fortemente armados. É a partir daí que toda a vida da protagonista toma um rumo completamente improvável. 

Francis se anima com uma chance de mudar sua vida, fazer parte da polícia civil, após ser aprovada no concurso, passa à frequentar o curso de habilitação para policiais, uma trajetória árdua e desgastante. 

O filme mostra uma realidade nua e crua da rotina dos policiais, toda violência que o Rio de Janeiro está passando nos últimos anos, vale lembrar que uma parte do filme mostra o período da invasão das forças armadas no Complexo do Alemão, do qual vários traficantes fugiram dos morros para cidades periféricas. 


Roteiro e direção são os pontos fortes do filme, bem estruturado, uma sintonia plana e fluída do começo ao fim, outro destaque é a fotografia, mostrando o lado violento da cidade maravilhosa, coisa que a mídia por muita vezes esconde ou passa uma simples “maquiagem”. 

Em se tratando de um filme que retrata todas as dificuldades da profissão, não deixaram de mencionar todo o lado podre e sujo da corrupção. 


O elenco dispensa comentários, uma verdadeira tropa de elite de atores e atrizes, em destaque para Cléo Pires no papel da jovem policial Francis. 

Esse é um dos poucos filmes nacionais que prenderam minha atenção do início ao fim, um longa que mostra toda uma realidade e falta de equipamentos para os policiais, do qual se arriscam todos os dias para proteger a sociedade.

Compartilhe:

13 comentários:

  1. Oi, tudo bem? Já assisti esse filme é realmente excelente. Elenco muito bom com ótima atuação de todos.
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Oiii Rafael

    Me parece um Tropa de Elite bem mais refinado, com um elenco de primeira (embora Tropa também tenha). Me chamou a atenção o fato de vc dizer que foi um dos poucos nacionais em te prender a atenção até o final, sinal que é bom. Não é meu tipo de filme, não curto tanto assim o tema, mas quem sabe termine conferindo se surgir a oportunidade...

    Beijos


    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bom?
    Já tinha visto algumas outras coisas sobre esse filme, mas nunca me interessei realmente, não me interesso muito por esse tipo. Legal saber que ele mostra a rotina dos policiais e não mascara certos pontos.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Não sou tão fã de filmes de policiais e acho bem legal uma obra mostrando o trabalho desses profissionais mesmo eu achando que as pessoas endeusam demais esse profissional.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Gostei muito do enredo e de suas considerações. Vou ver se consigo baixar.
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  6. Oii
    Ainda não tive a oportunidade de ver esse filme. Mas pelas suas considerações ele me lembrou vagamente de Tropa de Elite... Me parece ser um filmão

    ResponderExcluir
  7. Oi Rafael, conheço o filme, e apesar de ter interesse em ver, a verdade é que não consegui ainda. Achei ótimo o fato dele mostrar a realidade da polícia carioca, e ainda mais por ter uma policial feminina em destaque.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Olá, esse é um filme que quero muito assistir, desde que vi o primeiro trailer. Acho a trama super interessante e fico contente ao ver que gostou.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Nossa não conhecia esse filme, mas parece ser muito bom e é brasileiro vou procurar com certeza. Estou vendo uma série brasileira muito boa também e não muito comentada chamada 3% se quiser procurar vale a pena.
    Beijo
    Raquel Machado
    Leitura kriativa
    Http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oie
    acho que vi o trailer no cinema mas não me chamou atenção, costumo gostar de outros tipos de filme nacionais, esses não me cativam muito mas ainda assim é legal ver a resenha por aqui e ter visibilidade para que o cinema nacional seja mais valorizado

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie
    Lembro da época em que esse filme lançou e não fiquei tão interessada, mas ultimamente estou me aventurando em filmes nacionais e estou adorando, então darei uma chance para esse, apesar da premissa não ter me chamado tanta atenção. Amei a crítica.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Eu acho que nunca assisti esse filme, não sou muito de assistir filmes nacionais, pois acho que apelam muito para ofensas, xingamentos e sexo. Vou assistir o trailer e quem sabe eu encaro "Operações especiais"?
    Abraço!

    ResponderExcluir

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: contato@livrodestaque.com.br

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Posts mais acessados da semana

CONHEÇA A REVISTA PROJETO AUTOESTIMA

CONHEÇA A REVISTA PROJETO AUTOESTIMA
clique sobre a capa

PATROCÍNIO:

CONHEÇA O LIVRO

REVISTA PROJETO AUTOESTIMA

AURASPACE - CRIAÇÃO DE BANNERS - LOGOMARCAS - EDIÇÃO DE VÍDEOS

E-BOOK "O ÚLTIMO HOMEM"

E-BOOK "PASSEIO SOBRENATURAL"

ANTOLOGIAS LITERÁRIAS

DIVULGUE O SEU LIVRO

BAIXE O E-BOOK GRATUITAMENTE

BAIXE O E-BOOK GRATUITAMENTE

APOIO E INCENTIVO À LEITURA

APOIO E INCENTIVO À LEITURA
APOIO E INCENTIVO À LEITURA

INSCREVA-SE NO CANAL

INSCREVA-SE NO CANAL
INSCREVA-SE NO CANAL

Leitores que passaram por aqui

Labels